Coletivo

A C M B - ASSOCIAÇÃO DE ARTE CULTURA E CIDADANIA DO MACIÇO DE BATURITÉ

Descrição curta

A ASSOCIAÇÃO DE ARTE CULTURA E CIDADANIA DO MACIÇO DE BATURITÉ, ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS COM FOCO NA CULTURA POPULAR E TRABALHOS SOCIAIS, COM SEDE EM BATURITÉ, ATUANDO CULTURALMENTE EM TODA REGIÃO DO MACIÇO.
.
REALIZADORA DA ETAPA CEARA JUNINO DO MACIÇO 2022 E REALIZADORA DO PROJETO HISTORIAS E VIDAS PELA CASA CIVIL DO GOVERNO DO ESTADO 2022.

CONDUZ A COZINHA CEARÁ SEM FOME DE BATURITÉ.

E-mail: evanilopes1108@gmail.com

Telefone Público: (85) 98615-5871

Endereço: R ESCRITORA DRA. EDNA MONTEIRO MOREIRA 56, CONSELHEIRO ESTELITA, Baturité, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62760-000

Logradouro: R ESCRITORA DRA. EDNA MONTEIRO MOREIRA

Número: 56

Complemento: LOT DONA DULCE- CASA

Bairro: CONSELHEIRO ESTELITA

Descrição

A ASSOCIAÇÃO DE ARTE CULTURA E CIDADANIA DO MACIÇO DE BATURITÉ É UMA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS COM FOCO NA CULTURA POPULAR E TRABALHOS SOCIAIS, COM ATUAÇÃO EM BATURITÉ E REGIÃO ANTERIORMENTE "BATIZADA" DE ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E ARTE DOS JOVENS DO BEIRA RIO, DECIDIMOS EM ASSEMBLEIA GERAL EXPANDIR OS TRABALHOS SOCIAIS E CULTURAIS DA MESMA PARA TODA REGIÃO.

Suas atividades de voluntariado tiveram início em janeiro de 2010, em razão da preocupação com o avanço da miséria social e falta de incentivo a cultura na região maciço, especialmente na periferia do Beira Rio e Mondego (bairros de Baturité). O que era um gesto emergencial com visitas para oferta de alimentos, apoio moral e espiritual à pessoas em situação de vulnerabilidade, sem cultura, hoje já faz parte do nosso cotidiano. No ano de 2024 o prefeito municipal de Baturité através LEI MUNCIPAL 2.290 declarou como utilidade pública nossa associação, reconhecendo os trabalhos na área da cultura e social que a entidade desenvolve ao longo de mais de uma decada.( documento disponível para apreciação na aba anexos adionais 02) . A associação desenvolve diversos projetos junto a comunidade do maciço de Baturité, em parcerias com quase todas as prefeituras da região e grupos e coletivos da região, projetos estes que podemos citar como exemplo, o projeto Ombela que trabalha a cultura negra junto ao quilombo Serra do Evaristo, com 05 edições e quatro delas através de editais da casa civil do Ceara em 2018, e SECULT-CE 2020, 2021 e 2024. É reconhecida em todo o estado do Ceara por ser a gerenciadora da cozinha do Ceara sem fome em Baturité, por realizar a etapa Ceara junino do maciço, o projeto de bailes e matines do edital do ciclo de carnaval do Ceará pela SECULT-CE, a mostra regional do ciclo natalino por duas vezes, o projeto Historias e vidas na categoria LGBTI+ pela casa civil do Ceara em 2022, entre vários outros convênios que seguem anexados a este edital na aba dos anexos adicionais 01. A associação se destaca principalmente pelo trabalho social e cultural junto a uma das maiores periferias do maciço localizada em Baturité na comunidade do Mondego e Beira Rio e comunidade quilombola Serra do Evaristo também na cidade de Baturité. Possível comprovar em nosso portifólio e mapa cultural da mesma. Atendendo todos os públicos sendo a grande maioria crianças e adolescentes, mas também com forte engajamento na terceira idade e com mulheres donas de casas que são beneficiarias da nossa cozinha solidaria que tem o aporte do programa Ceará sem fome do governo do estado do Ceará. Sua atuação é cultural e social, mas no âmbito da cultura se destaca com a cultura de povos tradicionais quilombolas, gastronomia popular, cultura popular através dos ciclos tradicionais da cultura, cultura LGBT+, e cultura camponesa junto a ribeirinhos da comunidade Beira Rio, distrito dos candeias e assentamento Açudinhos.



Em fevereiro de 2011 a Associação firmou convênio com a Prefeitura de Baturité com dois projetos distintos: PROJETO INTEGRARTE, que atuou durante 02 anos no atendimento a 120 pessoas em situação de vulnerabilidade, na comunidade, onde a Associação organizou uma agenda cultural para as crianças beneficiarias do projeto. A associação se organizou culturalmente inicialmente com a quadrilha junina do Beira Rio ainda no mandato do Presidente Edgleyson Santos, depois passou a atuar em outros projetos culturais e tambem sociais. Completando assim 10 anos de atuação e serviços prestados a comunidade baturiteense. Realizando diversos projetos da agenda cultural em parceria com outras instituições culturais da região, conforme portfólio de fotos apresentados neste canal.




PROJETOS REALIZADOS

Festival Ceará Junino Etapa Maciço de Baturité ( edital via SECULT-CE)-2022.

Projeto Historias e vidas - casa civil Ceará 2022

Espetáculo de dança OMBELA – 2018 A 2021

Saral Poético Banana, café e cordel desde 2019

Carnarite - carnaval cultural na comunidade do Mondego - 2019

Mostra de Natal Boca Rica de tradições Natalinas - 2019

Apresentações Culturais na UNILAB -Universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira. 2011, 2012 e 2016

Oficina de empreendedorismo cultural em parceria com o SEBRAE Baturité- 2018 a 2021

Bloco Cheiro Folia 2014 a 2017

Cortejo de Natal de Baturité 2021

Reisado nossa senhora da Palma – 2010 a 2021

Paixão de Cristo Monte-Mor – 2019 a 2022

Festivais culturais na região do Maciço

Encontros de mestres de cultura da região Maciço

Apresentações em Escolas Municipais, espaços de cultura do Ceará.

Oficinas de Dança, Teatro e Cidadania para a comunidade.

Oficina de danças populares nordestinas itinerante nas comunidades
Natal sem Fome desde 2011

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Evani Lopes

Formado em história pela faculdade do maciço de Baturité (FMB), cursando ciências humanas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Pós graduado em gestão escolar, dançarino, coreografo, ator amador, maquiador, promotor de eventos, compositor e produtor cultural a mais de 20 anos no Maciço de Baturité.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar