Individual

Vanderlei Oliveira

Área de Atuação

Teatro

Descrição curta

Me chamo Antônio Vanderli de Oliveira, sou do sertão central do Ceará, da minha terra Laranjeiras. Conhecido como Vanderlei Bonequeiro, trabalho com bonecos fantoches, herança de família, onde me orgulho profundamente por toda dedicação reconhecida e alegria compartilhada.
Trabalho atualmente em eventos festivos, escolas e etc..

Dados Pessoais

E-mail Público: vanderlinyoliveira@gmail.com

Endereço: Rua da Igreja - Distrito de Laranjeiras, s/n, Laranjeiras, Distrito de Laranjeiras, 63960-000, Banabuiú, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63960-000

Logradouro: Rua da Igreja - Distrito de Laranjeiras

Número: s/n

Complemento: Laranjeiras

Bairro: Distrito de Laranjeiras

Descrição

A cultura popular nordestina tem passado nos últimos anos, por processos de invisibilidade, geralmente em decorrência do avanço das mídias e da comunicação em massa que distanciam cada dia mais as pessoas das formas mais antigas de realizar a cultura tradicional, como os reisados, bumba-meu-boi, mamulengos e o teatro popular de bonecos como “Cassimiro Coco”. Assim, levar a cultura do Cassimiro Coco para o conhecimento do grande público e apoiar ações que possam dá visibilidade e oferecer espaços para apresentações dessas manifestações populares, se traduz como incentivo aos seus realizadores e possibilitam a continuidade dessa arte que vem atravessando gerações e resistindo no tempo e nos espaços da cultura e da memória.
Em Banabuiú, município localizado no Sertão Central do estado do Ceará, distante 220km da capital Fortaleza, existe uma manifestação secular repassada de geração em geração, que tem como corpo-discurso o Mestre Vanderlei das Laranjeiras, grande artista circense e mestre bonequeiro de Cassimiro Coco, uma arte a cada dia menos privilegiada, fazendo com que os artistas que vivem dela, estejam à margem da economia. No entanto, essa arte continua resistindo em todo o Nordeste, sendo o Teatro Popular de Bonecos titulado como um patrimônio cultural imaterial, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é praticado na região Nordeste do Brasil.
Com mais de 40 anos de carreira como artista circense, Mestre Vanderlei das Laranjeiras possui vasta experiência como artista circense, manipulador de Teatro de Bonecos e Cassimiro Coco, filho do grande bonequeiro Antônio Eridan, ele deu continuidade a brincadeira, usando os mesmos personagens e história. Nascido no sertão central do Ceará, no distrito de Laranjeiras, conhecido como Vanderlei Bonequeiro e Mestre Vanderlei das Laranjeiras, trabalha com bonecos, herança de família, onde se orgulha profundamente por toda dedicação reconhecida e alegria compartilhada. Trabalha atualmente em eventos festivos, escolas e etc., possuindo como única renda sua arte.
Assim, o Mestre Vanderlei das Laranjeiras é um artista que sobrevive exclusivamente da arte do circo e da apresentação do Teatro de Bonecos – Cassimiro Coco, e busca através desse projeto levar essa arte tão antiga que lhe foi transmitida de geração em geração, herdando de seu pai tudo que aprendeu.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar