Coletivo

Cento Espirita de Umbanda Reis Tupinambá

Descrição curta

Fundado em 28 de março de 1994, data do registro na UECUM - União Espírita Cearense de Umbanda, o Centro Espírita de Umbanda Reis Tupinambá tem como Zelador de Santo Pai Marcos Amorim Ty’ Odé.

O terreiro como é comumente chamado, é marcado por sua seriedade e compromisso com a promoção do respeito religioso, assim como por suas festas cheias de alegria, cultura e tradicional. Anualmente, o terreiro realiza a festa de Oxóssi (janeiro), caboclo Tupinambá (junto à festa de aniversário da casa, em março), Preto Velho (maio), Tranca Rua (julho), Boiadeiro Raimundo Firmino (setembro), festa das crianças (outubro), Zé Pilintra e Maria Mulambo (dezembro).

Em setembro de 2019 sediou a Primeira Exposição da Festa do Boiadeiro Raimundo Firmino realizada pelo Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ).

E-mail: marcosamorim-@hotmail.com

Telefone Público: (85) 99634-4094

Endereço: Rua Geraldo Barbosa 07/11/2023, Granja Lisboa, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60540-342

Logradouro: Rua Geraldo Barbosa

Número: 2971

Complemento: fundos

Bairro: Granja Lisboa

Descrição

Centro Espírita de Umbanda Reis Tupinambá

Fundado em 28 de março de 1994, data do registro na UECUM - União Espírita Cearense de Umbanda, o Centro Espírita de Umbanda Reis Tupinambá tem como zelador de santo Pai Marcos Amorim Ty’ Odé. Localizado na rua Geraldo Barbosa, nº 2971, bairro Granja Lisboa, Fortaleza, Ceará, o referido terreiro possui uma história reconhecida no Grande Bom Jardim.
O terreiro é marcado por sua seriedade e compromisso com a promoção do respeito religioso, assim como por suas festas cheias de alegria e de fartura. Anualmente, o terreiro realiza a festa de Oxóssi (janeiro), caboclo Tupinambá (junto à festa de aniversário da casa, em março), Preto Velho (maio), Tranca Rua (julho), Boiadeiro Raimundo Firmino (setembro), festa das crianças (outubro), Zé Pilintra e Maria Mulambo (dezembro).
Pai Marcos Amorim Ty’ Odé

Filho de santo do pai Almeida de Quebra Barreira, recebeu seu vôo de liberdade em 1984, quando se tornou pai de santo. Umbandista desde criança, abriu sua casa de caboclo em 1994, realizando também uma vontade de sua mãe de sangue, Maria Luíza Pereira da Silva, filha da Cabocla Índia e falecida em 24 de outubro de 1989. Sua mãe deixou de herança o terreno familiar onde ele ergueu seu terreiro.
Desde 1994, pai Marcos Amorim Ty’ Odé cuida de seus filhos de santo e já consagrou alguns deles como pai e mãe de santo. Em 2003, ele recebeu o boiadeiro Raimundo Firmino, batizado pelo pai Liberdone do caboclo Tamandaré. Em 2010, foi juremado pelo babalaô Mesquita de Ogum. Em 2016, iniciou-se no Candomblé, sendo raspado e catulado no ketu onde nasceu Odé pelo babalorixá Virgílio de Omolú.
Pai Marcos Amorim Ty’ Odé define-se como um chefe religioso “preocupado com o dia a dia dos seus filhos de santo”, orientando-os nos bons pensamentos mediúnicos. Entusiasta e defensor da Umbanda, pai Marcos Amorim Ty’ Odé desenvolve ações culturais no sentido de valorizar os povos de terreiro de Umbanda e de Candomblé, através de atividades oriundas da Associação Cultural Afoxé Omõrisá Odé.
Nascido em 09 de abril de 1965, em Fortaleza, Ceará, Marcos Antônio Silva Amorim tem origem humilde, o que o fez batalhar por melhores condições de vida. Ao seu lado, ele também tem sua família carnal: suas irmãs, seus sobrinhos e seu companheiro estável.
Guerreiro, ele é um guardião da memória e um representante do patrimônio cultural imaterial do território do Grande Bom Jardim, onde mora desde 1973. Marcos Amorim é um cidadão reconhecido por seu trabalho comunitário e por sua atuação no campo da cultura, do esporte e do lazer.
Para ele, ser pai de santo é a missão mais importante de sua vida. “Quem manda na mata é Oxóssi… Oxóssi é caçador! Okê Arô!”

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MARCOS ANTONIO SILVA AMORIM

Pai Marcos Amorim Ty’ Odé, define-se como um sacerdote religioso “preocupado com o dia a dia dos seus filhos de santo”, orientando-os nos bons pensamentos mediúnicos. Entusiasta e defensor da Umbanda, pai Marcos Amorim Ty’ Odé desenvolve ações culturais no sentido de valorizar os povos de terreiro de Umbanda e de Candomblé, através de atividades oriundas da Associação Cultural Afoxé Omõrisá Odé, como fundador e presidente. Iniciado no candomblé do Orixá Odé em 2016, efetiva o afoxé propriamente dito, levando o candomblé de rua para a apreciação e o conhecimento do público cearense. É co-fundador do Bloco do Zé Almir, também bloco de rua no Bairro Granja Lisboa em Fortaleza/CE; articulador da União Cearense dos Afoxés (UNIAXÉ); Suplente do Conselho Nacional de Cultura Popular Afro-brasileira

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar