Individual

Patrícia Bittencourt

Área de Atuação

Cultura Afro-brasileira

Descrição curta

Membro fundadora da Rede Kilofé de Economia de Negras e Negros do Ceará, Idealizadora da loja colaborativa CearAfro, articuladora do Movimento Hip Hop do Ceará, membro fundadora do Coletivo Feira Negra de Fortaleza, membro do Coletivo Batuque de Mulher.

Dados Pessoais

Endereço: Rua Santa Clara, 41, Altos, Jacarecanga, 60310-401, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60310-401

Logradouro: Rua Santa Clara

Número: 41

Complemento: Altos

Bairro: Jacarecanga

Descrição

Engajada desde a adolescência com movimento popular comunitário da comunidade do Dendê no Bairro Edson Queiroz em Fortaleza, onde também iniciou sua participação no Movimento Hip Hop, focando sua atuação em articulação e organização, abordando temas sobre machismo, raça e etnia. Foi a primeira jovem a desenvolver e apresentar um programa de rádio exclusivo sobre Hip Hop na Rádio Comunitária do Edson Queiroz.
Dentro do Movimento Hip Hop Organizado do Ceará - MH2O, a partir de 2001, criou o núcleo feminino La Femme, contribuiu e atuou no projeto Mercado Alternativo onde criava empresas modelos a partir das artes que compunham o Hip Hop -Rap(montagem de estúdio de som); Graffite(montagem de serigrafia) e Break Dance(montagem de companhia de dança), no qual realizamos parcerias com a Secretaria de Justiça do Ceará - Sejus, implementando projeto piloto dentro do Instituto Penal Paulo Sarasate - IPPS e no Instituto Penal Auri Moura Costa - IPF.
Em 2008 compôs a equipe da Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial - COPPIR da Prefeitura de Fortaleza como assessora onde desenvolveu e acompanhou os projetos Terça Negra(valorização da cultura negra); Da História Real à Educação Legal(sensibilização em 120 escolas municipais pela aplicação da Lei 10.639 em parceria com a SME); Projeto Farol(através do Hip Hop criação de empresas para adolescentes em parceria com o PRONASCI).
Criadora da marca Preta Bitten, junto a demais empreendedores negras e negros, criam a Rede Kilofé da Economia de Negras e Negros do Ceará em 2014.
Membra da Rede de Artesãos do SESC-CE
Membra da Rede de Mulheres Negras do Ceará
Idealizadora Loja Cearafro
Realiza oficinas de artesanato
Palestras sobre empreendedorismo negro e economia criativa
Produtora de eventos, cerimonialista e batuqueira.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar