Descrição curta

A casa das negas é um espaço de cultura, valorização e apoio das mulheres, negros e LGBT+ da periferia de Fortaleza.que visa proporcionar formação e conscientização sobre os direitos humanos, sobretudo no que se refere aos direitos raciais e de gênero, buscando formular mecanismos de combate ao racismo, a misoginia e a LGBTfobia, principalmente através da arte e cultura

E-mail: asnegaproducao@gmail.com

Descrição

A Casa das Nêgas é um espaço de cultura, apoio e valorização das mulheres, da pessoa negra e LGBTQI+ da periferia de Fortaleza, que visa proporcionar formação e conscientização sobre Direitos Humanos, sobretudo no que se refere aos direitos raciais e de gênero, buscando formular mecanismos de combate ao racismo, à misoginia e à LGBTfobia, atuando, principalmente, através da arte e da cultura.
Desta forma, as ações do projeto se dão através de atividades de formação, como o "QUILOMBO - Laboratório de criação de cenas em combate à violências", que visa proporcionar a criação de cenas que levantem reflexões sobre violências que venham a violar os direitos básicos dos grupos sociais atendidos pela casa; Cine Clube de Direitos Humanos, onde, através da exibição de filmes e documentários e partilha de relatos, visa trazer reflexões e conscientização à cerca dos Direitos Humanos; Diálogos de Arte e Direitos Humanos, em que, no formato de grupos de estudo, através de pesquisa e análise de poesias, obras plásticas ou visuais, são fomentados estudos sobre questões dos direitos raciais, de gênero, questões sobre sexualidade e sociedade, buscando a conscientização e empoderamento dos participantes; Encontros e Intercâmbios de pesquisas e práticas sócio-artísticas, espaço de experimentação e estímulo à ações que possam oportunizar o acesso à cultura e ao conhecimento na periferia de Fortaleza.

O espaço/projeto é mobilizado também por programações culturais, com apresentações artísticas diversas, tanto da produção artística da periferia quanto de outros eixos culturais, e de manifestações da cultura popular da comunidade onde se situa e de outras comunidades tradicionais. Há também exposições em artes plásticas e artes visuais, além dos ensaios e reuniões do Coletivo Yabás, dos grupos Coco das Goiabeiras e Boi Canarinho, bem como de outros grupos e coletivos que solicitam pautas para ocupação do espaço.

Ao longo do ano de 2019, a casa foi moradia para 12 pessoas, entre elas mulheres negras com suas famílias, pessoas LGBTQI+, onde puderam ter acesso à formações, assessoria jurídica e alimentação, além de amparo emocional. A casa já ofereceu pelo menos 12 ações formativas sócio-artísticas, atendendo a cerca de 140 pessoas ao longo do ano. A Casa também impulsionou, através do "QUILOMBO", a montagem de 3 experimentos cênicos, somados a isso a realização de dois sarais e cines-debate, alcançando um público de cerca de 200 pessoas. Já passaram pela casa 13 apresentações em Artes Cênicas, 2 exposições em artes plásticas e 6 exibições de filmes, todas essas atividades abertas ao público e com sua participação, sobretudo, da comunidade local. A Casa já recebeu 8 coletivos artístico-culturais da cidade de Fortaleza, para a realização de diversas atividades.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Demétrius Vieira Lima

Demétrius Vieira Lima, Déu, é atore, performer, musicista (canto e percussão), produtore cultural e ilustradore. Artista multilinguagem, não-binárie,negre e periférique. É co-criadore do Coletivo Desfibrilador, atuando atualmente no grupo enquanto diretore e arte-educadore, assim como do projeto Maracati Nação Bons Ventos, ambos em Aracati-CE.
É criadore e desenvolvedore da plataforma de pesquisa e criação artística multilinguagem ORIKI:TEMPO, onde atua, sobretudo, enquanto pesquisadore de práticas em patrimônio imaterial e expressões da cultura afro-indígena brasileira, e educadore social e artístico. Déu também integra o Coletivo Yabás, enquanto artista multilinguagem e produtore cultural, com pesquisas e criações cênicas e musicais fundamentadas na ancestralidade afro-indígena; participa da equipe gestora da Associação Sociocultural de Negritude LGBTQIA+ Casa das Nêgas, one é responsável pelo eixo de ações em Direitos Humanos e Assistência Social. Déu é ainda brincante e batuqueire nas manifestações de cultura popular Coco das Goiabeiras e Bumba Meu Boi Canarinho, ambas sediadas na Barra do Ceará.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar