Descrição curta

Sou mestre de capoeira e cultura popular, agricultor familiar do distrito de Arajara, município de Barbalha-CE. Fundador da coletividade Terreiro Cultural Arte e Tradição no Sítio Santo Antônio e cultivo as expressões culturais da tradição de matriz africana, como a Capoeira, o Maculelê, o Samba de Roda, a Puxada de rede, o Coco de Palma, o Maracatu e a Dança da Mangaba.

Dados Pessoais

Endereço: Sítio Santo Antônio 330, Distrito de Arajara, Barbalha, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63098-000

Logradouro: Sítio Santo Antônio

Número: 330

Complemento: Zona Rural

Bairro: Distrito de Arajara

Descrição

Mestre de Capoeira e Cultura Popular e agricultor familiar do Distrito de Arajara, município de Barbalha/CE. Deu início às suas atividades artísticas e culturais no Ceará como Mestre de Cultura Popular já em meados dos anos 1990 no terreiro de sua casa. Preside a Organização Não Governamental e Cultural Capoeira Arte e Tradição (Terreiro Cultural Arte e Tradição), entidade privada sem fins lucrativos localizada no Sítio Santo Antônio fundada em 2008.

Desde o início de suas atividades iniciadas nos anos 1990, ministra voluntária e gratuitamente aulas de Capoeira, preserva e transmite para as novas gerações os saberes e fazeres de diversas expressões culturais brasileiras da Tradição de matriz africana e indígena através de ações artístico-culturais e formativas no Terreiro da entidade e em outros locais da região do Cariri e do estado do Ceará, como o Maculelê, o Samba de Roda, a Puxada de Rede e a Dança da Mangaba, e as expressões culturais da Tradição nativas do território Caririense e Cearense como o Maneiro-Pau, o Coco de Palma, o Maracatu Cearense, o Cortejo dos Caretas, a Malhação do Judas e as Quadrilhas Juninas. No Terreiro Cultural Arte e Tradição, promove também a preservação e a transmissão para o público infantil e em geral as brincadeiras tradicionais coletivas (bila, peteca, pião, amarelinha, chibiu, corda, dentre outras). As ações formativas, de salvaguarda e de transmissão de saberes e fazeres do patrimônio cultural acontecem não somente em território cearense, como também em vários outros estados brasileiros através de intercâmbios com outros Mestres, Mestras e Brincantes em eventos para os quais o Mestre Chico Ceará e sua esposa Mestra Socorro, também fundadora do Terreiro Cultural Arte e Tradição, sempre são convidados para participar.

Outros exemplos de ações desenvolvidas no Terreiro são a cartografia social do Sítio Santo Antônio e das demais comunidades da região rural do Arajara, e a preservação da memória histórica e geográfica deste território através do turismo rural, abordando em uma perspectiva holística temas como o extrativismo do pequi, religiosidade, Sociedade, Cultura e Meio Ambiente, e as atividades econômicas tradicionais desenvolvidas nos engenhos de rapadura e nas casas de farinha da região.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar