Coletivo

Mattos Produções

Descrição curta

A Mattos Produções é uma produtora cultural que atua há mais de 6 anos com agenciamento de talentos, produção musical, audiovisual, de eventos e ensino de arte e cultura no estado do Ceará, com foco nas culturas das favelas, promovendo a democratização do acesso à cultura através da valorização da criatividade da juventude.

E-mail: contato@mattosproducoes.com.br

Telefone Público: (85) 3067-6794

Descrição

Nosso envolvimento com eventos teve início ainda nas festinhas de ensino médio. Contudo, foi em Agosto de 2017 que resolvemos estruturar nossa equipe de produção. Realizando o primeiro evento, Matuzzi Fest, em uma casa de show no bairro Benfica em Fortaleza, Ceará. Com uma estratégia de marketing, diferenciada para a época, que envolvia: promotores e lista vip, alcançamos um público que não esperávamos. Cerca de 500 pessoas. Logo depois, investimos na promoção de eventos de produtoras parceiras, em diversas casas de shows pela capital. Finalizamos o ano com mais um evento em nome de Mattos Produções, desta vez levamos os melhores Djs de Fortaleza para detonar em um baile no município de Ocara, Ceará. Com 1 hora de catuaba liberada, um enorme paredão de som e muito funk, o público foi à loucura na primeira edição do Baile da Catuaba.

Então, 2018 chegou! Iniciamos o ano com o lema INOVAÇÃO, montamos um casting de Artistas fantástico com Djs, Mcs, Cantores e Dançarinos. Inicio do ano foi repleto de shows nas casas da capital, dentre elas: Paquero Quero, Armazém e Classic Hall. Em março, juntamente com nossa parceira HG Mídia, tivemos a oportunidade de trazer um nome nacional do Funk brasileiro, Neguinho do ITR com seu Hit “Popotão Grandão”, atraiu um público envolvente para o primeiro evento do ano, em Fortaleza/CE. Abril veio para nos mostrar que não há limites para nossos sonhos e graças a grande parceria com a Impact Imports tivemos a oportunidade de tocar o nosso funk ao lado de grandes nomes do forró nordestino, como Banda Líbanos, Forró Balancear e Noda de Cajú, em um evento no município de Apuiarés/CE, com um público inesquecível de cerca de 4 mil pessoas e uma emoção única. Abril não parou por aí, com parcerias cada vez mais fortes na cidade de Fortaleza/CE participamos de festas incríveis como a OFF da I5 Produções e o Baile de Luxo da Xibiribas Produções. Também foi em abril a 2ª Edição do Baile da Catuaba na cidade de Ocara/CE, com uma estrutura profissional, mais uma vez, os Djs, Mcs e a catuaba liberada foram marcas fortes desse evento que é sucesso de público garantido da região. Maio foi a vez de trazer mais uma atração do funk nacional para Fortaleza/CE, Mc Nando DK com o sucesso “Parabéns novinha, tu ganhou troféu do ano”, no Baile do Dj Allexandre Silva, que contou com uma mega estrutura de produção e uma line up diferenciada.

Em um período de transição entre final de 2018 e início de 2019, foi realizada a reestruturação organizacional dA Mattos Produções, deixando seu conceito original de apenas produtora de eventos e tornando-se uma produtora cultural com ações em diversas áreas do setor cultural, criando uma diretoria executiva e a divisão em núcleos por área de atuação. Ainda em 2019, deu-se início a produção de músicas e clipes dos artistas locais. Outra ação desenvolvida pelo coletivo foi o agenciamento de artistas para shows em várias cidades do Ceará, entre elas: Fortaleza, Quixadá, Banabuiú, Crateús, Novo Oriente, entre outras. Além disso, foram produzidos eventos de funk e rap nas cidades cearenses de Ocara, Apuiarés, Icapuí e Fortaleza.

​Em 2020, as atividades do setor cultural e consequentemente da Mattos foram comprometidas por causa da pandemia do covid-19 que se alastrou pelo mundo inteiro. Porém, foi possível o desenvolvimento de atividades internas, como produção de conteúdo para as redes sociais, musicais e de videoclipes, seguindo as determinações de decretos e protocolos sanitários locais. Não foi possível a realização de eventos com a presença de público em 2020, porém foram realizadas transmissões ao vivo (lives) através de plataformas de streaming como o youtube e instagram. Uma destas transmissões foi o projeto “Festival Cultural Digital Favela no Topo – As comunidades gerando talentos culturais” que aconteceu em dezembro de 2020, com objetivo de promover a imagem de comunidades carentes como geradoras de talentos culturais e não apenas violência, como é propagado pela maioria das mídias tradicionais. O evento aconteceu através de transmissão ao vivo gratuita no canal do youtube. Com duração de 3 horas e cerca de 2 mil visualizações, o festival foi apresentado pelo influenciador digital Mikael Araripe e contou com a participação de 10 artistas da cena musical do funk e do rap de Fortaleza. Contou ainda com a participação especial da cantora Mari Fernandes, com um repertório pensado especialmente para a live, no ritmo de forró-funk. Este projeto aconteceu com apoio da Prefeitura de Fortaleza, fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

A 2ª Edição do Festival Cultural Favela no Topo foi realizada em 2023 no Cuca do Mondubim, equipamento da Secretaria de Juventude de Fortaleza, localizado em bairro periférico da cidade, com entrada gratuita, e contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará, Rede Cuca, Secretaria de Juventude de Fortaleza e Rede de Cultura e Juventude Favela no Topo do Mundo. Ao todo se apresentaram 12 artistas/grupos no Festival. Dos quais 6 foram convidados e 6 foram selecionados através de processo seletivo em convocatória pública. Entre os critérios para seleção dos artistas estava apresentar em suas obras letras que ressaltam a valorização do território local, buscando promover a identificação e orgulho do público morador de bairros e comunidades de Fortaleza e do estado do Ceará, além de transmitir um discurso que faz o público refletir acerca de situações de vulnerabilidade socioeconômica que algumas comunidades se encontram e mostrando que é possível superar tais desigualdades, independente de raça ou condição social, através da arte e da cultura, tendo a música como produto de economia criativa.

Em 2023, o projeto “Cine Rua – Comunidade Lauro Vieira Chaves” voltou a acontecer com o intuito de resgatar a essência do antigo Cine Rua e ampliar o projeto oferecendo curso básico de audiovisual para 20 adolescentes da comunidade. Promovendo assim, a democratização do acesso ao cinema e ações culturais de entretenimento para o público infanto-juvenil evitando que o mesmo esteja vulnerável ao envolvimento na criminalidade local.

Atualmente a Mattos Produções é uma produtora cultural que atua há mais de 6 anos com agenciamento de talentos, produção musical, audiovisual, de eventos e ensino de arte e cultura no estado do Ceará, com foco nas culturas das favelas, promovendo a democratização do acesso à cultura através da valorização da criatividade da juventude.

NOSSA MISSÃO:
Promover a democratização do acesso à produção e fruição de bens e serviços culturais, através da realização de atividades culturais com temáticas ligadas à desigualdade e à vulnerabilidade territorial, valorizando a criatividade da juventude.

NOSSA VISÃO:
Até 2028, buscamos ser reconhecidos em toda a região nordeste como uma produtora cultural de destaque, sustentada pelos valores da diversidade e inclusão, alcançando esse reconhecimento através da melhoria constante em nossos projetos e da nossa atuação consolidada no mercado artístico regional.

NOSSOS VALORES:
Raízes Cultivadas:
Valorizamos e promovemos as raízes culturais das favelas, mantendo sempre a essência local em nossas produções.

Diversidade Valorizada:
Levantamos a bandeira da diversidade e da inclusão, trazendo para a posição de destaque a riqueza cultural das favelas em todas as suas formas e expressões.

Na Batida do Sucesso:
Com ritmo acelerado, buscamos incessantemente o sucesso, trazendo visibilidade para as criações culturais das favelas.

Evolução Constante:
Nos bastidores de cada projeto, buscamos a evolução constante, aprendendo e crescendo para oferecer experiências cada vez mais impactantes.

Comunidade em Foco:
Assumimos a corresponsabilidade, envolvendo a comunidade em todas as fases, para que cada produção seja verdadeiramente um reflexo das vozes das comunidades.

NOSSAS ATIVIDADES:
-Agenciamento de Talentos
-Produção Audiovisual
-Produção Musical
-Produção de Eventos
-Consultoria Cultural
-Ensino de Arte e Cultura

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

GABRIEL FERREIRA MATOS

Eleito Conselheiro Estadual de Políticas Culturais do Ceará. Ex-Cons. Municipal de Políticas Culturais de Fortaleza, Gestor e Produtor Cultural. Técnico em Logística pela SEDUC e Graduando em Administração pela UFC, iniciou sua trajetória na cultura em 2012, promovendo cineclubes de rua em comunidades. Diretor da produtora cultural Mattos Produções. Possui Selo de Acreditação Técnica para Consultoria e Assessoria em Fomento Cultural, emitido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar