Descrição curta

Arte-Educador, arte-terapeuta, performer e poeta. Vem desenvolvendo pesquisas em performance sob o viés da estética relacional. Também vem desenvolvendo uma série de trabalhos áudiosvisuais para resgatar, memorizar e documentar a poesia cearense, revelando biografias e obras poéticas, colaborando com o patrimônio imaterial do Estado.

Dados Pessoais

E-mail Público: euamosocrates@gmail.com

Telefone Público: (85) 996385646

Endereço: Rua Quatrocentos Vinte 164, Jangurussu, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60866-530

Logradouro: Rua Quatrocentos Vinte

Número: 164

Complemento: Conj. São Cristovão

Bairro: Jangurussu

Descrição

David Devir, Arte-educador, Performer, Poeta e Pesquisador, trabalha com arte desde 2013. Iniciou sua jornada artística nos Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), onde, por meio dos diversos cursos de iniciação em teatro, viu terreno fértil para desenvolver e explorar capacidades artísticas. Participou de peças teatrais, sempre buscando alcançar perspectivas que estimulassem o político e o social. Em 2015, entrou para o curso de licenciatura em teatro do IFCE (Instituto de Ciência, Tecnologia e Educação), durante o percurso acadêmico, foi se interessando por linguística, comunicação e performance. Também 2015, começou a desenvolver pesquisas sobre a vida e obra do poeta Mário Gomes, culminando no espetáculo: "Doses de Mário", apresentado de forma independente na livraria: Brecho Literário Rimbaud (2016); declamações poéticas na XII Bienal do Livro de Fortaleza (Secult-ce, 2017), a convite do Viva Palavra (Programa de extençao academica da UECE); o projeto: “Amém! Mário Gomes. Sarau da poesia marginal”. Este último, contemplado no edital chamada de ocupação, do Teatro José de Alencar (Secult-ce,2017). Em 2020, foi aprovado no edital: Dendicasa, com o projeto: “Sarau Virtual: Para sempre, Mário Gomes”, trabalho em video que homenageia e narra a biografia do Mário Gomes. Fora os trabalhos entorno de Mário, ainda em Literatura, foi aprovado com os projetos: “Manifesto de Quintal: Toda Casa e um Sarau”, no edital (Dendicasa, 2020); “Verde-nós”, no edital: Cuia (Mostra de Artes Cênicas, 2020) e Engasga gato (2020); “Poemoteca do ser”, no edital: Tudo em casa (Sesc-ce, Fecormécio, 2020); “Reginaldo Figueiredo, o poeta do Infinito”, no edital: Arte em Rede (Secult-ce, 2020). Todos esses projetos, tencionando tendências a experimentação audio-visual. Atualmente, com pesquisas em poéticas compartilhadas ou estética relacional, vem trabalhando com a performance: “Sentar e Sentir MicroUniverso de Afetos”, tendo participação em diversos eventos institucionais: festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Secult-ce, 2017); abertura da Bienal de Dança (Secult-ce, 2018); XIII Festival de Teatro de Fortaleza ( Secultfor, 2019); Porto Iracema das artes (Secult-ce,2019); e não institucionais: II Festival Imaginários Urbanos (2020). Também, vem desenvolvendo pesquisas em Arteterapia, buscando compreender a arte como elemento de transformação individual e coletivo. Frequenta Saraus independentes de Fortaleza como o: Poesia de Leve (Benfica), Sarau entre Livros (Benfica), Templo da Poesia (Maranguape), Sarau da B1 (Jangurussu) e Sarau da Okupação (Antônio Bezerra).

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Devir Produções

Atualmente vem desenvolvendo pesquisas em Performance sob o viés da Estética Relacional, Comunicação, e Procesos artistíscos, baseados em exercicios de cena, jogos teatrais e dinamicas de grupo. Também trabalha com escrita de projetos culturais que visam promover a transdisiplinaldade da arte, buscando por meio disso, apresenter outras potencialdiades e formas de experimentação.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar