Antonio Jáder Pereira dos Santos- Dim Brinquedim
Dados Pessoais
E-mail Público: brinquedim@yahoo.com.br
Telefone Público: (85) 99254-9637
Endereço: Rod. preaoca- Guanacés ( Estrada da Coluna) S/N, km 20, Alto Alegre- Capim de Roça, Pindoretama, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 62860-000
Logradouro: Rod. preaoca- Guanacés ( Estrada da Coluna)
Número: S/N, km 20
Complemento:
Bairro: Alto Alegre- Capim de Roça
Descrição
Antonio Jader Pereira dos Santos, o Dim Brinquedim, nasceu em 26 de fevereiro de 1967, em Camocim, Ceará.A obra de Antonio Jader Pereira dos Santos, o Dim Brinquedim, expressa um novo conceito que integra manifestações tradicionalmente já reconhecidas, como a pintura, a escultura e a instalação, ao brinquedo. De vasta plasticidade, é um artista capaz de articular uma pluralidade imensa de formas, cores e movimentos, e, manter uma coerência na articulação do conjunto de sua obra que a torna inconfundível. E, por sua engenhosidade na criação e confecção de brinquedos artesanais, é considerado um dos maiores mestres brasileiros vivos nesta arte.
Constantemente é incluindo como tema de pesquisas acadêmicas (de graduação e pós-graduação) realizadas por pesquisadores de várias universidades brasileiras. É também tema referencia para trabalhos e vivencias educativas, realizados por escolas de todo o Brasil.
Diversas editoras Nacionais, a saber, Ática, Moderna, FDT, Saraiva, Cortez e Editora da Universidade de Oxford, já publicaram livros didáticos que abordam sua obra. No ano de 2013, recebeu uma homenagem da Escola de Samba, acadêmicos do Cubango (que desfilou na Marques de Sapucaí, no sábado de carnaval). O desfile da Escola trouxe um carro alegórico que abordava sua obra. E, em 2014 peças suas foram utilizadas no cenário da novela “Em família” da rede Globo. Em 2019 a Escola de Samba União da Ilha do Governador prestou uma homenagem ao trabalho do Dim, a escola levou para Sapucaí uma alegoria inspirada em seu trabalho. Em 2023 Dim foi contemplado, pela SECULT CE, com a Comenda Patativa do Assaré.
A originalidade do seu trabalho foi tema de várias matérias jornalísticas divulgadas a nível nacional por destacadas revistas e emissoras de TV. Foi também tema da pesquisa intitulada “Dim, as artes de um Brincante”, 1999, realizada por Beatriz Muniz Freire, e publicada pela FUNART, e do filme documentário “DIM Brinquedim” 2014, do cineasta Luiz Carlos Lacerda, veiculado pelo Canal Brasil da GLOBOSAT; do Filme “Dim”, 2004, do cineasta Nirton Venancio, e, do Filme “ Brinquedim, brinquetu, brincamos nós” ,2011, de Jane Malaquias e Rui Ferreira. É um dos temas do livro “Em nome do autor”, 2008, pesquisa sobre arte brasileira, realizada pela jornalista Beth lima, e publicada pela Proposta Editorial-São Paulo, e do livro “Eu era assim: infância, cultura e consumismo”, 2009, do escritor Flavio Paiva, Cortez- São Paulo. E, em 2017 foi lançado, pelo Armazém da Cultura, o Livro catálogo Dim Brinquedim, o livro é objeto de elogio da critica especializada.
Vídeos
-
Documentário memória do Nordeste
-
Catraca Livre
-
Museu Brinquedim- Editora escala
-
Papo literário
-
Processo de criação
-
Filme Brinquedim, brinquetu, brincamos nós
-
programa- Siga-me
-
Dim e sua lambreta
-
Filme Dim
-
Jornal Hoje- Matéria de 2004
-
Museu Brinquedim, Origem e Território
-
Desfile Homenagam Rio
-
união da Ilha Homenagem