Descrição curta

A Escola de Música foi fundada para ensinar a arte da rabeca à crianças e jovens de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social, estudantes e filhos de agricultores.

E-mail: escolademusicaanadarabeca@gmail.com

Telefone Público: (88) 98872-0562

Endereço: Sítio Baixio dos Gaviões, Zona Rural, , Zona Rural , Umari, undefined, CE, 63310-000

Estado: CE

Município:

CEP: 63310-000

Logradouro: Sítio Baixio dos Gaviões, Zona Rural

Número: 640

Complemento:

Bairro: Zona Rural

Descrição

No dia 25 de setembro do ano de 2019 surgiu a ideia de fundar a Escola de Música Ana da Rabeca. Com a participação de quatro pessoas, Luís Teixeira - Coordenador, Edna Rodrigues - Professora, Anderson Soares - Articulador Cultural e Ana Soares - Mestra e Professora, iniciamos um projeto para angariar recursos e oferecer aulas de música para a comunidade.
Um mês depois Ana da Rabeca foi selecionada no edital Culturas Populares da Secretaria Especial da Cultura "Edição Teixerinha" e com parte do prêmio iniciamos as atividades da Escola De Música, compramos algumas rabecas, caixas de som, material de divulgação e alimentação para os alunos. Devido a chegada da pandemia do COVID-19 as aulas foram adiadas para o ano de 2021.
Ainda em 2020 Ana da Rabeca foi premiada pela fundação da Escola de Música e recebeu da Fundação Joaquim Nabuco o prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa. Também em 2020 Ana foi selecionada no edital de Patrimônio Cultural do Estado do Ceará- Lei Aldir Blanc, com esse recurso foi adquirido mais instrumentos e formamos a segunda turma, também no ano de 2021. Ao final das aulas foi realizada apresentações dos alunos de modo presencial apenas para os pais dos alunos e a Secretária de Cultura do Município, seguindo as instruções do ministério da Saúde mantendo o distanciamento e o uso de máscara obrigatório e sempre utilizando álcool em gel. Logo após foi feita a entrega de certificados para os alunos.

Edital Culturas Populares ganhou em 2019 e executou em 2020/2021
Edital Patrimônio Cultural ganhou em 2020 e executou em 2021

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ana da Rabeca

Sou a única mulher rabequeira cearense encontrada em uma pesquisa de mais de 15 anos pelos historiadores Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa. Herdei a rabeca do meu pai, um pequeno proprietário rural que viveu 101 anos. Em 2017 fui reconhecida como Mestra da Cultura Municipal, em 2018 como Mestra da Cultura Regional e em 2022 Mestra Tesouro Vivo do Ceará

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar