Descrição curta

Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Eventos de Orós-CE.

E-mail: secturismoecultura.gmo@oros.ce.gov.br

Telefone Público: (88) 99870-9688

Descrição

O município de Orós teve suas origens vinculadas ao chamado Boqueirão do Orós, local onde hoje está localizado um dos maiores reservatório hídrico do pais, Açude Público Orós, idealizado desde a época do grande império.
Em 1921, com o início dos trabalhos surgiram as primeiras construções de casas de residências, casas para trabalhadores, armazéns, galpões, hospital, prédio para usina e construção de uma pequena igreja. Em pouco tempo o comércio ganhou impulso, ligando-se a Capital ao Estado por Rodovia. O ramal ferroviário que antes contribuía para o progresso da área, foi desativado.
Elevado à categoria de município com a denominação de Orós, pela Lei Estadual nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, desmembrando do município de Icó, sede do antigo distrito de Orós. O nosso município é constituído de 4 distritos: Guassussê, Igarói, Palestina e Santarém, divisão territorial datada de 1995.
Uma das maiores riqueza do nosso município é o açude, localizado no leito do Rio Jaguaribe, na Região Centro-Sul do Ceará. Sua história remete à época do Império, quando várias secas se sucederam dizimando o sertão trazendo fome e morte de pessoas e animais. Ao ser construído, esse reservatório chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso e antigo povoado de Conceição do Buraco. O açude foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961 pelo saudoso Presidente Juscelino Kubitschek, presidente na época.
Orós hoje é uma cidade localizada na microrregião de Iguatu, mesorregião do Centro-Sul Cearense. Seu povo é simples, características de ser humilde e acolhedor, sempre honrou e valorizou sua história que remota desde as primeiras fundações do açude de Orós bem como, a batalha da sua emancipação política e a grande usina de beneficiamento de algodão a Eliba S/A que durante anos foi a maior usina de beneficiamento de algodão do norte e nordeste do Brasil.
Segundo os dados do IBGE de 2018, Orós tem cerca de 21.471 mil habitantes e sua territorialização de 599 Km². Seu aniversário é comemorado no dia 1º de setembro, data de muita relevância para seus munícipes, por ser um município ainda jovem, seu povo ainda vive as lembranças e histórias de sua construção e emancipação política, também marco deixado no legado para seu povo heroico e desbravador, vidas ceifadas pela luta da sua emancipação contra o município de Icó.
O município hoje tem como principal recurso financeiro a agricultura de subsistência, a piscicultura como também a criação de gado leiteiro, recurso concentrado apenas no município e o turismo local que gera uma renda bastante significativa devido seus pontos turísticos. Além do Açude Orós, a cidade possui outros pontos turísticos que encantam os visitantes, como a Válvula Dispersora, a Correntezinha, o Tuninho e o Cruzeiro. Deste último, é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do Açude Orós. Além do açude existem curiosos atrativos, como o Small Canyon, túnel natural para prática da canoagem e a Gruta de Curicara, com fontes de água natural. Em uma serra nas imediações do açude encontra-se um cruzeiro, símbolo das missões dos jesuítas no lugar. Existe ainda um atuante fonte de renda dos artesãos, produzindo e comercializando o artesanato local através do Filé de Renda que é comercializado para todo o Brasil.
Iniciando o percurso pela barragem, a fé dos bravos oroenses tem um aspecto na pequena ermida de Nossa Senhora da Conceição, Erigida próximo as muralhas de arrimo, único vestígio de que existiu um cabo aéreo ligando o boqueirão com gigantescas torres, símbolo dos idos de 1923 – início da construção do Orós – Cidade Açude. De carro ou numa caminhada, chega-se ao mirante Presidente Juscelino Kubitschek; onde avista-se a chapada do Apodi, divisora do Ceará com o Rio Grande do Norte. De lá até a barragem sente-se que Orós é uma terra de contraste; onde a nudez crua das terras áridas vivem lado a lado com o oásis de beleza do Açude Orós.
É também referência na arte e na cultura nacional, terra do cantor e compositor Raimundo Fagner, filho ilustre e querido por todos, que nunca negou suas raízes e sempre que pode, visita sua terra e sua gente.
Orós por ser uma cidade hospitaleira e turística da região Centro Sul, faz-se necessário qualificar nossos munícipes também na área turística, viabilizando assim uma graduação e especialização voltada a demanda local.
´´Apesar da seca que ainda castiga nossa região, o Orós continua sendo o Oásis do nosso Sertão.´´

Texto por Karla Micheline

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Andressa Custódio

Professora de canto coral e flauta doce, jornalismo amador, coordenadora da Cultura do município de Orós.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar