
Coletivo
E-mail: pastorilacaminhodebelem@gmail.com
Telefone Público: (85) 98621-2953
Descrição
HISTÓRICO PASTORIL A CAMINHO DE BELÉMO pastoril A caminho de Belém foi fundado no ano de 2001, é uma herança cultural das raízes religiosas que são enfincadas no município de Canindé. A religião é um dos principais destaques na cidade, isso porque São Francisco é padroeiro e atrai para Canindé pessoas de vários lugares do mundo. Os atos religiosos no período natalina são marcantes e se tornaram tradição, desde 1920 até os dias atuais, sofrendo várias renovações e inovações, a cultura tradicional popular natalina se mantém ativa. De 1920 a 1950 os pastoris da cidade eram comandados pelas irmãs Santos, ( Mazé Santos e Lurdinha Santos), elas foram pioneiras na fundação de pastoris na cidade. Em seguida surgiram outros pastoris, o principal ficou sendo dirigido pela professora Eunice Bastos, esta que por sua vez passou seu conhecimento histórico e cultural para que fosse fundado a fim de dar continuidade nas tradições natalinas na cidade e para promover a cultura do natal com jovens, crianças e adolescentes, o pastoril A caminho de Belém.
O pastoril se caracteriza em teatro, cantorias e danças que relata a história do nascimento do menino Jesus através das jornadas das pastoras de Belém, esta tradição teve origem em Portugal e foi trazida ao Brasil na época da colonização, ganhou com o passar do tempo força no interior do nordeste do Brasil, a trama sofre adaptações, podendo ser contada de maneiras diferente.
A percussora da origem deste pastoril, a senhora Eunice Bastos, realizou diversos encontros com o fundador do grupo com o intuito de ensinar e repassar seus conhecimentos sobre o pastoril, canções, passos tradicionais, vestimentas, personagens fundamentais, todos estes pontos são mantidos até os dias atuais.
O pastoril A caminho de Belém em 2022 completa 21 anos de atividades ininterruptas na cidade de Canindé, mantendo, resgatando e promovendo a cultura tradicional popular do natal. A maior parte dos bairros da cidade são periféricos, neste sentido, o grupo sempre desenvolver suas atividades na periferia, com jovens , crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo assim, o grupo direcionou milhares de pessoas ao longo de mais de duas décadas de atuação para o cenário cultural do estado. Fazer parte de um grupo cultural é uma oportunidade de acesso a convivência social que pode ser um fator transformador na vida de pessoas periféricas que não possuem acesso a cultura ou a convivência social.
Nas suas mais de duas décadas de atividades o pastoril A caminho de Belém já passou por diversas renovações, isso porque, todos os anos entra no grupo pessoas novas com o intuito de conhecer a cultura e participar, assim o objetivo do grupo têm sido cumprido, pois o conhecimento da tradição tem sido transpassado as novas gerações. O grupo já levou o espetáculo do pastoril para diversos locais do estado, várias cidades ja receberam as apresentações, como Fortaleza, Senador Pompeu, Aratuba, Baturité, Redenção, Caridade e outros.
Vídeos
-
Projeto " Entre versos e prosas, as histórias de vidas e jornadas dos pastoris de outrora"
-
Documentário - A origem do pastoril
-
2020
-
2018
-
2019
-
2021
-
2021
-
A caminho de Belém
-
2013
Galeria
1  2  Próxima página