Descrição curta

 O GRES Abre Alas surgiu durante o Resgate do Carnaval Cultural de Aracati em 2005. Ganhou este nome em função de ser a primeira desfilar na Rua Grande abrindo as portas da cidade para o espetáculo do Carnaval Cultural.

E-mail: abrealasaracati@gmail.com

Telefone Público: (88) 9443-0999

Endereço: Avenida Dragão do Mar, 537, Em frente ao Posto São Matheus, Centro, 62800-000, Aracati, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62800-000

Logradouro: Avenida Dragão do Mar

Número: 537

Complemento: Em frente ao Posto São Matheus

Bairro: Centro

Descrição

Quando crianças, curtíamos um Carnaval mais utópico, mais cheio de uma IMAGIN+A+TIVIDADE explorada a partir de elementos culturais locais. Era uma festa que eclodia a partir do grito dos blocos que se faziam presentes na histórica Rua Grande. Ali, jogávamos confetes e reaproveitávamos as serpentinas num ciclo que parecia eternizar um momento longe de ser efêmero. Muitos anos depois, o antigo INSTITUTO RUMBORA, encabeçado por artistas como Flávio Marcelo, Juicieldo Diogo, Renildo Franco, Alex Monteiro, Rafael Silva, entre outros, alguns membros da Prefeitura Municipal de Aracati (PMA) como Deyrilene e Cleide, com muito esforço para ultrapassar os desafios que representam um resgate histórico, trouxeram à avenida uma tentativa de retomada dos blocos culturais. Blocos estes que até hoje prevalecem por meio da força de vontade de alguns artistas locais. O Bloco ABRE ALAS, foi criado em 2007 pelo citado Instituto como forma de incentivo aos demais artistas no desenvolvimento das atividades dentro das comunidades, cujo foco era a retomada das manifestações carnavalescas. Cada detalhe e ideia impulsionavam os aracatienses a serem POVO em seus mais ricos aspectos de organização e partilha como sociedade ativa. Não se tratava apenas de refazer o caminho das tradicionais agremiações, mas oferecer uma injeção de contemporaneidade sem esquecer a base que os fazia ser o que são. No ano de 2018 retorna à avenida em nova configuração como GRES (Gremio Recreativo Escola de Samba) ABRE ALAS, com o tema "O verde que reluz aos olhos de Nanã", o bloco/escola foi à avenida fortificando-se como provocador de ideias artísticas do nosso tempo, como também resgatando a história, a cultura e o fazer artístico do povo para o povo, reforçando a necessidade de um olhar mais apurado para essas instituições que tentam, com pouco recurso, legitimar sua história em processos artísticos-culturais e por que não, SOCIAIS. Chegará o dia, em que os trios serão apenas trios, os abadás apenas abadás, as espumas apenas espumas, mas o CARNAVAL DA CULTURA ARACATIENSE, mesmo que a ideia de cultura aqui pareça redundante, nunca será APENAS; pois aquilo que se faz com verdade, se solidifica de tal forma que seria necessário mais que um simples guerreiro ou rei para tirar essa espada fincada na rocha. Texto adaptado de Renildo Franco.
No ano de 2019 Abre Alas pretende mais uma vez ser sinal da simbiose entre inovação e tradição e promete levar a avenida muito mais que um tema, mas uma representação da cultura que une ANCESTRALIDADE, BATUQUE E FÉ. No ano de 2020, o bloco apresenta o tema: "Abre Alas e Ariano Suassuna". Relembrando os mais diversos trabalhos do escritor em especial "O Auto da Compadecida", abrilhantando a Rua Grande e levando o título de melhor comissão de frente!

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar