Descrição curta

Somos a Cuité Produções, um coletivo de artistas e produtores de Fortaleza/CE. Em 2019, realizamos a 1º edição da Cuia e, em 2021, a 2º edição. Esse é um projeto que fomenta ações culturais relacionadas ao Circo, à Dança, à Performance e ao Teatro. Dentre essas ações estão: exibição de espetáculos de curta duração, oficinas e rodas de conversas sobre produção cultural e processo de criação.

Descrição

“Cuia”, definição da palavra: fruto da cuieira; uma grande baga ovóide; de casca lenhosa e impermeável quando madura; usada para o fabrico de vários objetos; do artesanato: recipiente feito da cabaça, depois de seco e desprovido de polpa, usado para esvaziar canoas, beber ou transportar líquidos, farinha, sementes etc. Outros nomes semelhantes: cuieté, coité, coitê, cuité, dentre outros. E, para nossa definição da palavra que nomeia nossa mostra, a Cuia é um elemento que abrange vários elementos, várias possibilidades, flexibilidade, sustentação e compartilhamento, além de compor ativamente com a cultura cearense. Definições essas que fazem parte da nossa proposta em formar um encontro entre artistas, produtores, pesquisadores e público, incentivando a formação cultural em multilinguagens cênicas.

Na primeira edição, a Cuia foi realizada em outubro no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e na PIRARUCU - espaço de invenção, respectivamente nos bairros Benfica e Centro, em Fortaleza/CE e no formato presencial. Sobre alguns dados da primeira edição: tivemos em média 500 espectadores compondo os 5 (cinco) dias de mostra; equipe de produção com 35 pessoas, incluindo assistentes de produção, comunicação, funcionários do Teatro Universitário, artistas convidadas no bate-papo e rodas de conversas, 16 projetos participantes (em média 150 artistas); e, no processo de seleção dos projetos artísticos, tivemos 38 inscrições em 15 dias de divulgação, sendo projetos de Fortaleza, Urubetama, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca e Cascavel.

Em 2020 tivemos a oportunidade de sermos contemplados com o Edital de Patrocínio a Festivais Culturais por meio da Lei Aldir Blanc (SECULTCE), o que nos possibilitou dar continuidade às atividades de forma mais ampliada, tendo desta vez, oficinas e acessibilidade, como forma de aproximar mais pessoas do nosso evento, realizado em março de 2021 em formato virtual, através do canal da Cuia no Youtube. Sobre alguns dados da segunda edição: foram 3 (três) dias de mostra, dentre oficinas sobre mercado cultural e proposições artísticas com educadoras convidadas; realização da mostra noturna com 9 (nove) projetos selecionados localidades entre Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e São Luiz/MA) e 3 (três) artistas convidadas para as rodas de conversas após as apresentações; acessibilidade em Libras e Legendas durante todo o evento; programação composta majoritariamente por mulheres, dentre produção, artistas e convidadas; mais de 30 profissionais envolvidos entre artistas, produção e convidados; mais de 300 pessoas como público durante os dias de evento; e também, gratuidade em toda a programação.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar