Individual

Tiago Therrien

Descrição curta

Cineasta, montador e professor da área de cinema e audiovisual. Editou curtas-metragens, longas-metragem, séries e video instalações no Brasil, Cuba, Canadá, Alemanha e Venezuela. Foi coordenador de linguagem da FUNCET, coordenador de formação na Escola Porto Iracema das Artes, professor na faculdade de Cinema e Audiovisual da Unifor e coordenador da cátedra de Montagem da EICTV - Cuba.

Dados Pessoais

E-mail Público: tiagotherrien@gmail.com

Endereço: Rua Professor Wilson Aguiar 185, Edson Queiroz, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60811-590

Logradouro: Rua Professor Wilson Aguiar

Número: 185

Complemento: Apt 1204

Bairro: Edson Queiroz

Descrição

Cineasta com dedicação à montagem audiovisual desde 2001. Editou filmes, programas de televisão, institucionais e vídeo instalações.

Entre seus trabalhos estão a série Lana e Carol, os curtas Os Olhos de Artur (Alan Deberton), O Homem que Virou Armário (Marcelo Ikeda) e Jus (Marcelo Dídimo). O curta-metragem Nova Iorque (Leo Tabosa) foi indicado ao Prêmio da Academia Brasileira de Cinema como melhor curta do ano, eleito melhor curta do ano pelo Canal Brasil, recebeu o Prêmio Guarani de curta do ano e recebeu o prêmio principal do Festival Iberoamericano Cine Ceará, entre outros festivais.

Fora do Brasil, o curta Para Volar (Cuba-Porto Rico), de Nami Helfeld, ganhou o prêmio de melhor filme do ano em Porto Rico e foi exibido em diversos festivais. O média metragem Tierra San Benito (Venezuela), de Desirée Rondón, foi exibido na televisão venezuelana e em diversos festivais entre a América do Sul e América do Norte. Já El Carro Azul (Alemanha), de Valerie Heine, esteve presente nos festivais de Berlim, Clermond Ferrand, Miami, São Paulo, entre outros. O longa metragem Agosto (Cuba/Costa Rica) teve estreia no Festival de Toronto e distribuição internacional. O longa- metragem Bate Coração foi distribuído comercialmente no Brasil e disponível em plataformas como Telecine e Globoplay. Trabalhou na montagem da série documentários ExPat , para televisão francesa. Atualmente finaliza a montagem do longa-metragem documentário Antônio Bandeira, o Poeta das Cores, de Joe Pimentel, e aguarda a estréia do documentário longa-metragem Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira. No ano de 2023 inicia a montagem de um longa-metragem musical e uma série infanto-juvenil para televisão.

Foi coordenador da cátedra de edição da Escuela Internacional de Cine y Televisión – EICTV, professor da faculdade de Cinema e Audiovisual da Unifor, contribuindo com a reformulação da matriz curricular, coordenou e reformulou o Programa de Formação Básica em Audiovisual do Porto Iracema das Artes e foi membro do comitê de seleção de candidatos da instituição. Também foi coordenador de linguagem audiovisual da Funcet, contribuindo para criação da Escola Pública de Audiovisual da Prefeitura de Fortaleza e o lançamento do primeiro edital de produção de cinema e vídeo da mesma.

É formado ainda em Administração pela Universidade Federal do Ceará e tem pós-graduação em Comunicação em Mídias Digitais. Compreende, fala, lê e escreve bem inglês, francês e espanhol

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar