Descrição curta

O Coletivo Bota o teu é um Coletivo de Arte e Cultura atuante na cidade de Maracanaú desde 2017; desenvolvendo diversos projetos e atividades com a comunidade em geral, mas, principalmente, com a juventude. Dentre elas: Saraus, Rodas de Conversa, Processos Formativos, entre outros. Estabelecendo e incentivando uma rede de troca, difusão artística, e criação de plateia.

E-mail: coletivobotaoteu2@gmail.com

Telefone Público: (85) 98597-0132

Endereço: Praça do Bota o Teu!, R. Jesuina Medeiros - Centro, Maracanaú - CE, 61900-020, , Centro - Maracanaú, value, undefined, CE, 61900-020

Estado: CE

Município:

CEP: 61900-020

Logradouro: Praça do Bota o Teu!, R. Jesuina Medeiros - Centro, Maracanaú - CE, 61900-020

Número:

Complemento:

Bairro: Centro - Maracanaú

Descrição

Maracanaú é historicamente marcado pela relação centro-periferia com a capital Fortaleza. Desde a formação dos seus primeiros conjuntos habitacionais, passando pela industrialização das regiões que rodeiam sua zona urbana e ainda nos percursos da grande massa de trabalhadores que se desloca cotidianamente para a capital.
É nessa realidade atravessada por diversos marcadores de desigualdade social que desde o começo dos anos 2010, surgiram diversas manifestações culturais nas periferias cearenses, como os saraus compostos e pensados por artistes das zonas afastadas do centro. É então que, desde 2017 o Coletivo Bota o Teu atua promovendo saraus na Praça do Prato Popular, de Maracanaú.
Em sua formação atual, estão: Amy Sousa, Duda Rodrigues, Felipe Firmino, Jefferson Gonçalves e Jordana Nascimento. O Coletivo desenvolve diversos projetos e atividades com a comunidade em geral, mas, principalmente, com a juventude. Dentre elas: Saraus, Rodas de Conversa, Processos Formativos, entre outros. Estabelecendo e incentivando uma rede de troca, difusão artística, e criação de plateia; servindo também, como porta de acesso à Cultura e Arte Local.





OBJETIVOS:
• Ajudar na construção e preservação dos novos espaços de catarse cultural da periferia;
• Construir pontes de acesso entre a classe artística periférica e os novos espaços de cultura da juventude;
• Contribuir para a consolidação, dentro das dinâmicas do campo cultural da Região Metropolitana, a realização de saraus e produções periféricas;
• Propiciar o agrupamento e registro de produções produzidas por poetes de maneira independente;
• Ampliar a acessibilidade à arte periférica produzida no Maracanaú.





HISTORICO DE PARTICIPAÇÕES EM FESTIVAIS E MOSTRAS

• I Mostra BTT de Poesias Periféricas de Maracanaú – EDITAL CEARÁ DA CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL (Territórios) / 2023
• Sarau Bota o Teu – Coletivo Bota o Teu! / Toda primeira sexta feira de cada mês - `Praça do Restaurante Popular / 2017 até 2023
• XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará / 2022
• #VEMPROSESC – (SESC CE) / 2022
• Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará / 2021
• Janela do Apê (Apê Cultural) / 2020
• Sombrinha Literária (CCBJ) / 2020
• Tudo em Casa Fecomércio (SESC-CE) / 2020
• Cultura Dendicasa / 2020
• Maracanaú Live (Lei Aldir Blanc) / 2020
• 3° Semana da Juventude de Maracanaú / 2019
• III Encontro de Saraus do Ceará / 2018
• XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará / 2018
• Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - CCBJ/ 2018

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Jordana Nascimento

Multiartista, nordestina retirante e mãe da Malu. Tem formações em Teatro, Circo e Cultura Popular, desde 2015, passando por algumas, instituições e projetos, como: PERMEIO – Escola Popular de Circo, atraves do Grupo Garajal; e Academia do Riso: Escola de Iniciação a Palhaçaria.
Em 2015 e 2016, circulou com a esquete “A Caixa de Sapato”, de Nelson Rodrigues, adaptada e dirigida por Arnaldo Moura.
Em 2018, montou seu primeiro trabalho Solo, “Número Um”, que fala sobre narrativas femininas usando da palhaçaria. E que, circula até hoje em palcos e ruas.
Integrou a Exposição “Procura” do Coletivo Avoantes, em 2019, com a série “Lunática”
Em 2021, produziu a performance audiovisual DESTRAVE!
Em 2022, participou do percurso formativo em Artes Visuais aBarca: Travessias do Porto – Porto Iracema das Artes.
Em 2023, foi produtora executiva e coordenadora geral da I MOSTRA BTT DE POESIA PERIFÉRICA DE MARACANAÚ, junto com o Coletivo Bota o Teu, e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Já participou de alguns Festivais importantes como: Festival Internacional de Circo do Ceará e Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Graduanda em Artes Visuais pela UECE.
Passeia por muitas linguagens, se dedicando principalmente à palhaçaria, artes visuais, escrita e produção cultural. Integrante e produtora do Coletivo Bota o Teu, desde 2017; onde articula e produz arte e cultura na cidade de Maracanaú, e adjacências. Atuante na Rede de Comicidade Feminina do Ceará. Criadora do Projeto UMA MULHER ME DISSE, onde facilita rodas de conversa e oficinas. Empreendedora no "Ateliê Sou Lua". Também é Arte Educadora e brincante do "Reisado do Garajal: Guerreiros de Jorge". Pesquisa e experimenta cultura popular e conhecimento ancestral em seus processos. Usa de discussões e narrativas femininas como principal combustível para criação

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar