Descrição curta

Desenvolve trabalhos compreendendo a capoeira como uma manifestação cultural afrodescendente. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER - URCA. Tem graduação em Artes Visuais, especialização em História e Cultura Africana, em Arqueologia Social Inclusiva e Mestrado em Educação onde pesquisa a capoeira e sua relação com a educação.

Dados Pessoais

E-mail Público: orismidioduarte@gmail.com

Endereço: Av. José Horácio Pequeno 1625 A, Belmonte, Crato, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63139-000

Logradouro: Av. José Horácio Pequeno

Número: 1625 A

Complemento:

Bairro: Belmonte

Descrição

A Terreiro Capoeira Cariri foi implementada no ano de 2006 com a chegada de Orismidio Duarte, que à época era instrutor. Por questões administrativas do grupo, o trabalho era supervisionado e orientado por Mestre Piqueno. Ao chegar na graduação de professor e tendo a autonomia estabelecida nos estatutos do grupo, a Terreiro Capoeira Cariri fica a partir de então sob a responsabilidade de Mestre Orismidio, seu fundador.
A Terreiro Capoeira – Cariri através de seu Mestre, Orismidio Duarte, tem sido uma importante Escola de Capoeira na região, a qual se mantém com o olhar voltado à promoção cultural da capoeira, compreendendo - a como uma importante ferramenta de educação patrimonial, na perspectiva das afrodescendências e das africanidades.

Mestre Orismidio Duarte iniciou a prática da capoeira no ano de 1995 e foi formado Mestre de Capoeira na mesma escola onde iniciou, Associação Terreiro Capoeira, no ano de 2019. Foi participante dos Maracatus Az de Ouro e Nação Fortaleza; da Caravana Cultural; do Afoxé Acabaca e do Grupo Raízes de Dança e Teatro. Desde 2005 Mora e Coordena o trabalho da Terreiro Capoeira na região do Cariri, vindo a criar o Coletivo Terreiro Capoeira Cariri com o projeto Escola de Capoeiras no ano de 2006.
É Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER - URCA. Graduado em Artes Visuais, Especializado em História e Cultura Africana e em Arqueologia Social Inclusiva. É Mestre em Educação onde pesquisa a capoeira e sua relação com a educação e a cultura Afro-brasileira.
Mantem um blog para reflexões da capoeira e arte e um canal no youtube com o programa, "Conhecendo a Capoeira Cearense". É idealizador, junto ao mestre Chico Ceará, da Virada Cultural " Intercâmbio Cultural Arte e Tradição e Terreiro Capoeira.
Em 2017 publicou uma crônica "Terreirada no Cariri".
Em 2021 publicou o Material Educativo "A Arte de Educar Gingando" e foi selecionado no "Edital de Seleção Pública para Patrocínio de Projetos Culturais no Município do Crato".
Em 2022 publicou o livro " A Arte de Educar Gingando - Aspectos e Contribuições da Capoeira para a Educação", Foi contemplado no II Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará e realizou Palestra na Bienal Internacional do Livro do Ceará, na sala de Oralidades, Ancestralidades e Mestres da Cultura com o tema: Arte, Cultura e Ancestralidade na escola: contribuições da Capoeira para a efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Mestre Orismidio é um Professor/Artista que atuou durante 8 anos no CCBNB Cariri e hoje desenvolve trabalhos compreendendo a capoeira como uma manifestação cultural afrodescendente onde tem em se dedicado a ensinar, pesquisar e refletir sobre a capoeira na educação.

Vídeos

Galeria

1  2  3  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar