Coletivo
Centro Cultural Òrun Àiyé
E-mail: angolaorunaiye@gmail.com
Descrição
No Centro Cultural é realizado o trabalho de formação em capoeira angola por meio do grupo de Capoeira Angola Òrun Àiyé. De forma prática, são desenvolvidas aulas de capoeira de forma rotineira (semanal), oficinas culturais de preservação de memória (musicalidade, dança, confecção de instrumentos), oficinas e vivências em danças afro e populares, palestras com convidados(as) sobre temas diversos, mostras (fotográficas, musicais, literárias), exposições e eventos acerca do tema da capoeira e cultura afro (Cine Roda Capoeira que convida pessoas representantes da cultura afro e popular, como mestras e mestres da cultura, sacerdotisas e sacerdotes dos cultos afro, produtoras, produtores e artistas em geral) ações festivas de celebrações tradicionais e datas comemorativas e de alusão a resistência da cultura afro (Zarina, São João, Forró Reggae, Festival africaxé) e outros eventos e ações culturais.Temos a tradicional roda para Iemanjá do Grupo de Capoeira Angola Òrun Àiyé, que se realiza anualmente no dia 02 de fevereiro para Iemanjá, orixá de matriz afro. Essa roda tem um caráter afetivo e espirituoso para nosso Coletivo; é quando nos reunimos para homenagear a rainha das águas. Reunimos também a comunidade da capoeira, considerando a presença de outros(as) alunos e alunas, mestres, mestras de diversos grupos, brincantes da cultura popular e o público em geral.
Realizamos, desde 2007, o evento cultural "Abril Pra Angola", que oferece atividades de treinamento, capacitação, formação, estudos e vivências de Capoeira Angola (ancestralidade, filosofia e prática). Já foram 12 edições realizadas, sendo a próxima (em fase de organização) a ser celebrada em 2025. Sua última realização contou com a parceria e apoio da ADUFC, Maracatu Solar, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (UFC), Omì Ateliê de Dança, Coletivo Areia (Dança-UFC) e Mukambu de Cultura.
Realizamos, desde 2014 , o evento cultural “Minha Alma Canta Angola”, que oferece uma confluência de saberes-fazeres da musicalidade da capoeira, cultura popular e outras manifestações afro-populares. Já foram 6 edições realizadas, sendo a última em 2024. Sua última realização contou com a parceria do Hub Cultural Porto Dragão e Ponto de Cultura Ajeum de Oyá.