
Individual
Maria Umbelina Veira
Dados Pessoais
Descrição
Maria Umbelina nasceu em 1945 na localidade de Encruzilhada na época pertencia ao município Aracati, hoje pertence a Fortim. Filha Luís Nunes Vieira e Bernadina Lima Vieira, todas trabalhavam na agricultura, mas nas horas vagas faziam os dramas. Luis Nunes era sanfoneiro e sua esposa organizava os dramas em sua comunidade. Maria Umbelina começou fazer dramas quando tinha 08 anos de idade com seu mestre Zacarias Simões da Costa. Professor da Comunidade criou os dramas populares na escola onde ensinara, então seus as alunos tinha direito em participar da brincadeira. Os meninos participavam apenas como tocadores. Todos os anos ele realizava uma brincadeira de dramas na escola com seus alunos na década 50. O pai de Umbelina contratou o Sr. Zacarias para ensinar em seus filhos, primos, pessoas da comunidade em sua casa. Na casa do Sr. Luís Nunes Vieira aconteciam vários movimentos culturais, como: apresentações dos Calungas do Zé Maia, festa de casamento, festa da queimação de Judas, festa juninas, cantoria, como na família todos trabalham com arte popular, eram bastante alegres e festeiros.1963 o mestre Zacarias vai embora da comunidade,
Daí dona Francisca Rodrigues da Silva conhecida com mestra Fransquinha assumiu a função de organizadora, daí deu continuidade ao trabalho com as ex-alunas do mestre Zacarias, o grupo era formado por: Maria Umbelina, Angelita Lima Vieira, Maria Alice Lima Vieira, Maria Lima Vieira (Totó), Cordélia Rodrigues, Geralda Rodrigues, Biatriz Ribeiro, tocadores Liberato Lima Vieira, Luís Nunes Vieira Filho e Luís Nunes Vieira. Todos os anos realizavam-se os dramas na comunidade e também em outras localidades, as comunidades onde apresentavam eram: Preá, Alexandre, Umburanas, Taques Marmota, Fortaleza, etc.
1957 se integram ao Grupo da mestra Tereza Lino da comunidade Umburanas. No drama do Umbelina apenas um homem participava da encenação.
Estudou até 5º série. Maria Umbelina continua sendo a mais talentosa dos grupos de dramas do Litoral, sua elegância e simpatia em cena, arrancam da platéia muitos aplausos e “BIS.”.
Umbelina é dramista e labirinteira, desde seus 08 anos vivência a tradição que foi estimulada e incentivada pelos seus pais e pela comunidade, trabalhava na roça, hoje continua solteira, não tem família, mora sozinha, seus pais já faleceram.
A senhora dramista vem ensinado para suas sobrinhas a tradição, para valorizar e reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos estou enviando este documento para tentar apresentar um pouco da história de Maria Umbelina Vieira. Companheira de trabalho da mestra Tereza Lino.
Papéis mais solicitados pela platéia eram: a Índia Iracema, Seci Peri, O Bêbado, Morena, Paixão Pela Dança¸ a baiana, etc.
Vídeos
-
NOITE DE DRAMAS EM UMBURANAS
-
Projeto Interior - GRUPO BAGACEIRA DE TEATRO
-
BALAIO DE DRAMAS
-
ENSAIO EM SUA CASA EM ENCRUZILHADA FORTIM
-
MEMORIA DO CAMINHO REALIZADO NA ENCRUZILHADA FORTIM
-
PROJETO MEMORIA DO CAMINHO
-
DRAMAS DA UMBELINA
-
PREMIO MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO
-
DRAMAS POR OSWALD BARROSO
-
FILME SOBRE OS DRAMAS
-
REPORTAGEM PARA TV CIDADE
-
RODA DE DRAMAS
Galeria
