Individual

Roberto César Lima da Silva

Descrição curta

Roberto César Lima da Silva é músico, jornalista e produtor cultural com atuação em Fortaleza. Uma das vozes da banda Eletrocactus, é ainda Assessor de Comunicação no Senado Federal e entusiasta da empresa de produção musical Ritornelo Áudio Criativo.

Dados Pessoais

E-mail Público: rc1307@gmail.com

Telefone Público: (85) 98828-6405

Endereço: Avenida F, 411 , José Walter, 60750-050, fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60750-050

Logradouro: Avenida F

Número: 411

Complemento: Terceira Etapa

Bairro: José Walter

Descrição

Roberto César Lima da Silva, brasileiro, casado, nascido a 13 de julho de 1981 em Fortaleza-CE, com Registro Geral na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará de número 970080221348, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob o número 644.757.943-15, começou sua atividade artística ainda adolescente, ao participar de grupos de música vinculados à pastoral litúrgica da Paróquia Santíssima Trindade no bairro Prefeito José Walter, na capital cearense.

Em 1996, formou, ao lado de jovens amigos, o grupo Legado, que trabalhava na divulgação de composições consagradas de grupos brasileiros e estrangeiros, além de privilegiar composições próprias. O estilo rock foi o que mais influenciou a atividade dos músicos. Em 2000, com um nome consolidado no cenário da música em Fortaleza, a banda sagrou-se finalista do Festival de Música da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), com a composição intitulada “Bobo da Corte”.

Em 2002, já estudante do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, Roberto César inicia um projeto de valorização da cultura popular nordestina, com músicos parceiros do bairro Prefeito José Walter, os irmãos Gledson Rocha e Gleucimar Rocha, Nilton Souza e Mauricélio Lima, estes últimos integrantes do grupo Legado. A ideia inicial do “Projeto Cactus” foi musicar poemas com temática regional a partir de elementos harmônicos da música universal.

O projeto amadurece e, no início de 2003, já com Wesdley Vasconcelos no lugar de Nilton Souza, torna-se Eletrocactus, com a proposta de cantar a realidade do homem nordestino em seu meio de praia, cidade, serra e sertão, ao mesmo tempo valorizando referências musicais do rock, jazz e blues, dando notória prioridade às composições autorais. Com o fim da banda Legado, Roberto César passa a dedicar-se integralmente ao novo grupo, que consegue colocar uma de suas primeiras obras, “Fogo do Sertão”, no Festival The Wall de música.

Em 2004, Roberto César forma-se Jornalista, e passa a integrar a equipe de repórteres do periódico Diário do Nordeste. Ao mesmo tempo, dedica-se à divulgação da obra da Eletrocactus. A qualidade técnica e a originalidade do grupo logo despertam a atenção da cena musical cearense, conferindo-lhe visibilidade e projeção. A banda passa a participar de eventos como calouradas gerais, caravanas e congressos nacionais de estudantes.

A Eletrocactus desbrava espaços nos festivais cearenses, como Rock in Music, Palco Nativo, Rock Pró-Cultura, Jazz e Blues de Guaramiranga, Rock Cordel e o nacional Festival de Inverno da Serra da Meruoca, mostra competitiva para a qual o grupo conseguiu classificar composições em sete das edições às quais pleiteou (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012). Roberto César interpreta uma das vozes da banda.

Feiras e encontros culturais também são espaços cativos da Eletrocactus, como a Bienal Internacional do Livro, Feira da Socioeconomia Solidária, Reforma Agrária e Agricultura Familiar, Circuito Ceará de Cultura, VII Mostra Cariri das Artes, Feira da Música, Acampamento Latino Americano da Juventude e Mostra de Música Petrúcio Maia.

A Eletrocactus também leva música ao teatro, e já participou dos projetos Cena Som, no Teatro Universitário, Quinta Cultural, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz e, em destaque, o projeto Sexta de Música – Natura Musical, que culminou com a gravação de DVD no Palco Principal do Theatro José de Alencar.

Em 2008, Roberto César dá uma pausa na carreira de repórter e envereda pelo caminho da assessoria de comunicação. Sem deixar de lado sua atividade artística, o jornalista assume a citada função na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Tauá, Prefeitura Municipal de Fortaleza, em sua Secretaria Municipal de Educação, e Gabinete do vereador Rogério Pinheiro. Neste mesmo período, passa a dedicar-se à atividade de produção cultural, elaborando projetos para o desenvolvimento artístico da banda Eletrocactus.

O árduo trabalho é recompensado com a contemplação no Edital das Artes da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e na aprovação do projeto de patrocínio do Banco do Nordeste, que garantiram recursos para a produção da primeira obra musical do grupo.

Desde janeiro de 2009, Roberto César é assessor de comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza. Em junho de 2010, é lançado o álbum “O Dia em que a Fome Morreu de Sede”, da banda Eletrocactus, dentro da programação do centenário do Theatro José de Alencar. O acontecimento ganha destaque nos meios de comunicação locais, abrindo caminhos para uma nova etapa de realizações do grupo cearense.

Entre os shows de destaque, estão as aberturas dos festivais Férias no Ceará, nos quais dividiu palco com Paralamas do Sucesso e Gilberto Gil. Em 2012, a Eletrocactus representa o Nordeste no projeto Mapa Oi Novo Som, realizando duas apresentações no Rio de Janeiro. No mesmo ano, a banda também é escolhida pelo público para integrar a lista de atrações do festival Ceará Music.

Atualmente, Roberto César divide suas atenções artísticas entre a produção do segundo álbum musical da banda Eletrocactus, produção musical diversa por meio da empresa Ritornelo Áudio Criativo e projetos musicais especiais.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar