
Individual
Maria Djanira Alves Feitosa
Dados Pessoais
Descrição
Nasci no dia 28 de Junho de 1937, no povoado de Flamengo, município de Saboeiro, no Ceará. Filha de Antônio Alves Feitosa e Estelita Gonçalves da Costa. Casei-me com Francisco Alves Batista, nascido no distrito de Ibicuã, município de Piquet Carneiro-CE, no Ceará. Sou mão de quatro filhos: Elisa Paraguaçu Feitosa Dutra, Nabucodonosor Alves Feitosa, Nabupolasar Alves Feitosa e Cleópatra Alves Feitosa Piancó.Sou Técnica em Contabilidade e fiz vários cursos profissionalizantes como Corte e Custura, Datilografia, Taquigrafia, Arte Culinária, Tapeçaria, Relações Humanas, Pintura, Flores, Estamparia em Tecido etc. Fui professora aos 17 anos, atuei em peças teatrais, fundei a Escola Roselândia de Datilografia, em Fortaleza, e a Escola de Corte e Costura Adamor Cavalcante, no Distrito de Flamengo, em Saboeiro-CE.
No ano de 1982, assumiu como primeira Diretora da Escola de Primeiro Grau Manoel da Silva Leal no Distrito de São Paulinho, em Acopiara-CE. Desde então passei a promover festas juninas no Distrito, como quadrilhas, casamento caipira, s dança do coco, a dança do pau de fitas, reis congos, bumba meu boi, pau de sebo, e muitas outras.
Fiz parte do segundo Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac) com a apresentação da peça Viagem à Lua. Sou autora de treze cordéis, sendo eles O Crescimento da Cidade de Acopiara na Administração Antônio Gaspar do Vale; A História do Verdelim; A Vida de Luiz Gonzaga: homenagem ao Rei do Baião pelo seu centenário; A História do Reino da Água Azul; A História da Mulher Bonita e Sofrimento de Ritinha; Contos, Fatos e Vida de Djanira Feitosa; A Catitinha Que Matou o Izato; 100 Anos de Seca – 1915 a 2015: A Seca do 15; A História de Acopiara; Uma Menina Chamada Yasmim; A Vida do Turco; A Princesa do Sítio de Laranjeira; e O Ermitão de Muquém. Gravei também um CD, cantando cordéis. O CD foi intitulado Cordéis Cantados, em que canto os seguintes clássicos:
01- História Sertaneja do Valente Zé Garcia.
De João Melquíades Ferreira da Silva.
02- História de Mariquinha e José de Souza Leão.
De João Ferreira Lima.
03- Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum
Firmino Teixeira do Amaral.
04- O Pavão Misterioso.
De José Camelo de Melo Resende.
05- Os Sofrimentos de Alzira.
De Leandro Gomes de Barros.
06- Os Mistérios Da Fada Da Borborema.
De José Bernardo da Silva.
07- A História de Zezinho e Mariquinha.
De Silvino Pirauá de Lima.
08- Os Martírios de Rosa de Milão.
De José Bernardo da Silva
09-A Força do Amor ou Alonso e Marina.
De Leandro Gomes de Barros.
Escrevi o livro Minhas Histórias de Trancoso (Expressão Gráfica e Editora, 2017 – ISBN 978.854.201.15-00) e atualmente estou finalizando o livro Minhas Memórias de Luiz Gonzaga, que deve sair estar pronto até final de novembro.
Sou leitora assídua de livros da literatura brasileira, principalmente dos autores José Lins do Rêgo, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos. Recentemente tenho me debruçado em obras de Sinval Sá, Dominique Dreyfus, Coronel Marcelo Leal e do escritor e cordelista Marco Haurélio. A partir de 2019, passei a fazer parte do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação, Linguística e Letras (GPEL), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus Iguatu.
