Descrição curta

O grupo de Dança Raízes da Terra do Assentamento Tiracanga , trabalha a 20 anos fomentando e resgatando a arte e a cultura do assentamento e região. Realiza antigos dramas, quadrilhas juninas, danças populares, conversas de terreiros, batucadas, forrós, oficinas artísticas, palestras, seminários, contação das história de luta e resistência, resgates das memórias e história do nosso povo.

Endereço: Assentamento Tiracanga , Canindé, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62700-000

Logradouro: Assentamento Tiracanga

Número: S/N

Complemento: Zona Rural

Bairro: Distrito de Targinos

Descrição

O grupo de dança Raízes da Terra do Assentamento Tiracanga, município de Canindé – Ceará, trabalha há 20 anos fomentando e resgatando a arte e a cultura do assentamento e região. Através da dança, o grupo busca fortalecer a autoestima, a criatividade e a coletividade, na comunidade, ressignificando a conquista do Assentamento Tiracanga, entendendo os processos de lutas e conquistas, enquanto movimentos contínuos por melhores dias de vida no campo. A mediação da arte e da cultura tem se estabelecido como base fundamentais da história e memória do Assentamento através também dos antigos dramas, quadrilhas juninas, danças populares, danças contemporâneas, batucadas, carnavais, folguedos, aboios, tradições religiosas, manifestações trazidas dos antepassados e mantidas e renovadas pelo homens e mulheres do campo. Permeando sua relação com a terra e com a vida comunitária.
Fruto desse movimento, o Grupo de dança Raízes da Terra, de forma voluntária e com orgulho, tem desenvolvido atividades culturais, que protagonizam a juventude do campo, preservando a memória da comunidade. Metaforizando suas ações como uma raíz forte de resistência e de luta, que já tem dado muitos frutos como o grupo Sementinhas da Terra, composto por 06 crianças, o grupo Esperança e luz, composto por 08 mulheres e o forró raíz composto em sua maioria pelos adultos e idosos da comunidade.
O reconhecimento desse trabalho vem se dando ao longo desses anos, com projetos e ações que ampliam e fortalecem as atividades artísticas do grupo. O grupo de dança Raízes da Terra composto por 16 jovens e adolescentes foi contemplado pelo Projeto Agente Cultura Viva, projeto este que contribuiu para a disseminação, divulgação e fortalecimento das atividades culturais do assentamento e região. Ao mesmo tempo em que o grupo integra as atividades do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (PACRA), do Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Ceará (INCRA/CE) compondo uma rede de arte e cultura com mais de dez assentamentos de reforma agrária do Ceará.
Em 2009, o grupo conquistou o apoio e parceria do PACRA, pelo Projeto São José da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, para a construção de um espaço sede para desenvolver suas atividades, denominado Casa de Cultura Comunitária. Esta conquista vêm fortalecendo as atividades culturais e trabalhando a valorização e reconhecimento da arte e da cultura do campo, incentivando a cultura da região, fortalecendo o assentamento e gerando oportunidades inovadoras para adultos, jovens, adolescentes, idosos e crianças fortalecerem seu pertencimento político-cultural ao território camponês.
No espaço da Casa de Cultura Comunitária, o grupo de dança Raízes da Terra, promove a realização de noites culturais, oficinas artísticas, montagem de espetáculos, confecção de figurinos e adereços, intercâmbios, danças contemporâneas, forró raiz, batucadas, dentre outros. Essas iniciativas configuram, nos últimos anos, uma nova dinâmica cultural nas áreas de Reforma Agrária em Canindé, dinamizando suas ações para outros assentamentos e comunidades, incluindo diversos públicos.
Com as mulheres são desenvolvidas oficinas, reuniões, encontros, palestras que tratam da saúde, bem-estar, autonomia, direitos e deveres das mulheres do campo. Momento estes marcados pela animação do forró, baião, zumba, dentre outros ritmos que estimulam a criatividade e criticidade e potencializa nossas raízes e tradições. Com os adultos e idosos são promovido encontros, (re)encontros, contação das história de luta e resistência, resgastes das memórias, dos fazeres artísticos, do modo de vida, destacando nossos troncos velhos, como fontes inspiradoras de seguir trilhando e fazendo a arte, promovendo a cultura nos espaços do campesinato, embalados pelos sons do berimbau, do pandeiro, triângulo, zambumba e outros instrumentos que constroem o nosso Forró Raíz e trazem consigo a memória, as histórias, o pulsar da vida no campo. As crianças desde cedo, aprendem com nossos troncos velhos, mulheres e homens, jovens e adultos sobre os costumes, os fazeres artísticos, as histórias de nosso antepassado e juntos integram nossas atividades, passam a dar continuidade aos trabalhos artísticos e culturais da comunidade. Os jovens assumem seu protagonismo no campo, montando, organizando, apresentando espetáculos, danças, músicas, batucadas, caminhadas culturais pela comunidade, região, município, etc., encontros, intercâmbios, dentre outros já citados anteriormente, mantendo viva a arte e cultura de nosso município.

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Rosimere Lira da Silva

Rosimere Lira,
Sou professora de dança, Arte Educadora, artista popular, dançarina, quadrilheira, coreógrafa, facilitadora, coordenadora e dançarina do Grupo Raízes da Terra a mais de 20 anos

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar