Descrição curta

Arte-Educador, Artista Plástico, Diretor e Ator.

E-mail: Henrique2o@hotmail.com

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 62920-000

Logradouro: Rua João Alves Carneiro

Número: 656

Complemento:

Bairro: Pontal

Descrição

A Trupe Motim de Teatro, criada em 2012, na cidade de Quixeré, um dos menores municípios do vale do Jaguaribe, é um dos poucos grupos do interior que se pauta por uma linha de pesquisa e experimentações estéticas em ruas e espaços não convencionais como ruínas abandonadas e galpões de feira que resultaram em performances como "Dinheiro Vivo" e "Mercado Da Carne" e espetáculos como ''Rabisco de uma Quase Existência, "Animus", "Zoo Ilógico", e obras áudio visuais; curta metragens: "Criação de Porcos", "Gaiola" e "Anhamun - O Cordel Mágico Dos Encouraçados. O novo trabalho da Trupe é o Espetáculo "Imaginário Criador" resultado do laboratório de pesquisa teatral do Porto Iracema das Artes. A Trupe Motim é um oásis neste deserto do fazer teatral, suas obras inquietantes, provocativas e visualmente belo traz uma reflexão e uma contribuição para o fazer teatral da região. Suscitando debates à cerca dos processos criativos, oficinas e demonstrações técnicas.

Henrique Oliveira iniciou sua carreira artística no Ateliê de criação do artista Toinho de Tony na cidade de Quixeré, no resgate e manutenção da cultura do Bumba Meu Boi, Bonecos Gigantes e Reisados Tradicionais, na Cia Carcará de Arte e Cultura, tornando-se pesquisador autônomo de teatro e cultura popular, tendo em suas vivências, oficinas e encontros com artistas pesquisadores como Robson Cavalcante, Junior Santos, Helder Wasconcelos, Frank Lourenço, Marcia Oliveira, Silvia Moura, Silveiro Pereira, Flávio Gonçalves, Luciano Wieser, Jéssica Teixeira e Paulo Ess. É fundador da Trupe Motim de Teatro que trabalha com teatro, audiovisual, bufonaria, bonecos e artes plásticas. Fez parcerias, ministrando oficinas atuando em espetáculos teatrais, nos grupos Fênix, teatro e audiovisual (Quixeré), Arte Juká de Teatro (Arneiroz-Ce), Oficarte Teatro e Cia (Russas-CE), Grupo de Pernas Pro Ar (Canoas-RS), Comedores de Abacaxi S.A (Fortaleza). Atualmente circula com os espetáculos Imaginário Criador, resultado do Laboratório de Pesquisa Teatral na Escola Porto das Artes onde foi pesquisador, criador, bolsista no ano de 2016, e circula com seu espetáculo solo, de bufonaria e teatro de animação: Zoo Ilógico. Também trabalhou em obras audiovisuais, participando de festivais de cinema com os curtas metragens, “Criação de Porcos”, “Gaiola”, “Anhamun - O Cordel Magico Dos Encouraçados” e “Mato Alto, Pedra Por Pedra”. É figurinista e aderecista de todos os espetáculos da Trupe Motim de Teatro e alguns grupos da região do vale do Jaguaribe, também trabalhou como ilustrador assinando as ilustrações do livro “O Reino da Pedra Encantada” de Giza Diógenes e trabalha como designer gráfico. Atualmente Trabalha na Secretária de Cultura, Esporte e Juventude da cidade de Quixeré. Em seu último trabalho, participou da 3ª Temporada “De Porto em Porto” do espetáculo “Automákina - Universo Deslizante” do Grupo De Pernas Pro Ar, fazendo o registro audiovisual e documentário da turnê.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Chico Henrique Oliveira

Chico Henrique, multiartista, da cultura popular ao teatro, artes visuais, audiovisual, palhaçaria e animação. Fundador da Trupe Motim de teatro, destaca-se pela abordagem imagética, criativa e inventiva. A pesquisa é fundamental em seus projetos, a trupe foi contemplada duas vezes nos Laboratórios de pesquisa teatral no Porto Iracema das Artes e já apresentou em diversos festivais de teatro e arte no Brasil.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar