Coletivo

Grupo Agroecologico da Universidade Federal do Ceará (GAUFC)

Área de Atuação

Meio Ambiente

Descrição curta

Grupo de extensão da UFC criando em 1996 por estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal, que buscava novas alternativas para uma produção de alimentos com menos impacto ambiental e utilizando os princípios da ecologia no manejo e nas técnicas.
Um grupo de resistência em meio a um sistema que prioriza a maximização dos lucros a qualquer custo e enxerga o alimento apenas como uma commodite, são com essas perspectivas que o GAUFC até hoje se baseia, se auto organiza e pensa em atividades.
Além disso, dissemina conhecimentos e manejos agroecológicos para uma produção mais sustentável de alimentos. O mesmo utiliza de ações práticas e teóricas para abordar questões sobre a reforma agrária, gênero, povos tradicionais e meio ambiente. Uma vez que, essas questões infelizmente não estão difundidas para a maioria da população, principalmente para os bairros periféricos.
Com essa perspectiva, o GAUFC vem desenvolvendo atividades dentro e fora da Universidade, envolvendo a comunidade local e estudantes que se interessam pelo assunto.
Realizando diversas atividades como: grupos de estudos, oficinas, trocas de sementes e desenvolvendo a cada ano desde 2017 a Semana de Agroecologia na UFC, um evento gratuito que tem por objetivo discutir sobre os processos produtivos agrícolas e mostrar que por meio da agroecologia podemos construir uma sociedade mais justa e garantir acessibilidade dos direitos civis para todos.

E-mail: gaufc1@gmail.com

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Luiza Rayol Rodrigues Barros

Sou estudante de Agronomia e integro o Grupo Agroecológico há 4 anos, e desde então sempre realizo oficinas ambientais em escolas, praças e alguns espaços culturais. Acredito que as ações extensionistas que vinculam a cultura e a identidade da comunidade com o meio ambiente permitem resgatar uma nova realidade com a sociedade, que prioriza as relações sociais, o bem viver, entre o ser humano e o meio em que ele se encontra. Esse envolvimento sobre as questões ambientais com o meio artístico e cultural reforça ainda mais a interdisciplinaridade que os agentes responsáveis precisam ter, uma vez que não há conhecimento melhor do que o outro.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar