Coletivo

Palácio das Águas - Centro Espiritual de Umbanda

Descrição curta

Servindo como ponto de referência religiosa e cultural para toda a vizinhança, o Palácio das Águas existe há uma década no mesmo local, contou e conta com a aquiescência dos bons vizinhos, que passaram a respeitar o fazer religioso, perdendo ou diminuindo o preconceito, graças ao envolvimentos dos mesmos nas atividades e eventos culturais do terreiro.

O terreiro (Palácio das Águas) tenta resolver problemas das pessoas a partir do acolhimento, do aconselhamento espiritual; benzendo crianças, fazendo banhos de limpeza (com ervas) e trazendo as pessoas para participar das reuniões e rodas de conversas que tratam da espiritualidade e da cultura do povo de terreiro. Também constantemente oferece aos seus e à comunidade em geral, oficinas gratuitas de artesanato de palha, pena, miçanga, argila, madeira, de corte e costura de confecção de terreiro (indumentária), além da culinária tradicional e do toque de tambores e batuques.

Durante o ano , juntando todas as atividades e programações, festas, oficinas são atingidas cerca de seiscentas pessoas, tanto da comunidade em geral quanto de povo de terreiro.

Endereço: Tv Vasco da Gama, 91 , Granja Lisboa, 60110-000, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60110-000

Logradouro: Travessa Vasco da Gama

Número: 91

Complemento:

Bairro: Granja Lisboa

Descrição

Servindo como ponto de referência religiosa e cultural para toda a vizinhança o Palácio das Águas há uma década no mesmo local, contou e conta com a aquiescência dos vizinhos, que passaram a respeitar o fazer religioso, perdendo ou diminuindo o preconceito, graças ao envolvimentos nas atividades e eventos culturais do terreiro.

O terreiro tenta resolver problemas das pessoas a partir do acolhimento até o aconselhamento. Benzendo crianças, fazendo banhos de limpeza (com ervas) e trazendo as pessoas para participar das reuniões e rodas de conversas que tratam religiosidade e da cultura do povo de terreiro. Também constantemente oferece aos seus e à comunidade em geral, oficinas gratuitas de artesanato de palha, pena, miçanga, argila, madeira, de corte e costura de confecção de terreiro (indumentária), além da culinária tradicional.

Durante o ano , juntando todas as atividades e programações, festas, oficinas são atingidas cerca de seiscentas pessoas, tanto da comunidade em geral quanto de povo de terreiro.

1) Iniciamos nosso calendário saudando os índios guerreiros (entidades), para que eles possam nos livrar dos maus pensamentos e nos tragam boas caças. E assim mantendo a tradição da nossa cultura indígena.

2) No mês de maio saudamos nossos queridos Pretos Velhos (entidades) que durante todo o ano nos ajudam com seus trabalhos de cura, limpando nossa mente, nosso físico e nosso espírito. N a ocasião, ambientamos nossa casa de axé com plantas para recebê-los e oferecemos a eles comidas típicas : Tapioca, café dentre outros . Se conclui a devoção com 7 rosários a cada segunda-feira durante todo o período fazemos a peregrinação pela cura e libertação dos mais necessitados. Culto aberto ao público gratuitamente.

3) No mês de setembro saudamos nossos boiadeiros (entidades), em especial, seu Zé Mineiro. Os boiadeiros são guias que
valorizam a natureza e contribuem para o equilíbrio e nos trazem a esperança. Com suas falas e jeitos simples, que são traços
marcantes dos boiadeiros sempre buscam nos orientar e nos livrar de todo mal.

4) No mês de outubro, brincar até cansar e pedir bis .’’ Temos um olhar atento com aqueles que nos fazem ter a esperança em um futuro melhor. Realizamos a nossa louvação aos ‘’ERÊS’’(Crianças). Convidamos a comunidade para participar desse momento leve, descontraindo e ao final da louvação. Doamos brinquedos, alimentos e desenvolvemos, em parceria, com alguns
amigos uma ação social onde são disponibilizados para crianças alguns serviços básicos, como : Corte de cabelo, oficina de pintura etc.

5) Em Dezembro, realizamos a Saudação a EXU (Orixá) como meio de celebrar o empoderamento feminino. Pois, diariamente falamos sobre o fortalecimento do papel da mulher na sociedade para nossos filhos, amigos, clientes e vizinhança com o intuito de empoderar a figura da mulher diante sociedade. Temos como objetivo tornar as mulheres mais vocais, mais cientes do que
eles podem fazer e/ou conquistar.

6) Realizamos giras/ baias (cultos) reunindo os filhos, mas abertas ao público, pelo menos duas vezes ao mês.

7) Realizamos desenvolvenças (iniciação) espirituais dos filhos de santo adeptos da casa, a cada mês do ano.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MÃE JANAINA D'SUN

Presidente do Maracatu Nação Baobab (até 2022);
Coordenadora do Batuque Baobab (em atividade);
Membro Representante do Maracatu nação Baobab na ACECCE (até 2022);
Assento no Comitê Expressões Afro (atualmente);
Vice-presidente do Grupo Mulheres de Axé (de 2012a 2013);
Idealizadora do Carnaval das Cinzas em Maracanaú (em 2012);
Vice-presidente do Afoxé Oxum Odolá (em 2010);
Cofundadora do A

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar