Descrição curta

O Terreiro das Pretas é um aquilombamento autônomo, regido e inspirado pelos que vieram antes de nós e pelos que virão depois de nós...

E-mail: terreirodaspretas@gmail.com

Telefone Público: (88) 99618-1794

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 63136-000

Logradouro: Sítio Boa Vista

Número: 70

Complemento: Estrada de Santa Fé

Bairro: Santa Fé

Descrição

O Terreiro das Pretas é um aquilombamento autônomo, regido e inspirado pelos que vieram antes de nós e pelos que virão depois, um modo próprio de existência inspirado nos modos de ser/estar de nosso povo preto que sempre resistiu à Colonização.

O Terreiro das Pretas é moradia há mais de vinte anos de parte da família Neves Carvalho, família remanescente do Quilombo Saco dos Cansanção (Araripina/PE) mas que já habita a cidade do Crato/CE há décadas. Consideramo-nos uma espécie de casa-escola, desenvolvedora de “outra pedagogia relacional e cultural possível”, tanto para suas moradoras quanto para os que visitam e usufruem do terreiro. Areditamos que o Bem Viver só é possível se mais pessoas compartilham da nossa experiência sócio-cultural: somos criadoras de pontes e rotas de fuga. Nossa iniciativa é justamente um complexo, uma reunião, um agrupamento, um aquilombamento de atividades culturais diferentes (descritas no currículo de nossa iniciativa) já que acreditamos que a diversidade é uma das características fundantes das práticas e pensamentos afro-brasileiros.

O que nos fez chegar aqui é a crença de que é preciso manter a memória VIVA das produções culturais afro-brasileiras praticando-a e/ou produzindo-a e/ou reunindo-as e convidando mais pessoas negras a criar/estar/fruir esses momentos.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar