
Individual
Francisco Harley de Oliveira Almeida
Dados Pessoais
E-mail Público: harley.almeida@gmail.com
Telefone Público: (85) 997333933
Descrição
Harley Almeida é um artista-pesquisador transdisciplinar e cineasta cearense independente. Tem graduação em Humanidades e em Antropologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP/UNILAB e Mestrando em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Experimenta arte, ciência e filosofia através do audiovisual, da fotografia, de rabiscagens e outras audiovisualidades. Transita entre produções e montagens audiovisuais em diálogo com a antropologia contemporânea e a filosofia da diferença.
Pesquisa temas como: Feiras-livres e mercados populares no interior do Ceará; festas alimentares e alimento sagrado entre povos afroindígenas; estrada de ferro, pontes e estações em ruínas no Ceará; farinhadas e mundos rurais no Ceará. Como artista-pesquisador trabalha conceitualmente com: devir-fílmico, cinema independente, ciência nômade, antropologia mutante, imagens ambulantes.
De 2006 até hoje, já realizou mais de 20 curtas metragens e participou de diversos outros curtas, como ator, e em outras modalidades.
Participou de festivais nacionais e internacionais de cinema, mostras itinerantes, workshop, oficinas, palestras, GT, exposição fotográfica, sarau de poesia e entrevistas para TV local e outros movimentos culturais no Estado do Ceará, sobretudo na região do Maciço de Baturité.
Recentemente recebeu prêmio como melhor direção de fotografia no festival Palmacine com o curta Retratos de um Retalho Esquecido, 2016 e melhor trilha sonora no FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro com o curta Chão de Mar, 2018. Realizou ações como a Mostra Competitiva em Audiovisual "Um Olhar em 2 minutos" na cidade de Redenção - CE. Participou como convidado de aulas de disciplinas voltadas a artes e metodologias de projetos na UNILAB.
Atualmente participa do grupo k-talises, atuando na produção, edição e montagem. É membro do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas - LAMUR e membro discente da Comissão de Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Artes - UFC.
Vídeos
-
PRODUÇÕES
-
ONDE NADA É ETERNO
-
MARGEADOS
-
RESSONÂNCIA
-
A PARALISIA DO CORPO INORGÂNICO E A GRAVIDADE DA CIDADE ORGÂNICA
-
O MERGULHO DOS PÁSSAROS
-
DIZIMADOS
-
RASTROS DO EXÍLIO
-
CHÃO DE MAR
-
COTIDIANEIRAS
-
CINZAS DE FERRO
-
ОГОНЬ - CHAMAS
-
ANDAR DE CARANGUEJO EM OLHO DE PEIXE
-
BLÅ VINTEREN - O TOM AZUL DO INVERNO
-
LÁGRIMAS INUMANAS
-
KALMAR
-
RIO DO MEIO
-
MISSA-FEIRA
-
A NECROPOWER
-
CORPOS FLUTUANTES
-
Entre-Atlânticos
-
LIVE PROEX CONVIDA - Audiovisual em Tempos de COVID
-
Maciço Estrangeiro - Lives Unilab 10 Anos
-
Unilab, um devir-resistência entre-atlânticos - Lives Unilab 10 Anos
-
III Semana Acadêmica de Antropologia – Programação Cultural
-
Beiço ou Língua
-
O braço dessa aranha
-
A aldeia toda é uma escola
-
Corpos Transgressores
-
CORPOS PERIFÉRICOS E O MOSAICO ESTÉTICO DO BOM JARDIM
-
BOLAMA BIJAGÓS, UN PARAISU PA KIN?
-
A MUSICALIDADE E A PERFORMANCE DA BANDA CABAÇAL DOS IRMÃOS ANICETO
-
Graffiti, percepções que atravessam muros
-
VOLTA DO RIO
-
TERREIRO FLORIDO
-
JANELAS DO MACIÇO
-
ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NUM MORRO - PARTE 1
-
LIVE PROEX CONVIDA - DIÁLOGOS CULTURAIS NA PANDEMIA
-
FEIRAGENS
Galeria
