Descrição curta

Professor, Antropólogo, Pesquisador, Poeta, Artista independente no audiovisual e etc...Experimenta com audiovisual, poesia, fotografia, rabiscagens, sonoridades, musicalidades, dispositivos móveis e software gratuitos. Tem se debruçado em temas como: alimentação e trabalho, encantarias e festas, sonhos e espécies vegetais. Experimenta com modos de vida contracoloniais, em discussões que envolvem problemas ligados ao antropoceno, à alimentação, ao trabalho, ruralidade e movimentos migratórios. Conceitualmente, tem se dedicado a saberes e práticas que apontam a vida como obra de arte, pensamento-vida, produção do pensamento através de imagens e sonoridades, cartografia esquizoanalítica, filosofia da diferença, agroecologia, antropologia visual, antropologia da ciência e da tecnologia e educação.

Dados Pessoais

E-mail Público: harley.almeida@gmail.com

Telefone Público: (85) 997333933

Descrição

Harley Almeida é um artista-pesquisador transdisciplinar e cineasta cearense independente. Tem graduação em Humanidades e em Antropologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP/UNILAB e Mestrando em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Experimenta arte, ciência e filosofia através do audiovisual, da fotografia, de rabiscagens e outras audiovisualidades. Transita entre produções e montagens audiovisuais em diálogo com a antropologia contemporânea e a filosofia da diferença.
Pesquisa temas como: Feiras-livres e mercados populares no interior do Ceará; festas alimentares e alimento sagrado entre povos afroindígenas; estrada de ferro, pontes e estações em ruínas no Ceará; farinhadas e mundos rurais no Ceará. Como artista-pesquisador trabalha conceitualmente com: devir-fílmico, cinema independente, ciência nômade, antropologia mutante, imagens ambulantes.
De 2006 até hoje, já realizou mais de 20 curtas metragens e participou de diversos outros curtas, como ator, e em outras modalidades.
Participou de festivais nacionais e internacionais de cinema, mostras itinerantes, workshop, oficinas, palestras, GT, exposição fotográfica, sarau de poesia e entrevistas para TV local e outros movimentos culturais no Estado do Ceará, sobretudo na região do Maciço de Baturité.
Recentemente recebeu prêmio como melhor direção de fotografia no festival Palmacine com o curta Retratos de um Retalho Esquecido, 2016 e melhor trilha sonora no FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro com o curta Chão de Mar, 2018. Realizou ações como a Mostra Competitiva em Audiovisual "Um Olhar em 2 minutos" na cidade de Redenção - CE. Participou como convidado de aulas de disciplinas voltadas a artes e metodologias de projetos na UNILAB.
Atualmente participa do grupo k-talises, atuando na produção, edição e montagem. É membro do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas - LAMUR e membro discente da Comissão de Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Artes - UFC.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar