Descrição curta

A produtora iniciou projetos no Cariri Cearense em 2004, realizando pesquisa, produção de documentários, ações de salvaguarda do patrimônio cultural, proteção de acervos, editoração de livros e produção de eventos. Desde 2004 trabalha junto com os mestres da Cultura para a continuidade da  tradicional festa do Quilombo, em processo de Registro como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.

E-mail: f.caixeta@gmail.com

Telefone Público: (88) 98130-0818

Descrição

A produtora iniciou projetos culturais no Cariri Cearense em dezembro de 2004, quando começou a registrar a tradicional Festa do Quilombo junto com os mestres da Cultura.

Desde então, entre outras obras, produziu os documentários “O Encontro do Padre Cícero com o Profeta Gentileza” (2006, 50 min), "Mãe das Dores Rogai por nós" (2008, 15 min); “Dia de Reis no Juazeiro do Padre Cícero” (2008, 15 min), “Abraço em Juazeiro” (2010, 25 min), "Viva a Vida Viva" (2011,15 min), "Opera Kariri" (2014, 20 min), "Padre Cícero e os Beatos" (2018, 25 min), "Padre Cícero - inverno e seca, milagre e condenação" (2018, 25 min), "Padre Cícero no Crato" (2020, 15 min), entre outros.

Em 2009, a KINECOS desenvolveu o projeto técnico “Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Juazeiro” para a Fundação Padre Ibiapina-Diocese de Crato, resultando na digitalização, catalogação e publicação de 800 cartas e outros documentos do acervo histórico do Padre Cícero, no âmbito do centenário da emancipação municipal de Juazeiro do Norte em outubro de 2012.

A KINECOS é responsável pela editoração do livro “Dia de Reis no Juazeiro de Outrora” (2008), primeira obra do memorialista Otávio Aires de Menezes publicada na forma de livro. Em 2017, a produtora realizou a editoração do projeto transmídia “Cartografia Cultural do Crato” (2017), contendo 384 verbetes e geoprocessamento das referências culturais do território.

Em 2018, a KINECOS criou o evento anual “Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira” em Juazeiro do Norte. Acolhida pelo cantador no lendário Espaço Cultural Auditório Pedro Bandeira, entre outras atividades, vem desenvolvendo ações para salvaguarda do acervo e organização da obra do poeta, por meio do projeto “Poeta Pedro Bandeira: nas mãos, na mente e na alma”, com produção de livro e filme (PRONAC 193772).

A KINECOS vem organizando o acervo reunido sobre a Tradição do Quilombo, com mais de 200 horas de imagens da festa colhidas de 2004 a 2019. O objetivo desde os primeiros registros em 2004 é a produção de um vídeo documentário de longa metragem para fortalecer as identidades culturais e divulgar a tradição para o Brasil e o mundo.

Em vista dos desdobramentos alcançados pelo trabalho audiovisual, ao lado do filme, a KINECOS também objetiva reunir meios para disponibilizar os acervos para consultas e pesquisas sobre a festa do Quilombo, que está em processo de Registro como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.

Em 2020, agraciada pelos editais Dendicasa e Arte em Rede do Governo do Estado do Ceará, realizou os documentários "Dia de Quilombo no Juazeiro do Padre Cícero" (2020, 26 min) e "Nada Faltará - 150 anos de ordenação do Padre Cícero" (2020, 17 min), que apresentam os projetos audiovisuais em andamento e ativam o debate sobre as salvaguardas para o patrimônio Cultural.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Felipe Caixeta

Jornalista (ECO/UFRJ), mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (PPGMC/UFRJ), pesquisador, videodocumentarista, editor de obras impressas, digitais e produtor cultural. Microempreendedor Individual (MEI), tem experiência com comunicação social, audiovisual, produção editorial, Patrimônio Cultural e produção de eventos culturais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar