Descrição curta

PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, POR MEIO DA ARTE E EDUCAÇÃO, COM FOCO NA INCLUSÃO SOCIAL, E NO COMBATE A QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO.

E-mail: circomulticor23@gmail.com

Telefone Público: (85) 99833-6919

Descrição

O INSTITUTO DE ARTE E EDUCAÇÃO CIRCO MULTICOR é a nova identidade da Sociedade Assistencial de Beberibe – SABE - Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, criada desde 1983 em Beberibe – Ce. Atuou na área da saúde, na gestão de hospital filantrópico, durante 26 anos. A partir de 2010, reestruturou seu foco, com projetos e programas de prevenção, promoção e proteção à crianças e adolescentes, na defesa de direitos humanos, com encontros em escolas e comunidades, envolvendo temas da diversidade étnico-racial, junto a CEPPIR/CE. Parceira da Prefeitura Municipal, no Movimento por uma Infância sem Racismo, na formação de professores/pesquisadores, organização da Rede de Articulação Familiar; incentivo a publicação de seis livros nessa temática.

Em 2018, iniciou atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens, das escolas municipais e comunidades tradicionais da região, por meio do projeto “Circo Multicor: arte e educação por uma infância sem racismo”, com apoio do CMDCA, ao oferecer vivências e oficinas multilinguagens; produzir livros e material pedagógico; campanhas de desnaturalização do racismo, apresentando-o como violência; formações com professore(as) de história e artes; articulação com SGDCA e protagonismo juvenil.

Em 2019 o que era um projeto torna-se uma instituição. O Multicor foi idealizado por Lucelena Honorato (2010), professora de escola pública, no desenvolvimento de projetos literários, tendo como foco o movimento por uma infância sem racismo, o qual se estendeu para diversos espaços educacionais e de convivência, se fortalecendo por meio do coletivo dos profissionais da educação e assistência, público infanto-juvenil, familiares e colaboradores. Com a finalidade de criar oportunidades para que a população beberibense, os povos afrodescendentes e indígenas, tivessem acesso a um amplo debate sobre o racismo e suas consequências, a fim de desenvolver estratégias de enfrentamento às diversas violências raciais e, por conseguinte, sociais.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Lucelena Honorato de Lima

Pedagoga, com especialização em Literaturas da Língua Portuguesa, escritora e pesquisadora na área das relações étnico-raciais; Idealizadora e Diretora do Instituto de Arte e Educação Circo Multicor no município de Beberibe, Ceará.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar