
Individual
Ana Anália Timbó Catunda Filha
Dados Pessoais
E-mail Público: contato@vidanca.org
Telefone Público: (85) 3262-7599
Endereço: Rua Pereira Valente 640, Meireles, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60160-250
Logradouro: Rua Pereira Valente
Número: 640
Complemento: apart. 2003
Bairro: Meireles
Descrição
Teve sua formação graças a uma iniciativa do Dr. Thomas Pompeu de Sousa Brasil Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (SESI), sendo pioneiro ao convidar Denis Gray para o ensino da dança às classes populares. Em 1974, ingressou como aluna na Escola de Dança do SESI (Serviço Social da Indústria), localizada no bairro Barra do Ceará, onde residia com seus pais. Em 1977, a Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI foi extinta. No entanto, em 1979, Anália assumiu o cargo de professora na Escola de Dança do SESI, continuando o trabalho com crianças e adolescentes, filhos e filhas de operários, além da comunidade em geral, repassando seus conhecimentos e o desenvolvimento que havia adquirido como criadora (coreógrafa) e bailarina. Em 1981, Anália criou o 1º Grupo de Dança Contemporânea no Estado do Ceará, o "Grupo Vidança", depois conhecido como Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará e atualmente conhecido como Intituto Vidança.Homenagens:
Anália Timbó foi homenageada pela 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, no ano de 2013. A escolhida para receber a Comenda Madre Teresa de Calcutá foi a bailarina Anália Timbó, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação na formação em dança voltada para a infância, adolescência e juventudes acolhidas pela Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará. A Comenda agracia personalidades e instituições que promovem valores positivos, como solidariedade, cultura de paz, não-violência, ética e retidão. A entrega da Comenda ocorreu no dia 21 de agosto, durante a abertura da Mostra.
Anália Timbó foi homenageada no Celebration Woman Brazil Foundation Gala, em Nova York, no dia 18 de setembro de 2014. Outras homenageadas foram Brigitte Louchez, coordenadora da Barraca da Amizade, e Maria de Lourdes Braz Vieira, fundadora da Casa de Santa Ana.
Foi também homenageada em reportagem especial e eventos da Revista VÓS, em 2017. A entrevista pode ser acessada no link: http://www.somosvos.com.br/a-bailarina-batalhadora-da-comunidade/. Na reportagem, é descrita como: "Com corpo de bailarina, Anália Timbó é elegante por natureza, sem esforço. Alta, esguia, grandes olhos, expressiva, humilde, bela e forte, transmite uma aura de paz e confiança. Recebeu-nos na sede de seu Projeto Vidança, no bairro Vila Velha, um dia após seu aniversário de 59 anos. O nome do projeto, ao invés de estampar o seu próprio, como é comum nos estúdios tradicionais, denuncia imediatamente a que veio aquela mulher: viver de dançar e transformar vidas por meio da dança."
Vídeos
-
Retalhos da Vida
-
Espetáculo Terreiros de Sol e Lua
-
Entrevista com Anália Timbó
-
Um dia no Vidança
-
Atividades do Vidança
-
Entrevista ao canal "Mundos Possíveis".
-
1º vídeo institucional do Vidança
-
Turnê do Vidança em Terezina/PI - 2012
-
Turnê do Vidança em São Luis/MA - 2012
-
Projeto Vidança no jornal da Globo
-
Tambatuque do Vidança
-
Histórias de Acordar o Amanhã
-
Espalhando Amor e Arte
-
Tambatuque DasMarias
-
Quadrilha Infantil Fuxico Junino
-
A Dança da Vida
-
Retalhos da Vida
-
Sou eu, Tambatuque da Vidança
-
Dançando e Transformando
-
Arte e Cidadania
-
A Arte Imitando e Transformando a Vida
-
Reportagem para a TV Ceará | 2
-
Reportagem para o Portal Cnews
-
Um dia na Vidança
-
Festival Ponto de Cultura
-
Quadrilha Fuxico Junino
-
Matéria no Jornal da Globo
-
Matéria para a TV Universitária
-
Um pouco de Nossa História
-
História da Vidança, por Anália Timbó
-
Quadrilha Fuxico Junino no Programa Pode Contar
-
Quadrilha Fuxico Junino no Jornal Bom Dia Ceará
-
Educar Para Transformar
-
Entrevista ao Programa Matina
-
Vidança | Vidança a Dança da Vida
-
Vidança | Histórias de Acordar o Amanhã
-
Vidança | Retalhos da Vida
-
Vidança | Matéria para a TV Jangadeiro
Galeria
