Individual
Gyl Giffony
Dados Pessoais
E-mail Público: gyl_giffony@yahoo.com.br
Telefone Público: 85997542380
Endereço: Rua Frei Mansueto 1240, Meireles, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60192-095
Logradouro: Rua Dr. Gilberto Studart
Número: 1160
Complemento: Apto 1101
Bairro: Cocó
Descrição
É artista, produtor e pesquisador em Artes Vivas, Memória Social, Gestão, Produção e Direitos Culturais. Membro da Inquieta Cia e do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult). Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com a pesquisa "O LUGAR INVOCADO: Teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina" e estágio de investigação na Pontifícia Universidad Catolica de Chile. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo realizado graduações em Artes Cênicas e Direito.Em 2011, publicou o livro “De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes”, pelo qual recebeu menção honrosa da Universidade de Fortaleza. Sua relação com outros países da América Latina estende-se por viagens de longa duração por Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Bolívia.
Nas Artes da Cena, integrou as montagens “O Maligno Baal, o Associal” (direção de Ângela Moura), “Curtas n° 1” e “Aniversário de Casamento” (direção de Silvero Pereira), “O Guarani” e “O Mundo de Flora” (direção de Jadeilson Feitosa), “A Semente” (direção de Joca Andrade), "Devorando Heróis - A tragédia segundo os Pícaros" (direção de Murillo Ramos), “Metrópole” e "METRÓPOLE ON-LINE", em que atua também como encenador, “Esconderijo dos Gigantes” (direção de Andrei Bessa) e “PRA FRENTE O PIOR" (criação coletiva). Dirigiu ainda em 2014 a montagem “Prometeu”, da residência artística “HABITAT – Núcleo para a tua ação”, da Inquieta Cia. Anteriormente, desempenhou a função de assistente de direção dos solos “As Rosas”, de Jacqueline Peixoto, e “Da Paixão Sobre Borboletas – Uma História Desconstruída”, de Murillo Ramos. Encenou a desmontagem ESTAR VIVO e o filme de teatro "Enquanto Não for Outro Dia".
Em audiovisual, compôs o elenco dos curtas “Diante da Lei”, de Alysson Lacerda, e “Ninja Animal”, de Walmick Campos, do filme-performance "Construção Civil" e dos vídeos "O Dia em que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira" e "Ópera Sem Ingresso", de Andreia Pires, tendo ainda realizado vídeos publicitários e institucionais.
Tem experiências em gestão, interlocução e curadoria para o Governo Federal do Brasil (Secretaria Nacional da Juventude), Centros Culturais Banco do Nordeste, Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Escola Porto Iracema das Artes), Mapa Produções (Teatro Riachuelo/Natal RN) e SESC. Trabalhou no Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal/RN, e no Barracão Teatro, de Campinas, São Paulo, na área de gestão cultural. Propositor da oficina "PROJÉTIL - Elaboração de artefatos de produção cultural por artistas-gestoras/es", com a qual integra o programa SESC Dramaturgias do Departamento Nacional do SESC, e da residência "PROJETA! - Residência em produção, comunicação e acessibilidade cultural", junto a Andrei Bessa e João Paulo Lima. Foi curador da área de artes cênicas do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, e professor dos cursos de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade Federal do Ceará, e do curso de Rádio, TV e Internet, da Fanor DeVry.
Vídeos
-
PRA FRENTE O PIOR
-
O Dia em que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira
-
Enquanto Não For Outro Dia
-
ESTAR VIVO - Desmontagem Cênica
-
Metrópole
-
Ópera Sem Ingresso
-
Tchau, Amor