Coletivo

CANTANDO MARIAS

Descrição curta

O Cantando Marias, é um ajuntamento de mulheres que chegam de caminhos e linguagens artísticas distintas e surge com o desejo de partilhar dos saberes cantados e encantados das mestras cantoras e compositoras do cariri cearense. Presente em muitos espaços, o coletivo visa atualmente a produção do seu espetáculo autoral, com músicas e cenas inéditas.

E-mail: cantandomarias@gmail.com

Telefone Público: (88) 99701-4409

Endereço: sitio Pedra de Fogo, 890 , Betolandia, 63010-000, Juazeiro do Norte, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63113-622

Logradouro: Rua Cariris

Número: 25

Complemento: Apt 570

Bairro: Seminário

Descrição

O Projeto nasce de uma experiência sonora de mundo e depois entra como uma pesquisa em 2014, no curso de Música-Licenciatura UFCA-PROCULT; “Re-Inventário de Cantoras: Um olhar feminino para o canto das guerreiras Cariris”. Produziu fóruns e discussões dentro e fora do ambiente acadêmico que reverberou no TCC “Re-Inventário de Cantoras-Mestra Margarida e Mestra Zulene Galdino: Um olhar subversivo pela não invisibilização de mulheres artistas na história da Música do Cariri Cearense”. Participou do II Seminário Internacional: Arte/Genêro/Ensino no CARTES/URCA, da 2ª edição do “Nós tantas outras” Mulheres e Novos Imaginários-SESC-SP, da edição do #Tudoemcasafecomércio/SESC-CE. Integra a programação do XI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Está convidado para participar do 15th International Congress on Musical Signification, em Barcelona na Escola Superior de Música de Catalunya, em setembro de 2021. Desde maio realiza lives/shows/entrevistas com cantoras/es e grupos do Brasil como: Clarianas, Adriana Moreira, Mestra Marinêz, Elis Trindade,Mestre Anderson Miguel, Mestra Maria de Tiê, Coco de Praia do Mestre Cabral, etc. A equipe é composta de mulheres multi artistas, incluindo cantoras, artistas visuais, mestras da tradição, arte-educadoras,cientistas sociais e multi instrumentistas. Temos parcerias com as Mestras da tradição, com o NZINGA-Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados nas Artes/CNPq. O Cantando Marias também foi convidado para a primeira sessão do Cocadacast promovido pelo Spotify, onde cada uma das integrantes narra a sua trajetória e tem em processo de construção um espetáculo musical que canta e conta a trajetória das mestras mencionadas. Ainda em 2020, o Cantando Marias participa do programa online do CCBNB- Centro Cultural Banco do Nordeste- Cariri e também entra em estúdio pela primeira vez para fazer uma participação especial no primeiro disco da Mestra Margarida, entitulado: "A Sonora é Mestra", pelo olhar de Maria Gomide, e também um dos grupos convidados para O Elas Cantam suas Histórias, projeto da Simone Souza que tem parceria com o Porto Iracema e o Dragão do Mar.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Maria Macêdo

Artista/Educadora/pesquisadora. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, co-liderança do grupo de pesquisa NZINGA/URCA onde desenvolve pesquisas, escritas e projetos. Atua nas encruzas entre artes visuais, teatro e música através da produção individual e de coletivos artísticos no Cariri, com foco no diálogo entre os saberes da terra e os acadêmicos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar