
Individual
Rosa Irineu dos Santos
Dados Pessoais
E-mail Público: centroflexartetrairi@gmail.com
Descrição
MESTRA ROSA IRINEU DOS SANTOS (MÃE ROSA)A cidade de Trairi é dona de uma rica memória cultural construída pelos diversos folguedos, festejos, celebrações e seus múltiplos saberes tradicionais que pelos seus terreiros se manifetaram. Mas, pelos mais diversos motivos, hoje em dia grande parte dessa fartura não se encontra tão facilmente por estas terras. Este fato evidencia a urgência na elaboração e implementação de políticas públicas no município que busquem salvaguardar esses tesouros, para não deixar que se percam os saberes dos mestres e mestras da cultura popular trairiense.
É nesse cenário que Rosa dos Santos Irineu, mais conhecida como Mãe Rosa ou Dona Rosa, segue sua luta diária resistindo e insistindo em manter viva a tradição da medicina natural.
É produzindo seus lambedores, chás, mel, curativos e banhos com ervas e outras matérias-primas cultivadas em seu próprio quintal, aprendizado adquirido a partir da observação de sua mãe, Cristina Sousa e, posteriormente, de seu padrinho, Rodolfo Ramos, que Mãe Rosa demonstra a paixão que carrega por seu ofício e o grande apreço e cuidado que tem pelas pessoas. A qualidade de seus produtos, os quais são comercializados ou doados à comunidade, como também em eventos fora da cidade para os quais é costumeiramente convidada, é retribuída na confiança e no apreço das pessoas por seu trabalho.
Sua função não se restringe a de uma mera conhecedora de remédios naturais, mas sim de uma mestra da medicina popular com um afiado senso de responsabilidade para com aqueles e aquelas que a ela vão em busca de ajuda para suas aflições. Por esse motivo, é comum pessoas da sua família, moradores de Trairi e de outras cidades vizinhas, irem ao seu encontro para, além de consumir, aprender a produzir lambedores caseiros e outros remédios como chás, curativos com ervas, além de produtos para o cabelo e pele.
Apesar de seus 59 anos de atividade, Mãe Rosa foi ganhando notoriedade, para além da região de Trairi, a partir dos eventos voltados as tradições culturais populares realizados pelo Sesc, onde pôde visitar outras cidades do Ceará expondo seus produtos e falando acerca de seus saberes. Sempre com toda sua simplicidade e humildade levantando a bandeira da valorização e do amor por seu trabalho e de seus companheiros e companheiras. Com uma consciência guiada pelo respeito e valorização de nossa memória e identidade cultural junto à comunidade.
Sua relevância se dá não apenas por ser uma detentora dessa sabedoria tradicional, mas também por leva-la às mais diversas pessoas. Sendo porta voz desses conhecimentos outrora tão valorizados pelo povo em períodos onde o acesso a medicamentos farmacêuticos era extremamente difícil para as famílias de baixa renda do interior do Estado.
É difícil saber quando a simples apreciação transborda e se eleva a ponto de só trazer satisfação quando o indivíduo passa à função de ator social, de agente da concretização. Mas com certeza sabemos que após os primeiros passos, para continuar nesse caminho, se faz necessárias doses rotineiras de apoio, estímulo, cuidado, respeito e afeto para que a semente não morra e leve com ela aquilo que nos alimentava a vida de sentido.
Vídeos
-
MESTRA MÃE ROSA | A NATUREZA É A MÃE QUE NOS ENSINA A CUIDAR
-
No Jardim da Mãe Rosa - Medicina Natural
-
MESTRA MÃE ROSA | LAMBEDORES CASEIROS - O SABER E O FAZER
-
Mel de Limão - Medicina natural pelas mãos da Mestra Mãe Rosa
-
Conheça a Mãe Rosa e suas curiosidades
Galeria
