Coletivo

GRES Unidos Do Morro

Descrição curta

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro, ou Unidos do Morro, como é chamada em seu bairro, é uma escola de samba de Barbalha e desfila no grupo único. Com uma imensa torcida, a escola de samba Unidos do Morro, além de ter o maior número de títulos, possui também uma das maiores torcidas barbalhense em ritmo de carnaval, e a melhor e maior bateria.

E-mail: salomaoveloso62@gmail.com

Telefone Público: (88) 99298-8317

Descrição

A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro, ou Unidos do Morro, como é chamada em seu bairro, é uma escola de samba de Barbalha e desfila no grupo único. Com uma imensa torcida, a escola de samba Unidos do Morro, além de ter o maior número de títulos, possui também uma das maiores torcidas barbalhense em ritmo de carnaval, e a melhor e maior bateria do município. Hoje, sobre a presidência de Junior Nilo, a escola volta ao seu auge carnavalesco.

HISTÓRICO
O embrião da Unidos do Morro nasceu na casa de dona Antónia Clara, mãe de Lú pintor. Onde hoje é a traumatologia do São Vicente. Depois o bloco foi pra rua do Rosário, na casa de Carlos Ribeiro, em seguida para o Maguary, onde os donos eram flamenguistas e adotaram as cores vermelho e branco. Em 1963, por sorteio, foi oficializada as cores verde e branco. Primeiros componentes: Zé de Nêga, Tico de Alzira, Zé de Socó, Aluízio Claudino Nunes (Lú), Rolinha, Faniquim, Chico Gurema, Carlos de Zé Ribeiro, Chico de Alconso ( mestre-sala), Seu Né, Tulinho irmão de Faniquim, Antônio de Adão, António de Zé Ribeiro Zena, Fia, Fátima de Dionísio, Eunice (porta-bandeira) Telê, Assis de Nanã, Cazuza. Em 1963, o sapateiro barbalhense Faniquim retornou do Rio de Janeiro onde fora a trabalho e havia se encantado com as escolas de samba e o carnaval carioca. Ele, junto com outros amigos reuniu-se no bar de Dionisio, no Bairro do Rosário, e fundaram o bloco "Foliões do Maguary", que mais tarde viria a dar origem a primeira Escola de Samba Barbalhense, a chamada UNIDOS DO MORRO, do bairro do Rosário. Famosa pela sua bateria e pelos títulos conquistados. Foi a primeira a utilizar a bateria mirim. É a maior campeã do carnaval de Barbalha com 6 títulos, sendo o último em 2018, quando levou as solteironas para a avenida. Em 2019 conquistou eu bicampeonato falando sobre a tradicional festa de Parintins. Em 2020 a Unidos do Morro conquista o tricampeonato falando sobre Fábio Carneirinho e se torna a primeira escola a ter 03 títulos seguidos.
Atuando também no bairro de sua sede com ações de arte, cultura e social.

Presidente: Júnior Nilo

Cores: Verde e Branco

Símbolo: Sol

Bairro: Rosário e Alto do Rosário

Carnavalesco: Josemilson

Mestre de Bateria: PC / Salomão

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

SALOMÃO VELOSO

Musico, Mestre de bateria da G.R.E.S Unidos do Morro, Carnavalesco e Produtor cultural.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar