Coletivo

Piamarta

Descrição curta

Entidade privada sem fins lucrativos voltada ao antedimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Atua em nível Estadual, promovendo atividades nas áreas da Educação, Assistência Social e Cultura. É responsável pela Banda de Música Juvenil Dona Luíza Távora (orquestra destinada à formação de músicos).

E-mail: projetospiamarta@gmail.com

Telefone Público: (85) 3022-5471

Endereço: Avenida Aguanambi , Aeroporto, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60415-390

Logradouro: Avenida Aguanambi

Número: 2479

Complemento:

Bairro: Aeroporto

Descrição

A história desta obra tem seu ponto de origem em outro continente, Europa, na cidade de Brescia – Itália, e tem um personagem central: O Bem Aventurado Padre João Piamarta, fundador da Congregação da Sagrada Família de Nazaré, beatificado recentemente em 12 de outubro de 1997, pelo Papa João Paulo II. A história atravessa os tempos e os Continentes, a missão deixada pelo Pe. João Piamarta àqueles que abraçarem a Congregação da Sagrada Família de Nazaré, é bem definida: Educar e Profissionalizar jovens carentes. Em 1957, o Brasil era um país onde se concentrava uma população de maior número de jovens do mundo, era, porém uma população de crianças e jovens desassistidos educacionalmente.

Para realizar um trabalho missionário chegam ao Brasil em 08 de outubro de 1957, os primeiros padres da Congregação Sagrada Família de Nazaré instalando-se em solo maranhense na cidade de São Bento dos Perys. Hoje a Congregação se espalha nas cidades: Ponta Grossa, Matelândia, Ramilândia, Diamante do Oeste, União da Vitória,Curiba e Fortaleza.

No Ceará os padres missionários chegam em 10 de março de 1960, se instalando em Fortaleza, no Bairro do Montese com a finalidade de fundar para os jovens carentes uma escola profissionalizante. Em 1960 a população do Bairro do Montese era essencialmente jovem e sem nenhuma perspectiva. Os padres missionários fundam a Escola Profissionalizante Pe. João Piamarta ensinando aqueles jovens, que só conheciam a ociosidade, o gosto e a utilidade do trabalho. Identificando-se com os jovens do bairro, Pe. Luiz Rebuffini,um dos missionários, cria também grupos de jovens que nos momentos livres se reúnem em busca de lazer saudável, esportes, arte e cultura. Com esses trabalhos, o Bairro do Montese tem seus jovens aos poucos, mais capazes de enxergarem o futuro com seus próprios olhos, os jovens se tornam mais autônomos e o trabalho substitui o ócio de antes, pois a escola atinge seu objetivo profissionalizante dando autonomia ao próprio bairro no setor artístico com a primeira Banda Juvenil.

Padre Luiz Rebuffini sente necessidade de expandir a sua ajuda às crianças e jovens, é preciso vê-los de forma integral, e em 1972 funda o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, escola de Educação Formal e Profissionalizante, funcionado em regime de externato e internato para aquelas crianças e jovens órfãos ou filhos de lares desajustados. A repercussão deste trabalho social logo chega as mais distantes favelas ou bairros pobres, cresce então o número de crianças precisando ser atendidas nas suas necessidades básicas. O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta deixa de ser uma só unidade, e passa a ser um grande complexo, obedecendo a seguinte ordem cronológica:

1966 – Fundação do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta - Avenida Aguanambi;
1972 – Início das atividades na área de educação formal e profissionalizante;
1979 – Doação do Canteiro de Obras do Açude Riachão Pacoti localizado no Município de Itaitinga;
1984 – Fundação da Casa das Crianças Governador Virgílio Távora, no local antes ocupado pelo Canteiro de Obras, acolhendo cerca de 600 crianças com idade de 7 à 12 anos;
1988 – Fundação do Lar para meninas, Lar Nazaré, no Município de Eusébio, com capacidade para atender 200 crianças;
1988 – Fundação da Casa Jovem Pietro Serioli, para abrigar jovens de 18 anos, por mais dois anos, até torná-los definitivamente autônomos. Casa fechada em julho de 2001;
1988 – Inauguração da Fazenda Escola Sartori Sarzi, no Município de Itaitinga, campo para aulas práticas em agricultura e pecuária e realização de atividades de auto sustentação;
1994 – Inauguração do Hospital São Lucas para beneficiar a população pobre do Município de Eusébio, como também, para dar oportunidade de profissionalização nas áreas de saúde às alunas do Lar Nazaré. Hospital vendido a Prefeitura Municipal de Eusébio em 1999;
1995 – Inauguração e funcionamento da Cozinha Escola Industrial, em Fortaleza, com capacidade para fornecimento de até 30.000 refeições diárias;
2001 – Inauguração da Escola Agrícola Padre. Lino Gottardi, no Município de Limoeiro do Norte. Com capacidade de atendimento para 800 alunos;
2011 – Venda de parte das instalações físicas do Lar Nazaré no Município de Eusébio. Construção de novas instalações no Município de Itaitinga, Rua Itapó S/N – Riachão.

Hoje este complexo, que tem como sede e unidade mantenedora, o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, Decreto Nº 87. 122 de 26/04/1982, tem seu trabalho reconhecido pela sociedade civil como excelência em Educação Integrada, oferecendo Educação Básica e Profissionalizante à crianças, , adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de nosso Estado.

Missão: Oferecer serviços de educação básica, formação profissional e apoio sócio assistencial de qualidade a crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade econômica, social e risco pessoal.

Visão: Ser referência em ações de promoção humana, social e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Valores: Confiança na Providência; Espírito Cristão; Amor à Família; Gratidão; Cidadania; Ética.

Público Alvo: O público-alvo beneficiado pela Instituição são prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens provenientes da população que vive em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, decorrentes de privações e/ou fragilizações de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social, evitando quaisquer discriminações etárias, étnicas, de gênero, por deficiência, entre outras.

ATIVIDADE CULTURAL:

A Banda de Música Juvenil Dona Luíza Távora foi fundada em 2 de julho de 1972. Atualmente, é composta por crianças e adolescentes. O grupo principal, que ensaia diariamente, é composto de 50 jovens músicos, cuja faixa etária varia de 10 a 18 anos. Nas turmas de teoria musical tem-se um efetivo de 80 alunos e na prática instrumental uma média de 15 aprendizes.

Com reconhecido valor local, nacional e internacional, a Banda de Música Juvenil Dona Luíza Távora, existente há 45 anos ininterruptos de atuação, já educou e profissionalizou milhares de adolescentes e jovens. Constitui um projeto artístico, cultural, social e educacional que tem apresentado grandes resultados em todo o Brasil e no mundo.

Durante todos estes anos a Banda já foi ouvida pelos papas Paulo VI e João Paulo II, bem como por personalidades do mundo artístico como Bibi Ferreira e Roger Moore, que personificou James Bond, o agente 007. Empreendeu 11 excursões culturais à Europa, exibindo-se nas cidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Áustria. Em 1979, nos Estados Unidos, representou o Brasil no Foreing Languages Festival. Além disso, recebeu inúmeros prêmios no Brasil por sua qualidade musical e por seu trabalho de promoção da juventude cearense.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar