Descrição curta

Professor do IFCE. Coordenador de Arte e Cultura PROEXT/IFCE. Coordena a Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFC, 2020–2024). Mestre e Licenciado em História (UFC). Tem experiência na área de História, patrimônio cultural, bens imateriais e cultura tradicional popular e cultura junina. Atua em projetos como curador assistente do Encontro Mestres do Mundo (2017-2022) e do Ceará Junino (2017-2019)

Dados Pessoais

E-mail Público: aterlane@gmail.com

Telefone Público: (85) 99793-3001

Descrição

ATERLANE MARTINS
Professor, historiador, pesquisador do patrimônio cultural e educador de museus.
aterlane@gmail.com / 85 9 81354277 (VIVO) / 85 9 9793.3001 (TIM/Whats App)


FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Mestre em História Social (2013 – 2015) pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Programa de Pós-Graduação em História Social com pesquisa sobre o patrimônio imaterial intitulada: Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: projetos de patrimonialização no Sertão Central cearense (1982 – 2008). Dissertação premiada no X Edital de Incentivo às Artes – 2015 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, publicado na coleção Outras Histórias do Museu do Ceará, vol. 71, em parceria com a Editora do IFCE.
Cursou na Universidade Ca’ Foscari, Veneza – Itália (2010 – 2011) o Master Cultura del cibo e del vino per la gestione delle risorse enogastronomiche (Cultura da alimentação e do vinho para gestão de recursos enogastronômicos), com pesquisa na área do Turismo Cultural.
Foi pesquisador-bolsista da UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, selecionado em edital público, participando do Programa de Especialização em Patrimônio PEP Iphan/Unesco (2005 – 2007), em sua primeira turma, estudando os bens culturais imateriais no Cariri para o respectivo processo inventariamento e registro como patrimônio cultural do Brasil.
É Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (2004).
Desde 2010 é professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Quixadá, ministrando as disciplinas de História, História da Arte, Patrimônio Cultural e Cidadania, Manifestações da Cultura Popular, História aplicada ao Turismo, Projetos Sociais, Projeto Socioambiental, e, Meio Ambiente, História e Sociedade. Atualmente é Coordenador de Extensão do IFCE campus Quixadá. É coordenador-geral do Programa de Extensão Campus de Arte e Cultura, e, das áreas de cultura popular, roteiros culturais e artes visuais mantendo nesta área o Coletivo de Artes Visuais e Fotografia que realiza, periodicamente, exposições e oficinas artísticas.

CULTURA JUNINA


Em 2016, idealizou, criou e coordena a Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina – RNP Cultura Junina, sediada em Fortaleza – CE. Coordena o Curso Capacitação nas Áreas Artísticas da Cultura Junina, com durarção de 200h/a, iniciado em maio de 2017(PRESENCIAL) com previsão de término em agosto de 2017 (EAD). O curso é uma ação de Extensão do IFCE, campus Fortaleza e campus Quixadá.
A convite da Direção do Teatro José de Alencar organizou e realizou a exposição Espetáculo Junino: imagens, objetos e reflexões sobre as práticas cênicas do São João no Ceará, em cartaz na Galeria Ramos Cotôco no mês de junho de 2016.
Foi palestrante do Seminário de Formação de Jurados do XVIII Festejo Ceará Junino apresentando a pesquisa Trajetórias do Movimento Junino cearense, realizado no Teatro Carlos Câmara, em junho de 2016.
Organizou e foi curador dos Processos de Seleção e Formação de Jurados dos Concursos de Quadrilhas da União Junina do Ceará refletindo sobre Conhecimentos e técnicas necessárias à formação de jurados juninos (2016), Jurados Juninos: entre a técnica e a arte (2015), Julgamento em pauta: critérios técnicos de avaliação (2014), no qual realizou a palestra: Rainha, Princesa e Marcador: destaques em julgamento.
Participou da elaboração do dossiê que apresentou a candidatura de “Dona Mazé”, quadrilheira pioneira da cidade de Caucaia, ao Edital de Seleção dos Mestres da Cultura/Tesouros Vivos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A candidatura obteve aprovação e Dona Mazé foi titulada como Mestra da Cultura, primeira representante da cultura junina.
Em 2014, foi palestrante convidado do I Simpósio Nacional do Movimento Junino – I SIM JUNINO, proferindo palestra sobre o tema Cultura junina como patrimônio cultural, ocorrido no Museu Nacional, Brasília – DF.
Em 2013 desenvolveu, em Teresina – PI, o Seminário de Formação para Jurados e Quadrilhas do Concurso São João das Cidades, organizado pela TV Cidade Verde, bem como, organizou e participou na condição de palestrante no Seminário de Formação de Jurados em Palmas – TO, por ocasião do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ.
Em 2013, a convite da Secretaria da Cultura do Ceará, organizou e foi curador do II Seminário de Formação de Jurados: Festejos Juninos, patrimônio e diversidade cultural no Ceará. Em 2012 foi curador do I Seminário de Formação e Seleção de Jurados do Festejo Ceará Junino intitulado Cultura, Tradição e Identidade.
É membro fundador da União Junina do Ceará, entidade representativa de quadrilhas, festivais e profissionais da cultura junina, da qual foi Secretário de abril de 2014 até outubro de 2015. Fez parte da Equipe Técnica que elaborou o Manual do Jurado, adotado desde 2013 pela Fequajuce, adaptado pela União Junina do Ceará (2014) e pelo Ceará Junino (2013) e em uso nos processos de seleção e formação de jurados até a presente data.
É jurado de festivais e concursos de quadrilhas juninas desde 2000, tendo experiência em bancas julgadoras de concursos locais (bairros de Fortaleza), estaduais (Concurso Estadual Fequajuce / União Junina / Campeonato Estadual Ceará Junino – em diversos anos), regionais e nacionais, organizados pela Fequajuce, Festejo Ceará Junino/Secult CE, Confebraq, Iguatu Festeiro e atualmente aos associados à União Junina do Ceará.

CULTURA POPULAR E PATRIMÔNIO CULTURAL (CULTURA JUNINA)

Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC/CNPQ desde sua fundação em 2007, integra ainda o quadro de pesquisadores do Grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada – IFCE/CNPq, desde 2013. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de História – ANPUH, desde 2010.
É membro efetivo do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará – CEPC/SECULT CE, eleito para o biênio 2016 – 2017, na acategoria Tradições Populares. É Conselheiro Titular da categoria Cultura Popular Tradicional no Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza – CMPC/SecultFor (Biênio 2017 – 2018).
É membro do Fórum de Cultura Popular do Ceará, que reúne-se em Fortaleza, e do Fórum de Cultura e Turismo do Sertão Central, sediado em Quixadá.
É parecerista, aprovado via seleção pública da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e, avaliador no Edital XII Ceará Natal de Luz – 2015 e parecerista do eEdital XII Carnaval do Ceará – 2016 e do Edital XII Ceará da Paixão – 2016, XIII Edital Carnaval do Ceará (2017).
Desde 2013 é membro integrante do Comitê Gestor do Festejo Ceará Junino, instituído pela SECULT CE, atuando como representante ora da sociedade civil (2016), ora da União Junina do Ceará (2014, 2015). É Avaliador do Festejo Ceará Junino, desde 2012, atuando como membro representante da sociedade civil na fiscalização dos nas Etapas Regionais do Festejo Ceará Junino.
Foi curador do Seminário Educação, Cultura e Democracia: o diálogo possível entre a diversidade cultural e as práticas escolares, realizado em Quixadá integrando a programação do IX Encanta Quixadá: Festival de Cantoria, pelejas e improvisos, em agosto de 2016.
Organizou e coordenou o Seminário Tempos de Partilha: os profetas da chuva e a patrimonialização da cultura popular, realizado no IFCE campus Quixadá, durante o XX Encontro dos Profetas da Chuva, em janeiro de 2016.

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

Trabalhou em diversos museus e centros culturais do estado do Ceará, destacando-se: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde exerceu as funções de educador de museus e Coordenador de Ação Educativa e Cultural (2001 – 2005), desenvolvendo o primeiro programa educativo daquela instituição Conhecendo e Aprendendo com os Museus (2002 – 2004) bem como, seus materiais educativos, quando integrava a equipe do NUACE – Núcleo de Ação Cultural Educativa; no Sobrado Dr. José Lourenço exerceu o cargo de Coordenador de Ação Educativa (2008 – 2010) e no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBN/Fortaleza, realizou o Encontro com Educadores, concebeu e elaborou os Materiais Educativos de Apoio ao Estudante e aos Professores (2007 – 2012) e desenvolveu também o projeto Arte em Família (2007 – 2011). Coordenou, em 2010, a ação educativa da Mostra de Arte Naïf do SESC – CE, atuando nas sedes de Fortaleza, Iguatu e Sobral. Em 2011, a convite do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, desenvolveu material educativo e oficinas de formação para os educadores da exposição internacional De Picasso a Gary Hill.
Desde 2010 faz parte do quadro de professores da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAO, vinculada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde ministra disciplinas referentes ao patrimônio cultural, memória, história da arte e museus.

De 2008 a 2010 coordenou a Rede de Educadores em Museus do Ceará – REM CE em suas diversas atividades. Participou da organização do I e II Seminários da REM CE e da publicação dos Anais dos referidos seminários. Em 2009 representou o Ceará, na condição de palestrante, no II ENREM – Encontro Nacional das Redes de Educadores em Museus, sediado no Palácio Gustavo Capanema no Rio de Janeiro – RJ. Em 2010 a convite do Curso de Museologia da Universidade de Brasília – UNB foi palestrante na Aula Magna de abertura do ano letivo. Foi reeleito coordenador da REM CE para o biênio 2013 – 2014.

ARTES VISUAIS

Foi Coordenador de Produção, conduzindo a montagem, da exposição fotográfica “Cego Aderaldo: a trajetória de um poeta”, parte integrante da programação do IX Encanta Quixadá, em agosto de 2016.
Na coordenação do Coletivo de Artes Visuais e Fotografia (IFCE Quixadá) organizou e realizou a exposição fotográfica “Pontos de Vista: paisagens culturais no sertão Central cearense”, integrante da Programação da 14ª Semana Nacional de Museus em maio de 2016, e, a exposição de desenhos e aquarelas “Arte nossa”, durante a programação do Dia do Estudante no IFCE campus Quixadá, em agosto de 2016.
Em 2015, a convite da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, desenvolveu no campus Liberdade, em Redenção – CE, oficinas para montagem de exposições de fotografias e juntamente com a Articuladora de Arte e Cultura Vanéssia Gomes e o fotografo Alex Hermes, elaborou e realizou a curadoria e montagem da exposição Narrativas Sensíveis: os olhares sobre as diversidades culturais, integrando a programação do III MOVIMENTA, que esteve em cartaz nos campi de Redenção – CE e São Francisco do Conde – BA.
Foi parecerista da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, na categoria Artes Visuais, tendo sido selecionado e classificado em 1º lugar, em edital público, em 2014.
Em novembro de 2014 a convite da Cia. Prisma de Arte desenvolveu o projeto curatorial e expográfico da mostra Teatro & Memória, integrando a programação do X Festival de Teatro de Fortaleza, realizada no espaço expositivo do Estoril – Fortaleza. O módulo fotográfico da exposição foi reapresentado em agosto de 2015 por ocasião do Dia da Fotografia.
Em 2010 coordenou o I Seminário Circuito Compartilhado: pensando uma rede de artes visuais no interior do Ceará realizado na Casa da Cultura de Sobral, e em 2011, integrando a Programação do VI Agosto das Artes, coordenou o II Seminário Circuito Compartilhado: potencializando as ações da rede de artes visuais no interior do Ceará realizado no CCBN-Cariri, Juazeiro do Norte – CE.
Em 2010, a convite do artista Diego de Santos, foi curador da exposição Passagem Sutil / Paisagem Permanente, realizada na Galeria Antônio Bandeira, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Desenvolveu no mesmo ano, para Secretaria da Cultura de Fortaleza – Secultfor, a Cartilha de Arte Contemporânea, utilizada na formação de professores por ocasião do Salão de Abril.
Em 2009 foi parecerista do Edital de Incentivo às Artes, categoria Artes Visuais, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult CE.
A convite da Secretaria da Cultura de Fortaleza – Secultfor foi pesquisador da exposição comemorativa dos 60 anos do Salão de Abril, homenageando aos 90 anos do artista Estrigas.

Fortaleza, fevereiro de 2020.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar