
Fernanda Rocha
Dados Pessoais
E-mail Público: fernandarochaarqurb@gmail.com
Telefone Público: (85) 3267-4600
Endereço: Rua Barbosa de Freitas 2541, Dionísio Torres, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60170-174
Logradouro: Rua Barbosa de Freitas
Número: 2541
Complemento: Apto 802
Bairro: Dionísio Torres
Descrição
Diretora Portas Abertas - Experiências e aprendizagem cultural (@oficialportasabertas), que desde dez/2021 desenvolve atividades gratuitas nos jardins do TJA e lives no YouTube (IAB CE, MAUC UFC e TJA). Nas comemorações de 113 anos de nascimento de Burle Marx, exibiu o Filme Paisagem - um olhar sobre Roberto Burle Marx, no Cineteatro São Luiz, com a presença do diretor João Vargas Penna.Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, MACKENZIE/UNIFOR (2015). Mestre em Geografia, ProPGeo, da UECE (2014). Especialista em Ensino de Arquitetura Paisagística, FUPAM USP/IFLA/ABAP/UNESCO (2007) e Paisagismo, PUC PR (2004). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFC (1986).
Educadora e pesquisadora. Foi, por 21 anos, professora e pesquisadora na Universidade de Fortaleza, onde coordenou o Laboratório da Paisagem Unifor, desenvolvendo estudos relacionados aos temas: Jardins de Burle Marx em Fortaleza, Espaços Livres de Fortaleza e Espécies Nativas do Ceará para uso na arborização urbana. Em agosto de 2007, O Laboratório da Paisagem trouxe a público suas atividades, com a realização de evento integrante da Programação cultural do Theatro José de Alencar (TJA), realizando conjuntamente:
1. Conferência “Roberto Burle Marx (1909-1994): os jardins do Recife”, da Professora Ana Rita Sá Carneiro, Coordenadora do Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, mediada pelos arquitetos Francisco Veloso, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN e Nícia Bormann, paisagista e ex-estagiaria de Burle Marx;
2. Visita guiada pelos Professores Fernanda Rocha, Unifor e Ricardo Bezerra, UFC, aos Jardins do Theatro;
3. Abertura da mostra “Viver o Verde da Cidade, Viver o Verde na Cidade: vida e obra de Burle Marx a partir do jardim do TJA”, na Galeria Ramos Cotoco (Anexo do TJA).
O Laboratório da Paisagem, realizou ainda: a organização e participação em eventos relacionados à discussão sobre a paisagem, tais como os Colóquios sobre a Paisagem, promovidos na Universidade de Fortaleza. Foram oito edições no ano de 2009, quatro no ano de 2010, uma em 2013, uma em 2015 e duas em 2016. Em 2009, a edição “Roberto Burle Marx, 100 Anos de Arte”, com Ricardo Marinho, responsável pela implantação dos jardins de Burle Marx em Fortaleza, marcou os 100 anos de aniversário do artista. Em 2010, outra edição, desta vez com José Tabacow, ex-sócio de Burle Marx, abordou o tema “Roberto Burle Marx: A valorização da flora Brasileira”. Em 2016, outra edição comemorativa do aniversário de nascimento do artista, exibiu os quatro episódios do documentário "Expedições: BURLE MARX. Paisagista / Colecionador / Botânico / Ambientalista". Em parceria com o LEAU UFC, lançou em 2009, através do XXV Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH, o opúsculo “Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar”, reeditado em edição revista e ampliada em 2012, desta vez com recursos do Prêmio Literário para Autores Cearenses, na categoria Otacílio de Azevedo de reedição, promovido pela Secretaria da Cultura, SECULT, do Governo do Estado do Ceará, com o título “Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar. Um projeto em dois tempos”.
Em 2013, a divulgação das pesquisas realizadas conjuntamente sobre o tema contou com a publicação do livro “Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”, organizado por pesquisadores da UFPE, contando com um capítulo para cada um dos sete estados, entre os nove que configuram o nordeste brasileiro. No caso do Ceará, tratou-se dos “Jardins de Burle Marx para o Theatro José de Alencar em Fortaleza”.
Naquele mesmo ano, o projeto NATURAL—NATURAL: Paisagem e Artifício, concebido e coordenado pela Artista Plástica Ana Maria Tavares, Professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, ECA-USP, debruça-se sobre Fortaleza e a produção local de Burle Marx, constituindo-se a partir de quatro laboratórios. “Os LAB-01 e LAB-02: Reconstruções de Paisagem” enfocaram os Jardins de Burle Marx do Theatro José de Alencar e da Sede do BNB, no Passaré, buscando em conjunto com artesãs e designers locais, “a investigação de técnicas, processos e materiais para a produção de obras de arte”. O “LAB-03: Pesquisa – Entre a História e a Atualidade do Lugar”, buscou referências e compreensão do contexto no qual se inserem as obras de arte produzidas pelo grupo, e expostas no Museu de Arte Contemporânea, MAC, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CDMAC, e posteriormente no Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB, em Juazeiro do Norte. O LAB-04: Diálogos da Modernidade: entre Ciência, Política e Estética, concebido como um Seminário Internacional (vídeo em anexo), com intuito de “promover uma perspectiva crítica sobre a interação da arte e da arquitetura com a ciência e o social” (TAVARES, 2013, p.19), se realizou no CCBNB em Fortaleza, contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, entre os quais esta agente, que prestou consultoria em outros momentos do projeto: apresentação da fala “Burle Marx em Fortaleza: auspícios de modernidade?”, na qual resgata o percurso do paisagista em Fortaleza, incorporando discussões fomentadas no âmbito do Minter UPM/Unifor, especialmente através da disciplina, “O edifício e a cidade: produção, planejamento e projeto”, ministrada pelos Professores Nadia Somekh e Abílio da Silva Guerra Neto.
É portanto, no contexto destas pesquisas e de seus desdobramentos, que se faz relevante o recorte da produção dos espaços livres residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza, que se propõe publicar em livro, realizar seminários e exposições através deste edital, os estudos desenvolvidos na dissertação de mestrado intitulada "Os jardins residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza: entre descontinuidades e conexões". A intenção é levar ao público em geral, de modo acessível, todo o potencial da contribuição do paisagista Roberto Burle Marx, através dos jardins por ele propostos em Fortaleza para as residências: Luce e Benedito Macedo, Denise e José Carlos Pontes, Stela Rolim e Pio Rodrigues Neto e para os edifícios residenciais multifamiliares: Portal da Enseada e Coast e Sea Tower. E ainda contribuir para a preservação da memória cultural da cidade, dado que em se tratando de jardins particulares, esta preservação é ainda mais difícil.
Esta produção acadêmica foi selecionada em edital da Fundação Waldemar Alcântara e publicada em 2023, tendo recebido neste mesmo ano, o Prêmio IAB CE – Edição Campelo Costa, na categoria Cultura Arquitetônica.
Também em 2023, o Portas Abertas realizou o Diagnóstico dos Jardins de Burle Marx no Theatro José de Alencar, com objetivo de levantar as condições de suas espécies vegetais, o principal componente de jardim histórico, com definições e orientações para encaminhamentos da gestão em longo, médio e curto prazo, iniciando por ações emergenciais e preventivas, voltadas à sua preservação. Todas as ações neste âmbito foram acompanhadas de ações de difusão do conhecimento, presenciais e online e compiladas em documento inovador, disponibiliado ao grande público atraves do site da SECULT CE e de outros plataformas científicas e abertas.
Como desdobramento, este diagnóstico recebeu dupla premiação, uma nacional: 2o lugar no Prêmio ABAP Roberto Burle Marx de projeto, obra construída e planejamento no campo da Arquitetura da paisagem, na Modalidade Prática de Planejamento, Categoria Produto; e outra estadual: 1o lugar no 2º Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Cidade CAU CE 2024 na categoria Projeto de Urbanismo e Cidade. O que reforça a relevância de tal iniciativa. Além das manutenções preventivas ralizadas e das orientações que servem como guia e garantia da conservação destes importantes jardins históricos, que integram outro bem patrimonial, o Theatro José de Alencar, tombado desde 1964.
Vídeos
-
Portas Abertas apresenta Trajetórias #1: "A Praça José de Alencar e o TJA"
-
Projeto "Portas Abertas" apresenta "Oferenda ao Tempo: 30 Anos do Jardim do TJA"
-
Seminário Natural-Natural: Paisagem e artifício - parte 1 - mesa 1 - contextos
-
Casa de vegetação e Laboratório da Paisagem Unifor
-
Laboratório da Paisagem e Colóquios sobre a Paisagem
-
Portas Abertas por Nicia Bormann: o ensino como construção de saberes. Trajetórias #2.
-
Exposição Sérgio Helle e os Jardins da Unifor - 28/05
-
"O jovem Burle Marx no Recife: antes de tudo um jardineiro!'
-
"Jardins e o nosso relacionamento com o mundo vegetal"
-
"Os Jardins do Theatro José de Alencar"
-
Uma maneira de viver: Nícia Bormann e as artes visuais
-
Borsoi e Burle Marx: arquitetura e paisagismo na criação do edifício da Receita Federal
-
Burle Marx em Fortaleza: jardins residenciais
-
Le Corbusier no Centro Cultural Casa Barão de Camocim
Galeria
