
Coletivo
AESTROFE - Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará
E-mail: aestrofe@gmail.com
Telefone Público: (85) 3217-2891
Descrição
A AESTROFE é uma instituição sem fins lucrativos que congrega poetas populares, folheteiros, xilogravadores, capistas, folcloristas, declamadores, cantadores e todos os demais artistas e profissionais que lidam com o fantástico mundo da Literatura de Cordel e da cultura popular de um modo em geral.A instituição congrega, hoje, quase quarenta artistas com forte atuação na área em todo o território nacional. Dentre eles, muito tem se destacado: Rouxinol do Rinaré, Evaristo Geraldo da Silva, Lucarocas, Arievaldo Viana, Zé Maria de Fortaleza, Paiva Neves, Antonio Queiroz de França, Francisco Melchiades, Sávio Pinheiro e Klévisson Viana, que além de fundador, ocupa atualmente a função de presidente da instituição.
A AESTROFE vem promovendo e difundindo a Literatura de Cordel em todo o território nacional e, também, no exterior.
Nossa associação já esteve presente em várias feiras e bienais de livros, e por cinco vezes consecutivas fez a coordenação da Bienal Internacional do Livro do Ceará na área de literatura popular.
Fez a curadoria da Feira do Sebo na Praça do Ferreira, em Fortaleza – CE, no mês de fevereiro de 2006. Feira esta, voltada exclusivamente para o cordel e seus desdobramentos: livros, cd´s, folhetos, infanto-juvenil, teatro, música e etc.
Realizou a Feira Brasileira do Cordel e a Feira do Cordel Brasileiro no Centro Dragão do Mar e Caixa Cultural Fortaleza com grande aceitação por parte do público do nosso Estado. Coordena, também, mensalmente o Recital "Cordel com a Corda Toda" no palco Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar.
Há vários anos leva o cordel a diversas escolas públicas de Fortaleza, através do projeto PONTO DE CULTURA CORDEL COM A CORDA TODA, onde centenas de crianças e jovens do ensino fundamental vem tendo contato com a Literatura de Cordel. O ponto realiza palestras, oficinas de cordel e xilogravura, aulas-espetáculo e recitais. Todas as atividades estão registradas em centenas de fotografias.
*****
AESTROFE - Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará
Av. Bezerra de Menezes, 2071 - Sala 208 - São Gerardo - Fortaleza - Ceará - Brasil | CEP 60325-004
CNPJ: 08.777.434/0001-04
Tel.: (85) 3217-2891 | aestrofe@gmail.com | https://www.facebook.com/AESTROFE
****************************************
MEMORIAL/ CURRICULUM DA AESTROFE
A AESTROFE - Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará, fundada em 30 de agosto de 2006 com a participação de vários cordelistas, xilogravuristas, repentistas, pesquisadores e xilogravadores do Ceará, contemplando os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Itapajé, Canindé, Tauá, Quixadá e Juazeiro, bem como a representação de outros Estados do Nordeste como Paraíba e Rio Grande do Norte, realizou várias exposições de Literatura de Cordel e xilogravuras em diversas feiras e instituições.
Buscando sempre fazer parcerias com artistas e entidades e instituições como a ABC-Academia Brasileira de Cordel, SOPOEMA-Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú, CECORDEL, o grupo PAJEARTE (com teatro popular, cordel e xilogravura), FOLHETERIA PADRE CÍCERO (de João Pedro do Juazeiro), Tupynanquim Editora (editora cearenses especializada em Literatura de Cordel), entre outras.
ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PONTO DE CULTURA CORDEL COM A CORDA TODA:
• Palestra: “Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula” – Arievaldo Viana (de AESTROFE);
• Oficina de Xilogravura: - Sérgio Magalhães (do grupo PAJEARTE);
• Oficina de xilogravura: - João Pedro (da FOLHETERIA PADRE CÍCERO)
• Oficina de Literatura de Cordel: - Zé Maria de Fortaleza (da Academia Brasileira de Cordel);
• Oficina de Literatura de Cordel: - Rouxinol do Rinaré (da SOPOEMA e ABC);
• Declamações: Evaristo Geraldo (AESTROFE), Antonio Q. de França (SOPOEMA), JOTABÉ e Edson Neto (do CECORDEL).
A AESTROFE também realizou um excelente trabalho à frente do Ponto de Cultura Cordel com a Corda, onde ofertou dezenas de oficinas de Literatura de Cordel e Xilogravura, apresentações de Teatro de Cordel e Cantoria de Repente. Participaram do nosso projeto os renomados repentistas Zé Maria de Fortaleza e Geraldo Amâncio Pereira, os cordelistas Evaristo Geraldo da Silva, Francisco Paiva Neves, Luis Carlos Rolim de Castro (Lucarocas), Arievaldo Viana e os xilogravadores Francisco Sérgio Magalhães Pinto e Nonato Araújo. Bem como a participação especial de Antônio Ribeiro da Conceição (Mestre Bule-Bule) um dos maiores nomes do cordel, da cantoria e da música regional em nosso País.
Tivemos como parceiros a Associação dos Cantadores do Nordeste – ACN (Carlito Pamplona), Templo da Poesia (Centro), ACL – Associação Comunitária em Luta (Granja Lisboa) e as escolas EMEIF Professor Martinz de Aguiar (Bairro Ellery), a EEFM Mário Hugo Cidrack do Vale (Antônio Bezerra), EEFM José Bezerra de Menezes (Antônio Bezerra), EMEIF Patativa do Assaré (Carlito Pamplona), EEFM João Paulo II (Henrique Jorge), EMEIF Frei Tito de Alencar Lima (Caça e Pesca) e Escola de Ensino Fundamental Estado do Maranhão (Modubim).
As oficinas de Literatura de Cordel ministradas por Francisco Paiva Neves, Arievaldo Viana, Luis Carlos Rolim de Castro (Lucarocas), Zé Maria de Fortaleza e Evaristo Geraldo da Silva (todos poetas de expressivo reconhecimento nacional) beneficiaram centenas de alunos (crianças, jovens e adultos) da rede pública de ensino de Fortaleza, bem como de outras instituições a exemplo da Associação Comunitária em Luta (Granja Lisboa) que durante os cursos de cordel e de xilogravura teve uma significativa participação de alunos da terceira idade.
As apresentações de Arievaldo Viana, Zé Maria de Fortaleza, Geraldo Amâncio Pereira e Antônio Ribeiro da Conceição (Mestre Bule-Bule), bem com as apresentações de Teatro de Cordel do Grupo Pajearte dinamizaram as atividades do ponto de Cultura Cordel com a Corda toda durante o ultimo ano de atividade do nosso projeto.
De igual importância foi a participação do Ponto de Cultura durante as atividade de comemoração do centenário do grande poeta popular e editor Joaquim Batista de Sena no Museu da Imagem e do Som do Ceará com os repentista Geraldo Amâncio, Antônio Jorcélio e José Eufrásio. Não esquecendo de mencionar que o Ponto de Cultural se fez presente durante a I Feira Brasileira do Cordel, evento realizado pela AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará, em junho de 2012 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o apoio do Ministério da Cultura.
As atividades do ‘Ponto de Cultura Cordel com a Corda Toda’ foram temas de palestras do cordelista, ilustrador e editor Klévisson Viana, presidente da AESTROFE, durante a “Decima Primera Feria Internacional del Libro en El Zócalo” de 14 a 23 de outubro de 2011 na Cidade do México (México) e durante a “Feira Internacional da Palavra” em Cabo Verde (África) em dezembro de 2011. O ‘Ponto de Cultura Cordel com a Corda Toda’, também, teve atuação marcante em duas edições da Bienal Internacional do Livro do Ceará e na III Feira do Livro Infantil de Fortaleza.
O trabalho pioneiro do ‘Ponto de Cultura Cordel com a Corda Toda’ foi tema do programa “Salto para o Futuro” da TV Escola dedicado exclusivamente a Literatura de Cordel na Escola. Para conferir os programas é só acessar o link: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=577:salto-para-o-futuro-serie-literatura-de-cordel-e-escola&catid=71:destaque
Durante o exitoso percurso de atividades do ‘Ponto de Cultura Cordel com a Corda Toda’, foram beneficiados em suas oficinas mais de mil pessoas (crianças, jovens e adultos) e milhares de pessoas com os recitais, cantorias e apresentações teatrais.
OUTROS PROJETOS DA AESTROFE:
- CORDEL COM A CORDA TODA NO CENTRO DRAGÃO DO MAR
- I FEIRA BRASILEIRA DO CORDEL
- FEIRA DO CORDEL DA PRAÇA DOS LEÕES
- FEIRA DO CORDEL NO TJA
- I FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
- II FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
- CORDEL MURAL
- BANCA DE CORDEL DO DRAGÃO DO MAR
Antônio Clévisson Viana Lima (Klévisson Viana)
Presidente da AESTROFE
Vídeos
-
CORDEL COM A CORDA TODA
-
Feira do Cordel da Praça dos Leões
-
FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
-
FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO 2
-
FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO NA TV BRASIL
-
CORDEL COMA CORDA TODA NO DRAGÃO DO MAR
-
II FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
-
VINHETA DE DIVULGAÇÃO DA II FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
-
II FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO
-
Tião Simpatia na II Feira do Cordel Brasileiro
-
CRIANÇAS APRESENTAM CORDEL NA II FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO COORDENADA PELA AESTROFE
-
Os mestres Bule-Bule e Zé Maria de Fortaleza em evento da AESTROFE
-
PRAÇA DO CORDEL COORDENADA PELA AESTROFE NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ
-
O CORDEL COM A CORDA TODA NO PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO DA TV ESCOLA
-
O PROJETO CORDEL COM A CORDA TODA na TV ESCOLA (MEC)
Galeria
