Descrição curta

O CUCA é um projeto coletivo, feito por jovens estudantes que acreditam que a Cultura transforma e salva vidas, principalmente na periferia, além de ser um importante instrumento para educar e conscientizar nossa juventude, o Projeto Cultural é feito de forma coletiva, atingindo diretamente e indiretamente diversos estudantes por meio do movimento estudantil.

Descrição

A história do CUCA surge na década de 40, com o CPC (centrais populares de cultura) da União Nacional dos Estudantes, realizando a UNE Volante que levava arte e cultura para todos os estado brasileiros. Aqui no Ceará o projeto fundou o Salão de Abril por meio da Secretária de Cultura da UEE-CE (que logo seria reorganizado pela prefeitura de Fortaleza), fomentou a criação do grupo de cultura estudantil GRUTA e CACTUS, que tiveram destaque na sua atuação no inicio do regime militar.

Com o ressurgimento da UEE-CE, após longos anos sem a entidade estudantil cearense, o CPC da UNE ressurge como CUCA (Circuito de Cultura e Arte Estudantil), adotando uma nova característica de movimentar e organizar os estudantes por meio da Cultura e da Arte.

Esse sentimento da criação do CUCA surge a partir de jovens que já organizavam a cultura e arte dentro das universidades, enquanto organização não formalizada o CUCA funcionava a partir do projeto nacional CUCA da UNE, organizando a UNE Volante, festivais culturais estudantis nas instituições de ensino como na Concha Acústica da UFC e também nas praças da cidade de Fortaleza, além da Bienal de Arte e Cultura da UNE.

Pautado também na defesa dos direitos humanos atrelados a cultura, o projeto visa, por meio da transformação social proporcionada pela cultura e pela arte, dialogar com a juventude sobre a importância das minorias sociais dentro da sociedade, por meio de debates e empoderamento de artistas jovens no ciclo cultural de Fortaleza.

O projeto visa debater as políticas sociais, culturais e publicas para o público LGBTQIA+, Mulheres e Negros e Negras, atrelando esse debate sempre a cultura própria desses segmentos, utilizando a cultura para mobilizar esse público a participar do evento.

Com esses princípios, o CUCA organizou atividades culturais estudantis dentro e fora das instituições de ensino. No regime virtual, em decorrência da pandemia, ao entidade organizou a primeira pré-bienal de arte e cultura universitária da UNE em formato virtual, que reuniu mais de 80 artistas e pesquisadores cearenses em um grande festival estudantil, além de participar da organização da Bienal de Arte e Cultura da UNE, que também ocorreu em regime virtual. A Bienal da UNE é o maior evento universitário de arte e cultura da América Latina, que reúne jovens, estudantes e artistas em torno da defesa da cultura e da arte brasileira.

O CUCA também protagonizou intervenções artistas e culturais dentro das atividades do movimento estudantil, organizando em conjunto com a UEE o Encontro de Negros e Negras, de Mulheres e LGBT da entidade, visando debater esses eixos tendo a cultura como ferramenta conscientizadora.

A partir desses itens, o CUCA consegue formar sua rede de colaboradores, ativando assim o projeto em formato coletivo, atuando em intervenções culturais, oficinas e performance, seguindo os eixos democráticos de defesa da cultura e da arte brasileira, formado por músicos, poetas, fotógrafos, ritmistas e estudantes de diversas áreas da cultura como teatro, fotografia, design e artes plásticas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Dani

Por meio do Circuito de Cultura Secundarista da ACES - Caucaia, projeto coletivo formado por diversos estudantes de nível médio, técnico e fundamental do município de Caucaia, que objetiva o desenvolvimento cultural dentro das escolas do município, fomentando atividades junto aos Grêmios Estudantis nas áreas de Cultura, Esporte, Comunicação e demais atividades do Movimento Estudantil, com isso firmei parcerias com os Grêmios Estudantis das escolas, o que garantiu a realização de novas atividades culturais dentro das instituições de ensino, apoiando o fomento das apresentações artísticas do corpo discente e por vezes docente, construindo festivais de cultura dentro das escolas que trabalhem a música, o teatro, experiências com outras culturas como oficina de dreads, de grafite, de literatura e demais atividades voltadas ao fomento e apresentação da importância da Cultura como forma de expressão popular nas escolas. Atuo também para deixar a Escola Com a Cara da Nossa Juventude, buscando ampliar os espaços grafitados, garantir a rádio escolar no horário de intervalo, garantir laboratórios de artes e literatura e o uso constante desse espaço e por fim garantir o uso da escola pela comunidade local, tendo sua quadra ocupada por jovens buscando praticar um esporte aos finais de semana ou equipes de dança buscando ensaiar na quadra da escola. Atualmente sou Coordenador do Circuito de Cultura e Arte da UEE-CE, atuando em conjunto com a Rede CUCA de Arte e Cultura da UNE, organizando e fomentando a cultura dentro e fora das instituições de ensino.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar