
Coletivo
CUCA da UEECE
Descrição
A história do CUCA surge na década de 40, com o CPC (centrais populares de cultura) da União Nacional dos Estudantes, realizando a UNE Volante que levava arte e cultura para todos os estado brasileiros. Aqui no Ceará o projeto fundou o Salão de Abril por meio da Secretária de Cultura da UEE-CE (que logo seria reorganizado pela prefeitura de Fortaleza), fomentou a criação do grupo de cultura estudantil GRUTA e CACTUS, que tiveram destaque na sua atuação no inicio do regime militar.Com o ressurgimento da UEE-CE, após longos anos sem a entidade estudantil cearense, o CPC da UNE ressurge como CUCA (Circuito de Cultura e Arte Estudantil), adotando uma nova característica de movimentar e organizar os estudantes por meio da Cultura e da Arte.
Esse sentimento da criação do CUCA surge a partir de jovens que já organizavam a cultura e arte dentro das universidades, enquanto organização não formalizada o CUCA funcionava a partir do projeto nacional CUCA da UNE, organizando a UNE Volante, festivais culturais estudantis nas instituições de ensino como na Concha Acústica da UFC e também nas praças da cidade de Fortaleza, além da Bienal de Arte e Cultura da UNE.
Pautado também na defesa dos direitos humanos atrelados a cultura, o projeto visa, por meio da transformação social proporcionada pela cultura e pela arte, dialogar com a juventude sobre a importância das minorias sociais dentro da sociedade, por meio de debates e empoderamento de artistas jovens no ciclo cultural de Fortaleza.
O projeto visa debater as políticas sociais, culturais e publicas para o público LGBTQIA+, Mulheres e Negros e Negras, atrelando esse debate sempre a cultura própria desses segmentos, utilizando a cultura para mobilizar esse público a participar do evento.
Com esses princípios, o CUCA organizou atividades culturais estudantis dentro e fora das instituições de ensino. No regime virtual, em decorrência da pandemia, ao entidade organizou a primeira pré-bienal de arte e cultura universitária da UNE em formato virtual, que reuniu mais de 80 artistas e pesquisadores cearenses em um grande festival estudantil, além de participar da organização da Bienal de Arte e Cultura da UNE, que também ocorreu em regime virtual. A Bienal da UNE é o maior evento universitário de arte e cultura da América Latina, que reúne jovens, estudantes e artistas em torno da defesa da cultura e da arte brasileira.
O CUCA também protagonizou intervenções artistas e culturais dentro das atividades do movimento estudantil, organizando em conjunto com a UEE o Encontro de Negros e Negras, de Mulheres e LGBT da entidade, visando debater esses eixos tendo a cultura como ferramenta conscientizadora.
A partir desses itens, o CUCA consegue formar sua rede de colaboradores, ativando assim o projeto em formato coletivo, atuando em intervenções culturais, oficinas e performance, seguindo os eixos democráticos de defesa da cultura e da arte brasileira, formado por músicos, poetas, fotógrafos, ritmistas e estudantes de diversas áreas da cultura como teatro, fotografia, design e artes plásticas.
Vídeos
-
1° DIA BIENAL DA UNE
-
1° DIA BIENAL DA UNE
-
CULTURATA BIENAL
-
2° DIA BIENAL DA UNE
-
3° DIA BIENAL DA UNE
-
4° DIA BIENAL DA UNE
-
LADO C - BIENAL DA UNE
-
CUCA EM CAUCAIA
-
PRÉ-BIENAL DA UNE
-
FESTIVAL DOS ESTUDANTES DO CEARÁ
Galeria
