Outros

Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes

Área de Atuação

Outros

Descrição curta

Com o objetivo de evitar casos de violência e preconceito, o sistema carcerário cearense implementou, uma unidade prisional voltada exclusivamente para a população carcerária LGBT.

Telefone Público: (85) 3377-2206

Descrição

Com o objetivo de evitar casos de violência e preconceito, o sistema carcerário cearense implementou, uma unidade prisional voltada exclusivamente para a população carcerária LGBT (gays, bissexuais, travestis). Os presos cumprem pena em um local exclusivo, com instalações reformadas para atender condenados de baixa periculosidade.

Além de presos gays, bissexuais e travestis, o presídio também atende idosos e pessoas vulneráveis, como internos com dificuldade de locomoção, além dos que cumprem pena por infração à Lei Maria da Penha.

Conforme a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), a ideia é oferecer um cumprimento de pena voltado para essas peculiaridades, respeitando as particularidades de cada interno. Pelos números do sistema, segundo a pasta, a unidade é capaz de atender toda a demanda desse público. Deste modo, a Sejus entende que ainda não será necessário expandir a unidade.

Atualmente, cerca de 150 detentos estão na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, antigo o Presídio Militar, localizada no Complexo Penitenciário de Aquiraz. O presídio tem capacidade para atender 200 internos.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar