Biblioteca Pública

Biblioteca Pública Municipal Carlos Cavalcanti (Caio Cid)

Descrição curta

A Biblioteca Pública Municipal de Pacatuba Carlos Cavalcante (BPCC) foi fundada em 1973 por iniciativa da própria comunidade pacatubana no desejo de um espaço para a promoção da leitura. Possui um acervo de aproximadamente 5 mil exemplares, dentre livros, acervo em braille, periódicos e material multimídia. Promove oficinas, contação de histórias e ações culturais.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 40

Horário de funcionamento: Das 08:00 h, às 17:00 h.

Email Público: bibliotecacarloscavalcante@gmail.com

Endereço: Rua Major Crisanto, 1906, ao lado do Fórum Raimundo Catunda/ Praça Henrique Gonçalves da Justa., Centro, 61801-205, Pacatuba, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 61801-205

Logradouro: Rua Major Crisanto

Número: 1906

Complemento: ao lado do Fórum Raimundo Catunda/ Praça Henrique Gonçalves da Justa.

Bairro: Centro

Descrição

A Biblioteca Pública Municipal de Pacatuba ocupa atualmente um prédio próprio localizado a Rua Major Crisanto de Almeida, 1906, em frente à Praça da Fonte no Centro da cidade de Pacatuba e compõe o Corredor Cultural juntamente ao Sobrado da Abolição, Teatro Maria Betiza e Museu Histórico de Pacatuba.
Integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará subordinado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) que faz parte do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), unidade subordinada à Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC). É mantida pela Secretaria de Cultura de Pacatuba da Prefeitura de Pacatuba com recursos públicos municipais e estaduais.
No ano de 2013, o Município de Pacatuba foi gratificado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará com mais uma biblioteca pública (mobiliário e acervo), hoje instalada e funcionando no bairro Jereissati, com o nome de Prof.Júnior Araújo.
Os serviços oferecidos são: Empréstimo de material bibliográfico, audiovisual (CD’s e DVD’s); Levantamento bibliográfico; Auxílio à pesquisa; Contação de histórias; Atividades culturais; Oficinas; Acesso à internet; CineBiblio. São 312 usuários cadastrados no sistema Biblivre, e em torno de 300 visitantes mensais, sendo principalmente jovens e estudantes de escolas públicas, professores e a comunidade em geral.
A Biblioteca Pública Municipal de Pacatuba Carlos Cavalcante possui em sua história o envolvimento da comunidade desde a sua criação em 1973, pois foi a partir da mobilização de uma Associação Comunitária que foi possível sua fundação. Desde a improvisação de mobiliário, captação de acervo doado e de um prédio para o seu funcionamento. Percebendo essa necessidade da população pacatubana, por um ambiente de acesso à informação, leitura e cultura de forma democrática, que incentivasse à educação e a cidadania, a Biblioteca passou a ser pública com intervenção do poder público municipal, sendo hoje um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura de Pacatuba.
Entendemos por Biblioteca Pública, o manifestado pela IFLA/UNESCO (1994), é uma porta de acesso local ao conhecimento, que fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.
Disponibilizando à informação de forma democrática a todos os membros da comunidade independentemente de raça nacionalidade, idade, gênero, religião, língua, condição econômica e nível de escolaridade. Sendo o objetivo da Biblioteca Pública Municipal de Pacatuba Carlos Cavalcante o de fornecer recursos e serviços em diversos suportes, de modo a ir ao encontro das necessidades individuais e coletivas, no domínio da educação, informação, desenvolvimento pessoal, de recreação, cultural e lazer.
Desempenhando um importante papel social enquanto espaço público de encontro para fins de pesquisa, encontros de associações e interação entre a comunidade.

Critérios de uso do espaço

A utilização do espaço de estudo da biblioteca é público, beneficiando de forma democrática independentemente de raça nacionalidade, idade, gênero, religião, língua, condição econômica e nível de escolaridade, além de ser acessível também às pessoas com deficiências visuais e/ou auditivas. Para o empréstimo de exemplos é necessário o cadastro do usuário no sistema Biblivre mediante apresentação de documento oficial (RG, CNH) e comprovante de endereço, ambos originais. Uma foto é retirada no local.Após o cadastro o usuário poderá levar até 3 exemplares com o prazo de até 14 dias para sua devolução.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar