Bens culturais de natureza material
Cineteatro São Luiz
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Capacidade: 1050
Telefone Público: (85) 3231-9461
Endereço: Rua Major Facundo 500, Centro
Estado: CE
Município:
CEP:
Logradouro: Rua Major Facundo
Número: 500
Complemento:
Bairro: Centro
Descrição
Obra do cearense Luiz Severiano Ribeiro encravada no centro histórico de Fortaleza, o Cineteatro São Luiz se constitui como um marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade, guardando, em sua clássica arquitetura, parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará. O Cineteatro São Luiz foi inaugurado em 26 de março de 1958, com a exibição do filme “Anastácia, uma princesa esquecida”, do diretor ucraniano Anatole Litvak, numa cerimônia que contou com as principais autoridades do Estado.Durante as décadas seguintes à inauguração, o Cine São Luiz permaneceu como um dos principais espaços de entretenimento, cultura e lazer de Fortaleza, abrigando, ao longo de sua história, gerações distintas de cinéfilos. Em 1991, teve seu valor reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará, que tombou o cinema como patrimônio histórico e cultural. Em 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará que, após período de planejamento, iniciou, em dezembro de 2013, obras de restauração e recuperação do São Luiz, que incluíram melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos, equipamentos de projeção e medidas de segurança e acessibilidade.
O investimento possibilitou que o equipamento histórico-cultural fosse reinaugurado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em 2014 e definitivamente reaberto em 2015, voltando à cena cultural de Fortaleza como Cineteatro São Luiz, equipamento capaz de operar não só com cinema, mas com várias linguagens artísticas, como música, teatro, dança e circo, entre outros. Com 1.050 lugares e equipamentos de última geração, o Cineteatro São Luiz, desde sua reabertura definitiva – maio de 2015 –, já recebeu um público superior a 900 mil espectadores, consolidando-se como um dos mais longevos, potentes e significativos equipamentos culturais do Ceará, assim verdadeiro monumento da cultura nacional.
Em 2020, o São Luiz que se reinventou no tempo, de Cine para Cineteatro, completou cinco anos de reabertura. E, em um momento de pandemia mundial, continuou sendo reinventado pela arte, pelos artistas e pelo público. Com todas as delicadezas que o tempo exigiu e as medidas estabelecidas pelo Governo do Estado de isolamento e de fechamento dos espaços culturais, o Cineteatro São Luiz teve de revisar rotinas e atividades. Além de planejar e executar uma programação virtual e/ou híbrida com o registro de mais de 120 mil visualizações, a gestão do equipamento acompanhou as demandas do setor e atuou na frente da elaboração dos protocolos de biossegurança para o campo artístico-cultural junto às Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet).
Critérios de uso do espaço
O Cineteatro São Luiz, restaurado em 2014 pelo Governo do Estado, além de ter expandido sua capacidade histórica na exibição de filmes, além de manter sua histórica atividade de exibição de filmes, tornou-se capaz de receber com muita qualidade espetáculos de dança, música, teatro e outras linguagens, além de outros eventos. Com a adaptação do São Luiz à nova configuração de Cineteatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade ficou em 1.050 lugares. Diante do contexto da pandemia, a estrutura virtual do Cineteatro se estrutura por meio das plataformas: Site, YouTube e Instagram. O site possui características de uma plataforma de streaming, no qual o público navega pela programação por meio das páginas criadas, segmentadas por faixa de programação para dialogar com o interesse do público. A mesma organização se dá no canal de YouTube, porém no formato de playlist. Já no Instagram, são veiculados conteúdos culturais com duração reduzida dialogando com a experiência do usuário na plataforma.
ESPAÇOS DO CINETEATRO
Palco principal – O palco abriga grande parte da programação do Cineteatro, contemplando as exibições de cinema, shows, espetáculos, festivais e mostras. Informações técnicas: piso em madeira contendo um alçapão; 10,29m de largura de boca de cena; 07m de altura de boca de cena; frente do palco até à rotunda fixa: 16m; medida do proscênio: 6m (profundidade) x 10m (fundo) x 16m (frente); rotunda até a parede: 2m (esse espaço é reservado ao sistema de som do cinema); coxia do lado direito: 3,5m (no sentido plateia-palco); coxia do lado esquerdo: 3m (no sentido plateia-palco); 14m de altura no urdimento com varandas; 1,30m de altura de palco, acima do piso da plateia; 09 varas manuais de cenário com bambolinas; 08 varas com pernas individuais; 15m x 3m de fosso coberto em compensado naval com acabamento em linóleo preto.
Plateia/Hall – Espaço situado na entrada do Cineteatro, que abriga concertos, apresentações da cultura tradicional popular, programações institucionais, dentre outros.
Informações técnicas: Ar-condicionado central; 04 banheiros, sendo 1 (um) feminino e 1 (um) masculino no foyer inferior e 1 (um) feminino e 1 (um) masculino no foyer superior (Mezanino). Capacidade total de 1050 lugares - 666 lugares na plateia inferior, sendo 654 poltronas, com 10 poltronas para obesos e 12 espaços para cadeirantes; 384 lugares na plateia superior;
Camarins - Localizados no subsolo do Cineteatro, os camarins ficam situados próximo às salas administrativas. O equipamento conta com 02 camarins com banheiros coletivos e 02 camarins com banheiro individual (adaptados para pessoas usuárias de cadeiras de rodas).
Bilheteria - Espaço situado na área de entrada do Cineteatro e em contato direto com a Praça do Ferreira e conta com 02 guichês de atendimento ao público.
Administração – As salas das equipes de Direção, Administração, Produção, Curadoria e Comunicação encontram-se situadas no pavimento inferior do Cineteatro.
Auditório - O espaço está situado no 5° do prédio. No local, são realizadas reuniões, workshops e ensaios de grupos teatrais e de dança. Também pode ser utilizado como apoio aos camarins. Capacidade - 50 pessoas
Sala Vermelha - Situada à esquerda da Platéia Superior. O local servia como escritório de Luiz Severiano Ribeiro. O acesso é pelas escadas do Foyer. Atualmente, é utilizado como espaço para reuniões. Capacidade - 10 pessoas