
Bens culturais de natureza material
Colégio Dorotéias
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 2078, José Bonifácio, CEP: 60055-171
Estado:
Município:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Descrição
A história e a memória da educação no Ceará, na primeira metade do século XX, estão relacionadas as práticas religiosas e as instituições de ensino particulares voltados para a formação de professores e cursos profissionalizantes, considerando a precariedade das escolas públicas e dedicadas à classe pobre. Desse modo, a trajetória escolar do Liceu do Ceará (1845), da Escola Normal (1884), da Casa de Educandos (1856) e da Escola Jesus Maria José (1905), são exemplos significativos para os nossos modelos educacionais.Concomitante ao funcionamento dessas e de tantas outras escolas, entre os anos 1900-1930, tivemos o aparecimento de inúmeros educandários particulares, dentre eles o Colégio Santa Cecília (1901), o Colégio CearenseMarista (1912) e o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração das irmãs Dorotéias (1915)
O Colégio Dorotéias, em especial, fundado no ano de 1915, a convite do 1º Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, D. Manuel da Silva Gomes, e dirigido pelas irmãs da Congregação de Santa Doroteia, é construído de acordo com quatro referenciais importantes, nesse momento, para a educação da elite feminina do Ceará: os ideais católicos; os pressupostos patrióticos baseados na República recém instaurada; preparação para o casamento, à família e o lar e, por fim, estava condizente com o bem-estar saudável e civilizador oferecido pela arquitetura monumental do prédio que se estabelecera.
Entre 1920 e 1934, a direção das Doroteias compra com recursos próprios os imóveis adjacentes ampliando suas instalações para atender a grande procura por vagas, às necessidades pedagógicas e higiênicas em voga. Desse modo, “pode levantar novos dormitórios e salas de aulas (...) com acréscimo de salões para festas, novas salas de estudos, galerias para piano, banheiros e um vastíssimo terraço para recreio das alunas, tornando-se assim bastante confortável (...)”. A Capela existente foi inaugurada em 1940.
Submetido à inspeção preliminar, por despacho ministerial de 05 de outubro de 1938, o Colégio Sagrado Coração das irmãs Doroteias, como ficou mais conhecido, passa por vários trâmites relacionados à estrutura e funcionamento do saber escolar e momentos de avaliação em busca de uma melhor atuação no sistema educacional de nossa cidade. Esses fatores e outros, mencionados a seguir, são, portanto, elementos de reconhecimento e consolidação do Colégio Dorotéias entre a comunidade fortalezense.
Em 1980 o Padre Gothardo Lemos, professor-diretor do Colégio Juventus/Fortaleza-Ce, aluga por quase oito anos o prédio do Colégio Sagrado Coração das irmãs Dorotéias e ocupa o cargo de direção, antes gerenciado pela Irmã Maria Teresinha de Lima, que permanecerá na escola em outras atividades educacionais. Nesse período, observamos enorme ênfase na recepção de turmas mistas, homens e mulheres, contando 956 alunos, do pré-escolar à última série do segundo grau (atual ensino médio). E durante os anos de 1989 a 1992, o Dorotéias foi arrendado ao grupo educacional Geo Stúdio e só em fevereiro do ano de 1993 é que ficou novamente sob a direção das irmãs Doroteias, porém o colégio foi adquirido pela instituição de ensino superior Bureau Jurídico S/A, mantenedora da Faculdade Mauricio de Nassau, com o intuito de sediar uma unidade de ensino superior, que está em construção.
