Bens culturais de natureza material

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Descrição curta

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará. Promove atividades de formação com base em restauração e conservação do patrimônio cultural material e imaterial.
A Escola de Artes e ofícios nasceu em 2002, com a missão de realizar atividades de capacitação em restauração e conservação do patrimônio cultural material.

Email Público: eao@eao.org.br

Telefone Público: (85) 3238-1244

Endereço: Avenida Francisco Sá, 1801 , Jacarecanga, 60010-450, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60010-450

Logradouro: Avenida Francisco Sá

Número: 1801

Complemento:

Bairro: Jacarecanga

Descrição

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS foi inaugurada em 2002, tendo como missão, realizar atividades de capacitação em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como da valorização, transmissão e difusão do patrimônio cultural imaterial do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico cultural.

É uma instituição que cumpre o papel fundamental de oferecer oportunidades de formação em diversos ofícios, a saber: conservação e restauro; gravura e artesanato para um público diversificado que participa de seus programas e projetos. Nos primeiros anos de atuação, a Escola concentrava suas atividades pedagógicas na capacitação em conservação e restauração do patrimônio cultural material, bem como no estímulo e desenvolvimento de projetos ligados à valorização, transmissão e difusão do patrimônio cultural imaterial do Ceará.

Desde 2006, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho passou a ser gerida pelo Instituto dragão do Mar – IDM, expandindo seu programa de formação e hoje oferece, além dos cursos de conservação e restauro, formação na área de gravura e artesanato.

Através da ação Patrimônio Para Todos, iniciada em 2009, mais de dois mil moradores de várias localidades, em Fortaleza e no interior do Ceará, já foram sensibilizados sobre a importância do patrimônio cultural a partir da identificação, registro, valorização e (re) significação de seus bens culturais locais. As atividades desenvolvidas nesta ação, através das metodologias desenvolvidas, promoveram o resgate de temas relacionados à educação patrimonial e são realizadas em comunidades com perfil de exclusão sociocultural. Com esta ação, a EAOTPS foi vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2011, considerado o mais importante reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. E até hoje, a Escola mantém na grade curricular de todos os cursos, um módulo específico que trabalha a educação patrimonial.

Todos os cursos ofertados pela Escola são gratuitos, medida de acesso histórica e fundamental nas ações do Equipamento. Assim como, a disponibilização integral dos materiais didáticos a serem utilizados nas atividades formativas. O público-alvo é formado, preferencialmente, por jovens estudantes de escolas públicas e/ou em situação de vulnerabilidade social. Nas suas ações educativas, mais de seis mil alunos já foram capacitados pela Escola, possibilitando a geração de emprego e renda.


CONCEITO

Qualificação profissional na perspectiva das artes e ofícios, visando o desenvolvimento de metodologias que oportunizam conhecimentos e técnicas específicas, ampliando o olhar, a percepção artística e habilidades motoras precisas.

As ações se destinam à salvaguarda e recuperação dos ofícios tradicionais, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico cultural do Ceará, além de gerar oportunidades de crescimento pessoal, profissional e a geração de renda.


ATRIBUIÇÕES

Fortalecer linguagens artísticas e expressões culturais;
Desenvolver habilidades artísticas específicas no campo das artes e ofícios;
Proporcionar metodologias de educação patrimonial e itinerários de formação nas áreas de conservação e restauração;
Formar pessoal qualificado para realizar atividades de prestação de serviço e/ou desenvolvimento de produtos;
Desenvolver competências para o empreendedorismo;
Incentivar o empreendedorismo cultural e o associativismo para fomentar atividades de produção do artesanato;
Possibilitar a participação em feiras de artesanato, bienais e salões, concursos, dentre outros;
Formar pessoal qualificado para tratar aspectos da gravura, a partir das técnicas: da xilogravura, da gravura encavo, da litografia e da serigrafia;
Fortalecer a produção artística de artistas.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar