
Bens culturais de natureza material
Estação Ferroviária de Parangaba
Endereço: Rua Dom Pedro II S/N, Parangaba, CEP: 60-767-305
Estado:
Município:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Descrição
Inaugurada em 28 de janeiro de 1941, sob a gerência da Rede de Viação Cearense (RVC), contou também com supervisão posterior – 1957 a 1998 – da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), tendo em vista a necessidade de construção do ramal ferroviário de cargas Mucuripe-Parangaba. Tal obra foi realizada durante o governo de Francisco de Menezes Pimentel, após a demolição, em 1939, da Estação da Vila Nova de Arronches (antiga denominação e condição administrativa de Parangaba), estabelecida em 29/11/1873, quase três meses após o estabelecimento da Estação Central João Felipe, situada no centro de Fortaleza, na rua do trilho de Ferro, atualmente Tristão Gonçalves.A Estação da Parangaba teve uma importância muito grande no desenvolvimento econômico e social do Ceará, pois operava como ponto de apoio para o embarque e desembarque de passageiros, de alguns animais e mercadorias, facilitando assim o escoamento da produção agrícola entre diferentes cidades do estado.
Entre os traçados e escalas da “Planta... da Estação de Porangaba.” visualizam-se casas de tijolos, a casa do agente, a praça no entorno da Igreja Matriz e uma usina, a “Usina de Porangaba”; portanto, formas de moradia, lugares de sociabilidade e símbolos do trabalho e da modernidade, nos anos 1940-1950, que trazem à tona a trajetória do crescimento urbano de Fortaleza a partir da consolidação de bairros, distritos e da rede ferroviária cearense.
Diante do projeto do Sistema Metroviário de Fortaleza - Metrofor, a Estação correu sérios riscos de ser demolida, pois o projeto do Metrofor passava por dentro da Estação da Parangaba. Porém, devido à mobilização popular dos moradores do bairro e de toda a cidade, a prefeitura de Fortaleza tombou o imóvel em 2007, garantindo, assim, sua preservação. A solução encontrada foi o rebaixamento da Estação, um projeto de engenharia inédito. Hoje o prédio da Estação é de propriedade do Metrofor e a operação da linha esta desativada.
A Estação da Parangaba é, desse modo, ponto de referência para os trabalhadores da ferrovia, aposentados ou em exercício, e para os moradores da beira da linha. Um elo que distingue o trem entre os transportes coletivos de nossa cidade, lugar de “atraso”, saudade, conforto e espera que desafiou e ainda desafia a fração do tempo e do espaço.
