Bens culturais de natureza material

Estação Ferroviária de Parangaba

Área de Atuação

Descrição curta

Endereço: Rua Dom Pedro II S/N, Parangaba, CEP: 60-767-305

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

Inaugurada em 28 de janeiro de 1941, sob a gerência da Rede de Viação Cearense (RVC), contou também com supervisão posterior – 1957 a 1998 – da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), tendo em vista a necessidade de construção do ramal ferroviário de cargas Mucuripe-Parangaba. Tal obra foi realizada durante o governo de Francisco de Menezes Pimentel, após a demolição, em 1939, da Estação da Vila Nova de Arronches (antiga denominação e condição administrativa de Parangaba), estabelecida em 29/11/1873, quase três meses após o estabelecimento da Estação Central João Felipe, situada no centro de Fortaleza, na rua do trilho de Ferro, atualmente Tristão Gonçalves.
A Estação da Parangaba teve uma importância muito grande no desenvolvimento econômico e social do Ceará, pois operava como ponto de apoio para o embarque e desembarque de passageiros, de alguns animais e mercadorias, facilitando assim o escoamento da produção agrícola entre diferentes cidades do estado.
Entre os traçados e escalas da “Planta... da Estação de Porangaba.” visualizam-se casas de tijolos, a casa do agente, a praça no entorno da Igreja Matriz e uma usina, a “Usina de Porangaba”; portanto, formas de moradia, lugares de sociabilidade e símbolos do trabalho e da modernidade, nos anos 1940-1950, que trazem à tona a trajetória do crescimento urbano de Fortaleza a partir da consolidação de bairros, distritos e da rede ferroviária cearense.
Diante do projeto do Sistema Metroviário de Fortaleza - Metrofor, a Estação correu sérios riscos de ser demolida, pois o projeto do Metrofor passava por dentro da Estação da Parangaba. Porém, devido à mobilização popular dos moradores do bairro e de toda a cidade, a prefeitura de Fortaleza tombou o imóvel em 2007, garantindo, assim, sua preservação. A solução encontrada foi o rebaixamento da Estação, um projeto de engenharia inédito. Hoje o prédio da Estação é de propriedade do Metrofor e a operação da linha esta desativada.
A Estação da Parangaba é, desse modo, ponto de referência para os trabalhadores da ferrovia, aposentados ou em exercício, e para os moradores da beira da linha. Um elo que distingue o trem entre os transportes coletivos de nossa cidade, lugar de “atraso”, saudade, conforto e espera que desafiou e ainda desafia a fração do tempo e do espaço.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar