
Bens culturais de natureza material
Farmácia Oswaldo Cruz
Endereço: Rua Major Facundo 576, Centro, CEP: 60025-100
Estado:
Município:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Descrição
A farmácia Oswaldo Cruz é oriunda de um tempo em que as farmácias tinham uma importante e diferente relação com a saúde das pessoas, uma vez que as receitas de medicamentos, após prescritas pelo médico, passavam pelo farmacêutico e eram manipuladas, para só então serem entregues ao cliente. Este atendimento personalizado criava naturalmente um vinculo bem mais forte do cliente com a farmácia, que assim acompanhava de perto a saúde de seus usuários. É considerada a mais antiga farmácia de manipulação do Estado do Ceará.Refletindo este momento histórico, a Farmácia Oswaldo Cruz dispunha em suas instalações, de todos os equipamentos necessários à manipulação dos remédios, na época em que se fazia necessário, bem como, acompanhando o desenvolvimento da indústria farmacêutica, passou a fornecer também os medicamentos já prontos, oriundos dos vários laboratórios que então passaram à fabricação dos remédios. Os medicamentos eram então expostos em altos e elegantes armários de madeira que ladeavam as duas paredes internas da farmácia. É, pois, de longas datas, a relação da farmácia Oswaldo Cruz com a sociedade fortalezense.
Construída no estilo eclético, na primeira metade do século XX, a farmácia ocupava uma posição de destaque na área comercial, situada em plena Praça do Ferreira, lugar de efervescência cultural e social na época de então. Ali, por muito tempo, até a década de 70, tinha-se o costume das reuniõesnas calçadas dos mais variados grupos, para discussão de temas diversos, que iam da trivialidade ao erudito, e onde aconteceu a tão famosa vaia ao sol, que consta no anedotário cearense.
A edificação reflete, através de sua fachada ornamentada e a mixagem de elementos decorativos, a inquietação de uma arquitetura na busca de uma nova linguagem, que surge no ecletismo como forma de reviver a arquitetura antiga, mas com uso dos novos avanços tecnológicos da engenharia do século XIX.
O ecletismo, movimento arquitetônico predominante desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX, caracterizado pela simetria, dramaticidade, riqueza decorativa e emprego de novas tecnologias, teve em Fortaleza uma aplicação tardia, mas muito significativa ,o que deu ä cidade, durante certo período, uma aparência homogênea e elegante, que aos poucos foi se perdendo com a descaracterização ou a destruição desta arquitetura.
Assim, é de extrema importância a preservação dos exemplares ainda remanescentes, testemunhos históricos que compõe a memória de uma cidade expressa através de sua arquitetura peculiar.
Este exemplar de arquitetura eclética, conhecido como Farmácia Oswaldo Cruz, apresenta-se em sua feição original, sem nenhuma descaracterização em seu aspecto formal, o que o distingue em especial como ícone de um momento histórico e representativo da cidade de Fortaleza.
Galeria
