Telefone Público: 55 (85) 3105-1464

Endereço: Rua São José 01, Centro, CEP: 60060-170

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

 O Paço Municipal ou Palácio do Bispo, cuja denominação oficial é Palácio João Brígido, em homenagem ao jornalista, advogado e político que adotou o Ceará como moradia, de acordo com a Lei nº 4.176, de 21 de maio de 1973, está localizado à Rua São José, entre as ruas Rufino de Alencar e Costa Barros, constituindo-se em uma construção datada da primeira metade do século XIX. Originalmente de linhas neoclássicas, o sobrado destacava-se pelas aberturas encimadas com arcos plenos, apresentando uma predominância de cheios sobre vazios e um aspecto compacto, este expresso pelos altos muros que cercavam a edificação.
Hoje, o Paço exibe em sua fachada principal um arranjo eclético, marcado pelo desenho neoclássico das molduras de suas portas e janelas e pelos arremates Art Déco de seu frontispício. A fachada leste, voltada para o bosque, apresenta varanda e escadaria monumental. Esses acréscimos foram impostos ao imóvel, respectivamente, nas primeiras décadas e na década de 70 do século XX .O bosque Dom Delgado, espaço aberto do sítio, é repleto de mangueiras, azeitoneiras, pitombeiras e palmeiras de dendê que dividem o lugar com os jardins projetados por Burle Marx. Aí também o segundo baobá da cidade, ao lado de espécies exóticas.
Sabe-se que a edificação pertenceu inicialmente ao Sargento-Mor Antonio Francisco da Silva, tendo sido adquirido posteriormente pelo Comendador Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, rico comerciante que tinha aí instalado o seu comércio e que foi seu proprietário até 1860, quando então foi vendido, por escritura pública, para a Tesouraria da Fazenda do Império e cedido à Diocese, para residência do Bispo de Fortaleza
De acordo com os registros, em 1892, pela Lei nº 25, foi cedido em usufruto para o Bispado, até que em 1911, pela ordem nº 226, da Diretoria do Gabinete do Ministério da Fazenda, foi posto à venda e, em março de 1912, foi adquirido por compra pela Diocese, a quem pertenceu até 1973, quando novamente voltou a ser propriedade do poder público, no caso agora, sede do gabinete da Prefeitura de Fortaleza.
Diante desse quadro, o tombamento do Palácio João Brígido (Paço Municipal) justifica-se pela importância histórica do espaço da cidade em que está inserida a edificação, como referencial mais antigo do processo histórico que constituiu a cidade de Fortaleza, como também, os valores simbólicos agregados ao prédio do Paço Municipal, que o transforma num significativo espaço de memória.

 

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar