Passeio Público - Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Seu nome atual foi definido em 11 de janeiro de 1879 pela Câmara Municipal de Fortaleza

Horário de funcionamento: Integral

Endereço: Rua Dr. João Moreira S/N ao lado da Santa Casa de Misericórdia., Centro

CEP:

Estado: CE

Município: Fortaleza

Bairro: Centro

Logradouro: Rua Dr. João Moreira

Número: S/N

Complemento: ao lado da Santa Casa de Misericórdia

Descrição

Em 1864, foi iniciada a construção da mais antiga Praça de Fortaleza: o Passeio Público. Na época, o local era dividido em três planos destinados às classes rica, média e baixa. Ao longo dos anos, recebeu vários nomes, sendo chamado de Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e, a partir de 1879, Praça dos Mártires, por ter sido palco da execução pública de revolucionários da Confederação do Equador. Embora o seu nome oficial seja Praça dos Mártires, o local é conhecido pelos fortalezenses como Passeio Público.

O local passou por um processo de requalificação, sendo aberto em plenas condições para usufruto em 2007. Em 2010, o Passeio torna-se a primeira Praça Conectada da cidade com acesso gratuito à internet banda larga sem fio com velocidade de conexão de 4MB.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove  no Passeio Público o Projeto Sol Maior.  Todos os sábados, instrumentistas experientes e novos talentos do cenário cearense se apresentam a partir do meio dia.

Já no último sábado de cada mês, a partir das 14h30,  o Projeto Baião Ilustrado realiza um encontro voltado para profissionais e estudantes das áreas de design,  publicidade e ilustração. Aqueles que gostam de desenhar e querem se
aproximar da arte da ilustração também são convidados.

Aos domingos, a partir das 9h, o Piquenique no Passeio traz ao público infantil uma programação que une descanso e diversão.

O Passeio Público foi tombado em nível federal pelo Decreto-lei 25 de 30/11/1937 e pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 13/04/1965,  de acordo com Processo n 744-T-64 Livro de tombo arqueológico, etnográfico e paisagístico / inscrição 38, sendo mantido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor).

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Coordenadoria de Ação Cultural - CODAC

A CODAC é uma das unidades da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, que tem como missão promover a difusão cultural em todos os níveis, realizando ações que apoiem e incentivem as manifestações culturais e artísticas em seus vários gêneros.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem