Horário de funcionamento: Integral

Endereço: Limitada pelas ruas General Sampaio, 24 de maio, Dr. João Moreira e Castro e Silva, Centro

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

O local onde está situada hoje a Praça Castro Carreira ou Praça da Estação como é popularmente conhecida era, no século XIX, um campo onde as tropas coloniais e imperiais treinavam milícias, praticam esportes e realizavam torneios hípicos de argolinha.

Em 1830, numa homenagem à imperatriz Amélia de Leuchtemberg, esposa de Dom Pedro I, o logradouro passou a ser chamado de Campo da Amélia.

Em 1871, tem início a construção da Estrada de Ferro de Baturité e a chegada da primeira locomotiva da estrada de Ferro, batizada de Fortaleza. Dois anos depois, acontece a inauguração da Estação Central.

Diante de tantas mudanças, o logradouro perde o nome de Campo da Amélia passando a se chamar oficialmente, em 1882, de Praça Senador Carreira. O nome permaneceu durante oito anos, mas com a Proclamação da República, o local passa a ser chamado de  Praça da Via Férrea.

Em 1932, é oficializada de Praça Castro Carreira, mas o local continua sendo tratado pelos fortalezenses como Praça da Estação.

A Praça da Estação também é mais uma das Praças Conectadas de Fortaleza com acesso à internet banda larga gratuita.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Cássia Barroso Alves

Bibliotecária, Produtora e Mediadora Cultural. Militante na área da Literatura, Leitura dos Livros e das Bibliotecas. Admiradora da Cultura Popular, com ênfase na Literatura de Cordel. Consumidora dos produtos culturais, locais e de outros lugares.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar